Seguimento - Outubro 2008

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,519
Local
Bragança (675m)
só uma pergunta a T nunca pode baixar tanto q fique abaixo do ponto de condensação porquê?

Se a temperatura do ponto de condensação ou ponto de orvalho é a mesma que a temperatura do ar então a humidade relativa do ar é de 100% e não pode haver um valor de humidade relativa superior a 100% :)
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
O que eu queria mesmo era umas trovoadas assim ao final da tarde....

Daquelas secas e "GROSSAS" :D Isso sim é que era muito :thumbsup:
Bons tempos já lá vão... Dias 11 a 27 de setembro de 2007... :sad:

Eu por aqui não tenho dados, não tenho estação :o, desculpem :suicidio:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O que eu queria mesmo era umas trovoadas assim ao final da tarde....

Daquelas secas e "GROSSAS" :D Isso sim é que era muito :thumbsup:
Bons tempos já lá vão... Dias 11 a 27 de setembro de 2007... :sad:

Eu por aqui não tenho dados, não tenho estação :o, desculpem :suicidio:

talvez tenhas chuva,por vezes moderada, na 6ª e sabado talvez um trovaozito:rolleyes::rolleyes::rolleyes:
boas :thumbsup:agora estou com 18.5Cº
no FDS nao vai dar p eu postar....vou p arruda e nao gosto de andar com o portatil de um lado p outro nao vale a pena sendo tao pouco tempo.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
talvez tenhas chuva,por vezes moderada, na 6ª e sabado talvez um trovaozito:rolleyes::rolleyes::rolleyes:
boas :thumbsup:agora estou com 18.5Cº
no FDS nao vai dar p eu postar....vou p arruda e nao gosto de andar com o portatil de um lado p outro nao vale a pena sendo tao pouco tempo.

Stormy, eu já tinha visto quer no site do IM quer no Freemeteo. No ultimo site, prevêem 5 milímetros de chuva para aqui :w00t: nd de especial mas pronto. Sabes-me explicar o que é que se vai passar para o tempo no fim de semana ficar assim? É alguma depressão frontal? :huh:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Stormy, eu já tinha visto quer no site do IM quer no Freemeteo. No ultimo site, prevêem 5 milímetros de chuva para aqui :w00t: nd de especial mas pronto. Sabes-me explicar o que é que se vai passar para o tempo no fim de semana ficar assim? É alguma depressão frontal? :huh:

é um cavamento/vale que resultará numa gota de ar frio com expressao á superficie gota essa que rapidamente se degenerará.
á superficie uma area de baixa pressao formar-se-á e originará precipitaçao na sexta e sabado por vezes moderada.
depois disso o ar frio manter-se-á em altitude e isto tudo vai dar num pantano barometrico q poderá originar mais aguaceiros fracos dispersos ate ao inicio da prox semana.
depois é nortada( segundo esta saida do ecm ..é q ainda falta....ha mta incerteza)
no fundo nao é bem uma depressao frontal apesar de apresentar uma linha de instabilidade q nos atingira 6ª a tarde/ noite q pode ser considerada como frente fria pois introduzirá ar um pouco mais fresco mas nada de especial.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
é um cavamento/vale que resultará numa gota de ar frio com expressao á superficie gota essa que rapidamente se degenerará.
á superficie uma area de baixa pressao formar-se-á e originará precipitaçao na sexta e sabado por vezes moderada.
depois disso o ar frio manter-se-á em altitude e isto tudo vai dar num pantano barometrico q poderá originar mais aguaceiros fracos dispersos ate ao inicio da prox semana.
depois é nortada( segundo esta saida do ecm ..é q ainda falta....ha mta incerteza)
no fundo nao é bem uma depressao frontal apesar de apresentar uma linha de instabilidade q nos atingira 6ª a tarde/ noite q pode ser considerada como frente fria pois introduzirá ar um pouco mais fresco mas nada de especial.

Bgd pela explicação detalhada, Stormy. :thumbsup:
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Boa Noite:)

A Máxima de hoje por aqui foi de 25.3ºC:hehe:
Neste momento estão 18.3ºC e céu limpo.


T.Minima de Hoje: 13.0ºC
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,224
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Neste momento tenho 15,6ºC, o céu já está a encobrir e já há algum nevoeiro ao longe...:D

Extremos de Hoje:
extremosdedia15102008rp4.jpg



Por Coimbra, o nosso amigo Vitamos relata uma temperatura máxima de 22,8ºC
Ás 20:26, lá, estavam 17,9ºC de temperatura e 1022 hPa de pressão
Céu limpo, e alguma Neblina...



E deixo mais um Timelapse, desta vez, da Lua... No fim é possível observar os Fractus a aparecerem subitamente:D



(Isto agora é todos os dias...:lol:)
 
Editado por um moderador:

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,519
Local
Bragança (675m)
Excelente Timelapse. O de ontem também estava muito bom :thumbsup:


Céu limpo e 15,5ºC. Um pouco mais quente e parecia uma noite de Agosto :D
 

ct5iul

Nimbostratus
Registo
27 Mar 2008
Mensagens
782
Local
Lisboa Ajuda (110m)
ZONA DE LISBOA-AJUDA-MONSANTO DIA 15-10-2008

Boa Noite :)

O sol nasce às: 7:45
O sol põe-se às: 19:00
Nascer da Lua: 19:42
Pôr da Lua: 09:45
Porcentaje iluminado da lua: 98%
Temp: 16.9ºC/ GMT+1 23:45
Temp Min: 13.8ºC/ GMT+1 07:42
Temp Max: 25.6ºC /GMT+1 14:38
Temp Max ao sol: 27.9ºC /GMT+1 14:58
Pressão:1023.8Hpa /GMT+1 23:45
Intensidade do Vento: 0.0 km/h - GMT+1 23:45
Direção do Vento: S - GMT+1 09:43
Rajada max: 17,6 KM/h - GMT+1 16:48
Escala de Beaufort :0 NULO
Temperatura do vento: 16.9ºC - GMT+1 23:45
Humidade Relativa: 75 % - GMT+1 23:45
Chuva Precipitação: 0.0mm - GMT+1 23:45
Chuva Precipitação das ultimas 24Horas: -0.0mm
Altitude: 110Metros
---------------------------------------------------
Previsão Para as Proximas 24h: Céu Limpo por vezes Nublado
TEMPERATURA MÁXIMA PREVISTA 24ºC
TEMPERATURA Minima PREVISTA 16ºC
Índice Ultra/Violeta: 4 Moderado

Nota:A previsão das próximas 24h e dada através de cartas meteorológicas recebidas em fax na frequência de 8.040.00mhz em lsb