Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2010

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Nota se uma area de bastante instablidade em aproximação de portugal continental! Aquela que nos trará hoje alguma animação! :D

0-1860-METE_RGB-12-12-1_europa1500m.png
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A ultima run do GFS melhorou bastante as condições para convecção severa, essencialmente a sul do rio mondego (~40ºN), colocando o CAPE a aproximar-se dos 900J algumas vezes nos proximos dias, o LI tambem atinge valores de até -4/-5.
A advecção de massas de ar de elevado potencial assim como os lapse rates elevados potenciam toda esta situação e o shear permite a evolução de sistemas organizados e explosivos potencialmente perigosos.
O aquecimento diurno tambem potencia a convecção nas areas do interior sul.
Situação a acompanhar:w00t:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A ultima run do GFS melhorou bastante as condições para convecção severa, essencialmente a sul do rio mondego (~40ºN), colocando o CAPE a aproximar-se dos 900J algumas vezes nos proximos dias, o LI tambem atinge valores de até -4/-5.
A advecção de massas de ar de elevado potencial assim como os lapse rates elevados potenciam toda esta situação e o shear permite a evolução de sistemas organizados e explosivos potencialmente perigosos.
O aquecimento diurno tambem potencia a convecção nas areas do interior sul.
Situação a acompanhar:w00t:

Qual a das 00h ???
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olhando aos modelos parece que as regiões hoje mais candidatas a ver chuva enquanto for de dia é a região interior sul nomeadamente novamente a faixa do Alto Alentejo e depois ao anoitecer toda a região litoral entre Sines e o Mondego com aquela mancha que se ve no satélite que parece ter parado de transmitir :( e que evolui para Nordeste a caminho do litoral Centro !!

Nos proximos dias destaque para o dia de amanhã que aparenta prometer um dia de muita chuva no Centro e sul e trovoadas ...
Quinta melhora claramente no GFS mas não no ECM/Hirlam diz respeito isto porque o IM dá aguaceiros fortes e o GFS nada de especial !!
Sexta será semelhante ao dia de amanhã ...
Depois de Sábado até Segunda parece continuar alguma instabilidade mas desta vez bastante mais confinada ao interior.
As trovoadas é mais propricia a aparecer amanhã e depois na Sexta e Sábado !!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,466
Local
Olhão (24 m)
Olhando aos modelos parece que as regiões hoje mais candidatas a ver chuva enquanto for de dia é a região interior sul nomeadamente novamente a faixa do Alto Alentejo e depois ao anoitecer toda a região litoral entre Sines e o Mondego com aquela mancha que se ve no satélite que parece ter parado de transmitir :( e que evolui para Nordeste a caminho do litoral Centro !!

Nos proximos dias destaque para o dia de amanhã que aparenta prometer um dia de muita chuva no Centro e sul e trovoadas ...
Quinta melhora claramente no GFS mas não no ECM/Hirlam diz respeito isto porque o IM dá aguaceiros fortes e o GFS nada de especial !!
Sexta será semelhante ao dia de amanhã ...
Depois de Sábado até Segunda parece continuar alguma instabilidade mas desta vez bastante mais confinada ao interior.
As trovoadas é mais propricia a aparecer amanhã e depois na Sexta e Sábado !!

O GFS coloca cerca de 88 mm em Olhão, Tavira 97 mm, Alcoutim 111 mm, eu acho uma precipitação exagerada, posso estar enganado. Mas a previsão do IM, está mais de acordo com o Aemet que coloca 95 % de precipitação para Ayamonte na 5ªfeira do que a previsão do GFS. Acredito mais na previsão do ECM e do Hirlam que também coloca precipitação do que no GFS.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,941
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Nota se uma area de bastante instablidade em aproximação de portugal continental! Aquela que nos trará hoje alguma animação! :D

Sim é uma bela mancha , parece um MCS :unsure:...pelo satélite dá a sensação que se desloca mais SW/NE para o Centro/Norte do País, contudo também pode ser expansão das nuvens a causarem essa ilusão...penso que à medida que as horas forem avançando o sistema irá se expandir mais...e aqui para o Norte poderão sobrar apenas as nuvens altas dos antigos CB expandidos...contudo ali a SSW de Lisboa já estão a crescer outras manchas de nuvens e que podem tomar grandes proporções nas próximas horas..

satelite11horas.jpg
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,941
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Já se nota muita nuvem alta em expansão sobretudo no lado esquerdo superior do sistema...penso que estará a enfraquecer/desorganizar-se à medida que se desloca para NE/NNE, a parte mais activa estará neste momento no extremo S/SE...:unsure:

satelitemeteosat.png



:unsure:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
No mar formou-se uma pequena baixa secundária (de resto prevista pelo GFS) com muita convecção embora com actividade eléctrica reduzida. Em terra devido aos forçamentos desta baixa rebentam agora as primeiras trovoadas

satq.gif


marfj.jpg
 

tugaafonso

Cirrus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
62
Local
lousada
Os próximos dias serão animados, sobretudo para amantes, como eu, de trovoadas. Aproveito para pedir aos que mais sabem, um pequeno grande favor: Tenho agendado para dia 23 de Abril uma iniciativa, para algumas centenas de pessoas. No entanto tenho um problema: Chove ou não chove. Tenho pouco tempo para decidir o espaço, se em recinto fechado ou ao ar livre. Agradeço informações sobre a probabilidade de nesse dia chover. Peço desculpa pelo off topic, mas estou algo desesperado, tipo tolo no meio da ponte. Não sei o q fazer. Obrigado.
 

Mix

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
215
Local
Ferreira do Zêzere (375 m)
E aí está.. O IM pôs todos os distritos de Portugal Continental com exepção de Viana do Castelo, Braga, Porto, Bragança, Vila Real e Porto em aviso amarelo até dia 15 por causa de aguaceiros fortes, por vezes de granizo e trovoadas frequentes e dispersas.. :thumbsup:
A Madeira tambem se encontra em aviso amarelo por aguaceiros fortes por vezes acompanhados de trovoadas..
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Os próximos dias serão animados, sobretudo para amantes, como eu, de trovoadas. Aproveito para pedir aos que mais sabem, um pequeno grande favor: Tenho agendado para dia 23 de Abril uma iniciativa, para algumas centenas de pessoas. No entanto tenho um problema: Chove ou não chove. Tenho pouco tempo para decidir o espaço, se em recinto fechado ou ao ar livre. Agradeço informações sobre a probabilidade de nesse dia chover. Peço desculpa pelo off topic, mas estou algo desesperado, tipo tolo no meio da ponte. Não sei o q fazer. Obrigado.

O problema não é de se saber...
É demasiado cedo para, honestamente, ter uma resposta satisfatória à sua dúvida.
A depressão que se aponta para dia 23 de Abril, sobre o nosso território...seria um indicador de tempo instável como o que começámos a ter esta semana...com aguaceiros e trovoadas.
A questão é sobre a consistência dessa situação...pois tudo pode evoluir noutra direcção, com os novos elementos que entretanto serão avaliados.
Por outro lado, a instabilidade pode ou não afectar a zona que lhe interessa particularmente. Os fenómenos convectivos são assim mesmo...por isso reajo mal quando aparecem Pessoas que se deviam dar ao respeito (pelo prestígio instituicional que gozam) a sugerir que a chuvada ocorrida em 20 de Fevereiro na Madeira, tinha sido prevista com uma semana de antecedência...
Cumpts
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Pelos vistos neste momento vamos ter actividade de um lado e de outro ;)

Se o Hirlam colocou os dois pontos de baixa pressão separados
wwi1x0c012.gif


Voltará a juntar-se num processo de Cavamento
wwi1x0c042.gif
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Boas tardes a todos,

Aqui na zona de Braga, a "festa" só começará amnha a meio da tarde, certo? Corrijam-me se estiver errado...