Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Boas..

Amanhã deveremos ter um dia algo activo em especial em partes do NW.

Analise/Sinóptica

Em altura uma forte perturbação aproxima-se do SW de PT continental.
Ar quente sobe em latitude e afecta praticamente todo o território salvo as regiões mais a norte.

Uma dorsal establece-se temporariamente na PI, e no seio do forte mid/upper jet uma short wave move-se ao longo do litoral centro e entra pela Galiza-Asturias contornado o eixo da dorsal.

Á superficie e nos niveis médios há um reforço da advecção tropical, á frente da perturbação Atlantica...o ar quente afecta o território, e á medida que sobe em latitude começa a interagir com a short wave e com o ar mais frio em altura presente na região norte...isto em conjunto com o aquecimento diurno gerarão instabilidade, com pelo menos 500-1000J/Kg de CAPE.

Os perfis de fluxo exibem algum caracter rotacional, com circulação de S á sfc e de W/WSW em altura....a isto junta-se alguma intensificação do fluxo em altura nas proximidades da short wave....tudo em conjunto gerará 30-40kts de 1-8km shear e até 10-20m/s de 0-6km shear.

Por fim, algum forçamento dinamico devido á short wave em altura e á frente de brisa maritima/topografia estará presente.

Espera-se assim um ambiente em geral favoravel á genese de alguns focos bem organizados com risco de precipitação excessiva e, em em menor grau, granizo e rajadas marginalmente severas.

Por estes motivos coloco um nivel amarelo para partes do Litoral N/C.
Um nivel mais elevado é para já excluido dado que os modelos estão a modelar niveis de equilibrio convectivo algo baixos em resposta ao gradual aquecimento em altura...tal poderá resultar em células menos robustas.

Gosto muito das provisões do stormy, sem dúvida! Mas queria fazer um reparo/sugestão. Não será possível traduzir algumas das expressões técnicas utilizadas, tais como shear, short wave, mid/upper jet, etc? Bem sei que textos técnicos implicam a utilização de vocabulário altamente específico, o que garante rigor na comunicação. Mas estas previsões destinam-se a ser consultadas por todos nós; os mais entendidos e os mais amadores... Se não for possível traduzir todas as expressões (penso que algumas poderão ser, nomeadamente shear por cisalhamento...) sugiro ao nosso colega stormy que publique um pequeno guião de jargão técnico! Tornará mais acessíveis as suas previsões e, acima de tudo, valorizamos a nossa Língua Portuguesa! E isto vale muito!!!
Sou licenciado numa área científica (Biologia e Geologia, ramo educacional), mas dou muita importância ao uso correto da Língua! Amo a Língua Portuguesa (se calhar mais do que pessoas com formação em Humanidades) e gostaria de a ver bem tratada neste fórum, sem dúvida uma referência para todos os amantes da meteorologia e, atrevo-me a dizê-lo, da ciência em geral! Fica a sugestão!
 


CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Gosto muito das provisões do stormy, sem dúvida! Mas queria fazer um reparo/sugestão. Não será possível traduzir algumas das expressões técnicas utilizadas, tais como shear, short wave, mid/upper jet, etc? Bem sei que textos técnicos implicam a utilização de vocabulário altamente específico, o que garante rigor na comunicação. Mas estas previsões destinam-se a ser consultadas por todos nós; os mais entendidos e os mais amadores... Se não for possível traduzir todas as expressões (penso que algumas poderão ser, nomeadamente shear por cisalhamento...) sugiro ao nosso colega stormy que publique um pequeno guião de jargão técnico! Tornará mais acessíveis as suas previsões e, acima de tudo, valorizamos a nossa Língua Portuguesa! E isto vale muito!!!
Sou licenciado numa área científica (Biologia e Geologia, ramo educacional), mas dou muita importância ao uso correto da Língua! Amo a Língua Portuguesa (se calhar mais do que pessoas com formação em Humanidades) e gostaria de a ver bem tratada neste fórum, sem dúvida uma referência para todos os amantes da meteorologia e, atrevo-me a dizê-lo, da ciência em geral! Fica a sugestão!

Já existe neste fórum tópicos onde esses termos estão decifrados. De qualquer maneira eu acho que colocando alguns termos em português, vai-se perder algo na tradução. Não será em todos os casos, mas acontece.
Para além disso já viu o trabalho que dá escrever cisalhamento quando shear é muito mais fácil. E com outros termos acontece o mesmo - passar para português 2 palavras em inglês é preciso logo escrever frase para ficar bem (e.g. upper (level) jet - jacto dos níveis altos. Como se vê upper level jet é reduzido para upper jet e mantém o significado. Se se tentar reduzir jacto dos níveis altos para jacto alto, bem fica sem sentido).
Esse assunto até já foi previamente discutido e sugerido mas não seguiu em frente.

-> http://www.meteopt.com/forum/aprendizagem-formacao/significado-de-palavroes-6932.html
-> http://www.meteopt.com/forum/aprendizagem-formacao/duvidas-4788.html


Break, break.


Uva da boa. :cool:
Este ano carregou bem.

Isto foi em que localidade?
Belos cachos sim senhora :p

A aldeia chama-se Pedra Amassada, pertence ao concelho de Mafra.
O terreno encontra-se numa encosta exposta a sul, portanto, bem solarenga. :thumbsup:


Vocês devem estar a brincar. Então mas o Verão foi o que se viu, fraquinho, e os 40°C preciosos para pôr a uva no ponto ficaram apenas em miragens, e vocês vêm dizer que a uva está boa!? Vão mas é gozar com outro, pah :rolleyes:
 
  • Gosto
Reactions: Névoa

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,658
Local
Espinho, Aveiro
E ainda ontem , vi uma reportagem sobre uma herdade no Alentejo , onde foi referido que este ano vai ser um ano muito bom de vinho na região .

Afinal , parece que as Correntes de Leste tórridas mais os 40 graus centígrados não foram necessários .

Basta que a humidade relativa seja baixa para proporcionar um clima abafado.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Se o calor extremo fosse assim tão necessário para que o vinho possa ser bom o vinho das décadas de 60 e 70 eram uma bela zurrapa, os verões da década de 70 foram frescos mas não deixaram de ter o calor necessário para que as uvas amadurecessem, penso que para isso acontecer seria preciso mais um ano 1816.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Também vi, se calhar o calor tórrido que alguns apregoavam como sendo normal no Alentejo não é assim tão benéfico para as vinhas... :rolleyes:

Não percebem nada disto. Se tivesse feito 40ºC derretiam os bagos das uvas e saía logo vinho, ou então com os tão apregoados 40ºC a uva murchava e era um ano péssimo e depois iam recorrer a algum fundo de calamidade para cobrir os prejuízos e talvez desse para comprar um jipinho novo. Assim, já não posso comprar um jipinho. :sad::sad:

Quanto aos vinhos, não gosto de tintol devo ser esquecido, branco só alguns mas os meus preferidos são os vinhos verdes, um bom alvarinho ou um Casal Garcia bem fresquinho no Verão para comer com um bom marisco, ai Jesus, e também para aquelas ocasiões especiais :D
 

meko60

Nimbostratus
Registo
30 Set 2010
Mensagens
1,631
Local
Almada
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Para compreender os posts/termos do Stormy,tenho que começar a ter uma enciclopédia de Meteorologia aqui ao lado.Este fórum está a ficar só para "profissionais".Desculpem o off-tópico!
 

Célia Salta

Cumulus
Registo
10 Set 2013
Mensagens
464
Local
Sertã - Castelo Branco
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Para compreender os posts/termos do Stormy,tenho que começar a ter uma enciclopédia de Meteorologia aqui ao lado.Este fórum está a ficar só para "profissionais".Desculpem o off-tópico!

pois ha certas expreçoes que eu tb nao entendo, se alguem tiver um link onde tivesse a explicaçao, agradecia ;)
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Para compreender os posts/termos do Stormy,tenho que começar a ter uma enciclopédia de Meteorologia aqui ao lado.Este fórum está a ficar só para "profissionais".Desculpem o off-tópico!

Não percebo essa critica aos posts do Stormy. Esses termos complicados são parâmetros essenciais que é necessário avaliar de modo de determinar se temos uma situação meteorológica com maior ou menor severidade. Portanto, além de servirem para justificar os níveis que coloca, ainda permite a quem quer aprender servir-se disso. São posts muito didácticos, cabe a cada um, na sua capacidade e vontade, procurar informar-se melhor o que são esses termos.

Por outro lado, mesmo para quem não entende ou não quer entender os termos, o fundamental está lá escrito. Chuva, granizo, trovoada, vento... logo não entendo porque este tópico há-de ser só para profissionais.

Desculpem o off-topic.

Uma vez que já vi aí mencionado a ondulação que esta depressão vai gerar, digo que muito dificilmente haverá algum problema derivado a isso. A ondulação não deverá ultrapassar os 3 metros, com períodos baixos a moderados. Na Terça-feira será do quadrante Sul, atingindo portanto áreas menos habituadas a receber ondulação, por exemplo Sesimbra. Pode saltar para a marginal mas não será suficientemente grande para causar problemas. Na Quarta a direcção rodará para W/NW, pelo que será unicamente a costa ocidental a receber a ondulação, costa esta que está habituadíssima a ondulações e períodos muito maiores, e por isso não vai haver problemas.
 

PedroAfonso

Nimbostratus
Registo
18 Fev 2008
Mensagens
1,208
Local
Covilhã (700 m) / Almada
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Não percebo essa critica aos posts do Stormy. Esses termos complicados são parâmetros essenciais que é necessário avaliar de modo de determinar se temos uma situação meteorológica com maior ou menor severidade. Portanto, além de servirem para justificar os níveis que coloca, ainda permite a quem quer aprender servir-se disso. São posts muito didácticos, cabe a cada um, na sua capacidade e vontade, procurar informar-se melhor o que são esses termos.

Por outro lado, mesmo para quem não entende ou não quer entender os termos, o fundamental está lá escrito. Chuva, granizo, trovoada, vento... logo não entendo porque este tópico há-de ser só para profissionais.

Desculpem o off-topic.

Uma vez que já vi aí mencionado a ondulação que esta depressão vai gerar, digo que muito dificilmente haverá algum problema derivado a isso. A ondulação não deverá ultrapassar os 3 metros, com períodos baixos a moderados. Na Terça-feira será do quadrante Sul, atingindo portanto áreas menos habituadas a receber ondulação, por exemplo Sesimbra. Pode saltar para a marginal mas não será suficientemente grande para causar problemas. Na Quarta a direcção rodará para W/NW, pelo que será unicamente a costa ocidental a receber a ondulação, costa esta que está habituadíssima a ondulações e períodos muito maiores, e por isso não vai haver problemas.

Não percebes?

Nas proximidades da dry line, um forte low level jet de SE estará presente,com 20-25m/s aos 850hpa..isto em conjunto com o jet de niveis altos com fluxo de SW em altura gerará shear moderado a forte ( 20-25m/s 0-6km) e de caracter rotacional acentuado..

Isto não é propriamente o Caldeirão da Bolsa para se andar com termos e definições próprias de uma área específica que poucos estão por dentro. Palavra de honra que tenho saudades das previsões do Vince e de outros que tais. Mais leigo friendly mas longe, muito longe, de serem para totós.

Eu deixei de ter pachorra para estas previsões. É como se só o stormy percebesse de meteorologia apenas pelo facto de usar expressões bonitinhas em inglês e montes de valores e siglas que são um encanto de se ver mas que se não são traduzidas por miúdos e explicadas de forma elucidativa ficam ali a enfeitar. Para não falar da hiperbolização exacerbada de várias previsões.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Naturalmente falo por mim: os termos técnicos ajudam-me a aprender. Sempre que encontro um que me suscite dúvidas, procuro informação, que não estou habituada a que me façam a papinha toda. O senhor Google está aí para isso mesmo. Já me preocupa mais o Português mal escrito e ele abunda por aí.
 

AMFC

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2012
Mensagens
600
Local
Queijas/Oeiras
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Há malta que passa a vida a criticar as previsões dos outros, que tentam dar o seu melhor neste forum. Eu de termos técnicos pouco entendo mas fascina-me o mundo da meteorologia precisamente pela dimensão imprevisível. A todos os que apresentam as suas previsões e nos transmitem o seu conhecimento o meu obrigado.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Pessoal, estamos novamente a entrar em off-topic (e eu não sou excepção), mas começo a ficar aborrecido pela "quantidade de porrada" que dão no Stormy, que tanto se esforça para nos agradar, ele gasta tempo de vida a escrever para nós, e para poder escrever tem de perder um bom bocado a "prever"!

Estamos num Forum de meteorologia! Se não é do mal reclamam da cura!! Não é desculpa não se saber o significado das expressões para reclamar! Para isso temos o Google, a Wikipedia, sim também temos enciclopédias e mesmo dentro do furm existem tópicos onde os "palavroes" se explicom e descriminam, tal como este:http://www.meteopt.com/forum/aprendizagem-formacao/significado-de-palavroes-6932.html

Reclamam quando se falham as previsões (que na meteorologia é muito fácil acertar com exactidão);
Reclamam quando os membros do Forum não fazem previsões;
Reclamam pelos termos utilizados;
Reclamam porque chove! E porque não chove!
Reclamam porque choveu em todo o lado menos no quintal de cada um!!

Tenham dó e vamos ao que interessa!

Por estas e por outras ultimamente apenas acompanho o forum e muito raramente escrevo.
(Peço à administração ou moderação que eliminem esta mensagem se assim o entenderem)
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Não percebes?

Isto não é propriamente o Caldeirão da Bolsa para se andar com termos e definições próprias de uma área específica que poucos estão por dentro. Palavra de honra que tenho saudades das previsões do Vince e de outros que tais. Mais leigo friendly mas longe, muito longe, de serem para totós.

Eu deixei de ter pachorra para estas previsões. É como se só o stormy percebesse de meteorologia apenas pelo facto de usar expressões bonitinhas em inglês e montes de valores e siglas que são um encanto de se ver mas que se não são traduzidas por miúdos e explicadas de forma elucidativa ficam ali a enfeitar. Para não falar da hiperbolização exacerbada de várias previsões.

Parece que não percebeste bem onde queria chegar. É certo que há termos complicados, por vezes até eu que tenho formação em meteorologia não percebo tudinho o que o Stormy diz. Mas quem quiser passar essa parte, lê só o que entende. Por exemplo, esta parte do post é clara, e até vem a bold:

...deverão rapidamente evoluir para sistemas multicelulares e supercélulares capazes de produzir rajadas severas (>100km.h), precipitação excessiva, tornados e granizo.

Tarde/Noite

... risco de rajadas severas, precipitação excessiva e granizo que poderá ser pontualmente grande.

A confiança na ocorrencia de tempo severo é alta, e assim coloco um nivel vermelho para partes do sul e centro, onde um outbreak significativo de tempo severo poderá estar eminente.

Penso que no fundo é isto que a maior parte dos users querem saber. Se há risco de chuva excessiva, trovoada, etc... e isso não deixa de estar ali claro para todos.

Não vou voltar a tocar no assunto para não desviar o tópico, penso que já exprimi claramente aquilo que penso sobre o mesmo.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Muitos olham para as previsões do Stormy como as mulheres a olharem para uma loja de sapatos, ficam completamente fascinadas, ainda que muitas não os possam comprar. Assim parecem estes membros.

Existem muitos que ainda não percebam que as previsões dele estão cheias em demasia de termos técnicos, que revelam bastante conhecimento mas demasiada paixão transformando a razão em coração, e muito por isso as suas previsões para variar são hiperbolizadas.

Agora em pergunto, qual a probabilidade de ocorrência de precipitação acima dos 20 a 30 mm numa hora, ou por exemplo 30 a 40 mm em 6 horas por exemplo?
Qual a probabilidade de ventos com rajadas superiores a 100 km/h ?
E acima de tudo qual a probabilidade de ocorrência num determinado local de haver tornados ?

PS: Podem apagar se quiserem, mas é isto que muitos pensam, as suas previsões são hiperbolizadas. E não é uma critica, é uma constatação de um fato evidente .... O Stormy continue as suas previsões mas use menos a paixão e mais a razão ?

Podem apagar depois sff !
 
Estado
Fechado para novas mensagens.