Seguimento - Novembro 2008

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Mesmo assim, as diferenças a esse nível serão mínimas e ainda mais minimizadas serão em situações como a do Mário; grande exposição ao vento, arejamento do local resultante da circulação do ar, entre outras, por isso penso que ele está bem servido. De qualquer forma, vai ser mesmo colocado um sensor em cada RS para efeitos de comparação. :p

Ora nem mais.
O Mário tem a possibilidade de pôr este RS dele num lugar mais arejado. Só o facto de não estar colado junto à parede do prédio é muito bom.
E tenho a certeza que apesar do grande investimento, o novo RS dará bons valores.
Repare-se que não é objectivo do RS, dar a temperatura mais baixa possível. Para isso, e como o Gil já reparou, não há nada melhor que ter o sensor desprotegido e numa parede voltada a oeste. De manhã, como o sol nasce a este, o sensor voltado a oeste não tem a capacidade imediata de reagir ao instante em que a temperatura começa a subir, reagindo apenas mais tarde. Nesse intervalo de tempo acaba por descer mais umas décimas de grau, obtendo uma mínima normalmente inferior à mínima que se obteria em campo aberto e exposto ao ar.

Com tudo isto, quero dizer que provavelmente o Mário nunca teve temperaturas tão representativas do seu lugar como poderá ter agora. E melhor, melhor, só quando tiver o sensor no telhado, a fazer companhia aos outros instrumentos. É o melhor que se consegue quando se vive num meio urbano.:hehe:


Por aqui a mínima foi de 8,8ºC. (-0,3ºC que ontem).
Um dia também hei-de arranjar companhia para o meu pluvi lá no telhado.
Depois na altura poderei comparar os valores de temperatura que tenho agora (sensor a 40cm de uma parede a norte), com a que a virei a ter um dia.
E a partir daí fazer uma correlação de valores.

Até daria para fazer uma tese: "Relação entre observações de temperatura num ambiente aberto com RS e com a condição de barreira a sul, sem exposição solar.":p:p
 


Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Ora nem mais.
O Mário tem a possibilidade de pôr este RS dele num lugar mais arejado. Só o facto de não estar colado junto à parede do prédio é muito bom.
E tenho a certeza que apesar do grande investimento, o novo RS dará bons valores.
Repare-se que não é objectivo do RS, dar a temperatura mais baixa possível. Para isso, e como o Gil já reparou, não há nada melhor que ter o sensor desprotegido e numa parede voltada a oeste. De manhã, como o sol nasce a este, o sensor voltado a oeste não tem a capacidade imediata de reagir ao instante em que a temperatura começa a subir, reagindo apenas mais tarde. Nesse intervalo de tempo acaba por descer mais umas décimas de grau, obtendo uma mínima normalmente inferior à mínima que se obteria em campo aberto e exposto ao ar.

Precisamente, apesar de os dados serem muito relativos ao local onde são medidos.
O sensor voltado a Oeste também tem valores bastante correctos, isso depende do local onde forem feitas as medições e da exposição ou não ao vento de todos os quadrantes.
Claro que quanto maior for essa exposição, melhor, mas um RS deverá proteger o sensor de forma a que a temperatura lida não se altere somente porque o RS está ao sol, mas sim porque o ar aquece realmente. É essa a tarefa do RS; eliminar a influência da radiação solar na medição das temperaturas.
Se um RS que está ao sol e em campo aberto for eficiente, quando colocado ao lado de outro RS que está à sombra mas também em campo aberto, deverá andar nos mesmos valores que o outro RS; assim conclui-se que a radiação solar não vai ter influência na temperatura medida e que apenas a variação da temperatura do próprio ar, proveniente de diversos quadrantes, irá justificar as variações de temperatura entre sensores. Com 2 RS muito próximos e em campo aberto, expostos ao vento de todos os quadrantes, estes deverão bater certos um com o outro se a sua exposição ao vento for a mesma, mesmo que um esteja à sombra e outro não.
Por isso é que um RS costuma dar temperaturas mais baixas que outros sensores desprotegidos durante o dia e deverá dar o mesmo que qualquer outro sensor desprotegido durante a noite.
Deste modo, conclui-se que o abrigo não irá interferir nas mínimas, fazendo-as subir, mas sim representá-las correctamente.
É claro que o RS só por si poderá ser responsável por uma suavização de +/- 0,3 ºC nas mínimas, mas duvido que seja superior a isso por experiência própria.
Um RS não inflaciona as mínimas, apenas reduz um pouco a reacção da temperatura medida, que não irá ser tão susceptível a variações repentinas como um sensor desprotegido e, por isso, as mínimas podem ser ligeiramente cortadas (suavizadas) em situações em que a temperatura desça repentinamente, mas o mesmo poderá acontecer com as máximas, no caso de haver uma subida repentina da temperatura e que a temperatura não se mantenha tão elevada, não havendo tempo para o sensor dentro do RS reagir a esse ponto e registar realmente a máxima, mas isso é normal, os sensores levam sempre o seu tempo a reagir e esse tempo é não só o tempo de resposta do próprio sensor como o tempo de o ar entrar no RS e o sensor fazer a leitura da sua temperatura.
São normalmente estas a razões que justificam essa suavização das mínimas e das referidas variações repentinas da temperatura, que são inevitáveis quando se utiliza um abrigo e são as únicas (e pequenas) desvantagens.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Boas, aqui tenho 9,8ºC, 51% e 1014 hPa com céu muito nublado e vento em calma. A mínima foi de 0,4ºC e a máxima de 10,8ºC.

Hoje Almada e Aljezur tiveram ambas mínimas em volta dos 2,5ºC :D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Hoje Almada e Aljezur tiveram ambas mínimas em volta dos 2,5ºC :D
São duas estações que eu já risquei da minha lista há muito tempo. :D

É verdade, mas confesso que tenho uma enorme curiosidade em saber porque é que isto acontece. Que raio de processo físico e condições do equipamento podem fazer com que tal coisa aconteça.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Essas duas estações já existem há bastantes anos e se o IM ainda não fez nada é porque, no mínimo, representam fielmente as temperaturas do local onde estão situadas. Lembra-me a situação da antiga estação de Leiria (ao pé de um rio), mas nesse caso após a comunicação social ter levantado dúvidas acerca das suas temperaturas mínimas, ela está agora situada dentro da cidade.

8,9ºC agora.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Aqui por Melgaço a sensação de frio foi muito grande para esta época do ano muito por culpa do vento quase sempre do quadrante NE e do céu permanentemente nublado.

A máxima ficou-se nos 11.6ºC