Seguimento - Novembro 2008

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Os modelos que o IM usa por qualquer razão estavam a sobrestimar o frio para a madrugada de hoje. Talvez se o IM se acedesse ao fórum e aos registos dos membros teria percebido que pelos registos de ontem ao fim da tarde e noite dificilmente essas previsões bateriam certo e ter-se ia poupado a um alerta em falso.

Os alertas são relativos ao distrito correcto?:huh:

Pelo que pode ter havido locais onde a inversão térmica se tenha pronunciado mais.... falo dos vales do Sabor, do Penacal e outros locais, como Gimonde, onde por vezes, quando a temperatura da cidade está nos -2ºc/-3ºc, nesses locais a menor altitude chegam aos -5ºc/-6ºc.

Nessa ordem de ideias, o alerta pode ter sido válido!

Hoje, na minha estação, bem dentro do perímetro urbano, fiquei pelos -1,8ºC

Neste momento: 2,1ºc

Dizia eu ontem que estava à espera de uma mínima de 10ºC?!
Pois tive uma mínima de 11,8ºC.:hehe:

Vento fraco a moderado de Nordeste/Este a noite toda.

Afinal a mínima prevista para Lisboa não era assim tão descabida quanto eu pensava. :rolleyes:

Os alertas são relativos ao distrito correcto?:huh:

Pelo que pode ter havido locais onde a inversão térmica se tenha pronunciado mais.... falo dos vales do Sabor, do Penacal e outros locais, como Gimonde, onde por vezes, quando a temperatura da cidade está nos -2ºc/-3ºc, nesses locais a menor altitude chegam aos -5ºc/-6ºc.

Nessa ordem de ideias, o alerta pode ter sido válido!

Penso que a ideia é ser por distrito. No entanto, é um pouco impossível levar esse predisposto a avante. Principalmente no campo da temperatura.

Se olhares para os intervalos nos alertas correspondentes a cada distrito, rapidamente vês que são elaborados tendo em conta não o distrito num todo, mas as suas capitais.

Semttulo-18.jpg

Por exemplo, Chaves (distrito de Vila Real), não é muito mais quente que Bragança. No entanto, o distrito de Bragança entra em Alerta amarelo com temperaturas inferiores ao distrito de Vila Real.

Ou basta olhar para Lisboa que com -1ºC entraria em Alerta Vermelho.
Se o alerta tivesse em conta todo o distrito, o distrito estaria bastantes vezes em alerta vermelho, dado que não é assim tão invulgar localidades como o Cadaval, Alenquer, Mafra, etc, chegarem a valores negativos.

:thumbsup:

Bragança é, de longe, mais frio que Chaves.

Será ? :rolleyes:
Só se for a periferia, como Gimonde, e isso não ponho em causa.
Se dermos uma vista de olhos nas estações, Chaves tem sempre menos uns 4 ºC de mínima do que Bragança e, quando chegou aos -10,8 ºC no ano passado, Bragança nem aos -6 ºC tinha chegado.