Seguimento Meteorológico Livre

Estado
Fechado para novas mensagens.


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Re: Seguimento Sul - Agosto 2014

Apesar da água fria, nunca vi tanta gente de férias como neste ano. Há locais onde a diferença é brutal.

Epá tu nem me digas nada ..... e este mês de Agosto ainda está a ser pior que o mês de Julho, até ontem onde fui fazer nudismo, de repente juntou-se uma romaria que era uma coisa impressionante. E pensava eu "Ah e tal é Segunda Feira", uma praia com normalmente 20 pessoas chegámos a ser quase 100 pessoas, na maioria jovens rapazes e raparigas não nudistas o que importunou bastante os nudistas lá presentes, embora nenhum dos jovens tenha tido qualquer acto que nos inibi-se mas já ficarem vestidos, nos faz não estarmos tão á vontade !

Apenas para inserir isto no tópico:

- Em Faro estão 28ºC mas aqui ondo moro 10 km a norte estão uns 34/35ºC !
Em Vilamoura regista neste momento cerca de 36º C !
 

Lipegno

Cirrus
Registo
14 Mar 2011
Mensagens
23
Local
Madeira
Boas

Antes de mais deixem-me apresentar sou o Filipe Quintal da Madeira, e apesar de já ser membro do MeteoPT à alguns anos não tenho por habito participar no forum (apesar de o consultar várias vezes para obter previsões do tempo).

Estou a deixar esta mensagem para saber se algum dos membros do meteoPT tem conhecimento de algum serviço que permita obter o histórico das condições metrológicas da Madeira. Ja corri o site do IPMA e não encontrei nada, idealmente gostaria de obter as condições observadas e não resultados de modelos.

Muito Obrigado.

(peço desculpa se esta não é a thread indicada para este tipo de questões)
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Boas

Antes de mais deixem-me apresentar sou o Filipe Quintal da Madeira, e apesar de já ser membro do MeteoPT à alguns anos não tenho por habito participar no forum (apesar de o consultar várias vezes para obter previsões do tempo).

Estou a deixar esta mensagem para saber se algum dos membros do meteoPT tem conhecimento de algum serviço que permita obter o histórico das condições metrológicas da Madeira. Ja corri o site do IPMA e não encontrei nada, idealmente gostaria de obter as condições observadas e não resultados de modelos.

Muito Obrigado.

(peço desculpa se esta não é a thread indicada para este tipo de questões)


Depende de quão para trás quer ver. O IPMA tem de facto histórico de observação das estações até 4 dias para trás em flash ou desde 2013-12-27 em gráficos/imagens (histórico). É só escolher a estação e está a andar ;)

Flash
->http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.superficie.grafica/obsHorariosSup.jsp?selEstacao=990&idEstacao=990

Gráficos/Imagens
->http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.su...s.jsp?selVar=tempins&selEstacao=990&selRede=0

Gráficos/Imagens (histórico)
->http://www.ipma.pt/opencms/pt/otempo/obs.superficie.grafica/obsHorariosHistorico.jsp


Para ver o histórico é preciso ter conta no site do IPMA. É só registar.
 
  • Gosto
Reactions: Lipegno

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Boas,

Nos últimos tempos tem-se registado um excesso de mensagens off-topic nos vários tópicos de seguimento meteorológico, incluindo o da previsão do tempo e modelos. Essas mensagens, quase todas sobre os gostos pessoais de alguns membros, impedem o desenrolar de discussões mais profundas e acabam por "enterrar" algumas mensagens mais interessantes.

Como tal, e após várias queixas de membros do fórum, foi aberto este tópico onde se poderá discutir livremente, como num café, assuntos ligados à meteorologia, às condições meteorológicas actuais e previstas, aos erros dos modelos, e libertar alguma tensão quando as coisas não correm como cada um quer.

As únicas regras a que este tópico está sujeito são as da boa educação, não são permitidos insultos nem ataques ad-hominem.

Todas as mensagens off-topic colocadas nos tópicos de seguimento comuns serão movidas para aqui a partir de agora.

Concordo, o problema ainda mais grave, penso eu de que :lol::lol:, ainda são aqueles que no teatro da calamidade, do boom de visitas nesse seguimento, apareçam a dar valores, assim sempre pelo alto, para dar mais drama ao seguimento, e nunca se soube que estação teem, nem onde se baseiam para darem esses valores;)
 

Lipegno

Cirrus
Registo
14 Mar 2011
Mensagens
23
Local
Madeira
Depende de quão para trás quer ver. O IPMA tem de facto histórico de observação das estações até 4 dias para trás em flash ou desde 2013-12-27 em gráficos/imagens (histórico). É só escolher a estação e está a andar ;)

Flash
->http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.superficie.grafica/obsHorariosSup.jsp?selEstacao=990&idEstacao=990

Gráficos/Imagens
->http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.su...s.jsp?selVar=tempins&selEstacao=990&selRede=0

Gráficos/Imagens (histórico)
->http://www.ipma.pt/opencms/pt/otempo/obs.superficie.grafica/obsHorariosHistorico.jsp


Para ver o histórico é preciso ter conta no site do IPMA. É só registar.


Boas, muito obrigado pela ajuda. :thumbsup:

Acabei por ir ao weather underground e retirar os dados da estação do aeroporto para um CSV, é a que dispõe de mais dados.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Setembro e um mes bipolar , quente na primeira metade , muito chuvoso no fim , em especial no Norte , normalmente .

Se calhar ainda vamos apanhar uns dias de calor no inicio . Muitas vezes e nesta altura no Norte que se apanham os dias mais quentes do verao .
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Re: Seguimento Sul - Agosto 2014

Talvez a melhor indicação de como o Verão esta a decorrer seja o grau de de desenvolvimento e maturação das uvas !...............e quanto a isso posso te dizer que estão atrasadas talvez um mês ou seja nada de vindimas antes de meio de Setembro!!!!!!!a natureza não mente amigo! o Verão vai fraco quer em relação as temperaturas quer a insolação! e a minha re4gião não é a pior, lá mais para o litoral ou norte esta a coisa mais feia! agora para quem gosta de Verões á inglesa e fazer praia nas Hebridas ou em Ostende esta feliz claro!........Abraaço
se o verão para si tem sido fraco isso é consigo gostos não se discutem, e digo-lhe mais, nesta semana na minha região a uva já começou a ser apanhada e está óptima (e não vivemos assim tão longe um do outro), este ano não posso ir á vindima como a ano passado, a uva precisa sim de calor, mas não é preciso 40 graus todos os dias, alias demasiado calor também não é bom para a uva, por exemplo a ano passado foi muito quente, e a meio de setembro muitas uvas já não estavam em condições de colher;)
 

dASk

Nimbostratus
Registo
7 Out 2010
Mensagens
832
Local
Moita, Setúbal
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Setembro 2014

Dias frescos ainda não por favor que estou em contagem decrescente para as festas da Moita que se realizam de 12 a 21 de Setembro.. venha de lá quentinho e noites tropicais ainda que tivemos muito poucas este verão. Não estou a pedir muito até porque até dia 21 ainda é verão.. :D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.