Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2009

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
TROVA DO TEMPO QUE PASSA (PASSARÁ)

Com mortes declaradas e anunciadas ou sem elas,
ele aí está o Verão em toda a sua pujança
e até segunda não haverá sinais de mudança.
Para o resto da semana e até onde a vista alcança,
de novo apenas uns ameaços no litoral norte
quer na terça, quer na quinta e com alguma sorte,
alguma fraca precipitação para essa região,
que por aqui não provocará grande faladura.
Certa é a descida dos valores da temperatura.
Mas depois desses fugazes solavancos,
mais Açoreano em crista
e mais calores.Por aqui mais queixas e prantos
e não se vislumbrando nenhuma pista
para uma significativa mudança de padrão.
Meus senhores , estamos no Verão...

(esta trova foi composta com base na "lírica" do GFS e do NOGAPS.
Seria bom que outros modelos tivessem direito ao "contraditório")
 


M

Membro excluído 274

Não se precipitem! Cada coisa a seu tempo! Para já a estabilidade domina e dominará...

34dl6cz.jpg


Céu limpo e temperaturas em volta dos 30ºC! Entre 30ºC e 33ºC no Domingo! Tudo normalíssimo!

Agora é bom que se aguente, estamos a começar os arranques das batatas, com chuva não se pode fazer, de seguida as vindimas e tão pouco precisamos de água nessa altura! Agora será bom que se aguente!:rolleyes:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Dando uma olhadela aos modelos, só vejo sol e temperaturas acima dos 30ºC até a vista alcança, pelo menos aqui no sul.

Alargando e vendo várias previsões sazonais parece que vamos ter um Outono em que o 1º período (S/O/N) dá uma tendência para ser seco a normal, mas a partir do 2ºperíodo que começa em Outubro existe uma tendência para tempo chuvoso e o período entre Novembro a Janeiro existe uma probabiblidade de 25% a 40% para que a média seja muito acima do normal. Existe também uma probabilidade para que a pressão atmosférica seja inferior à média.

Esta análise foi feita através do NOAA e do METOFFICE.

São previsões sazonais valem o que valem mas fica a tendência que eu considero optimista principalmente a previsão do METOFFICE.:rolleyes:
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
estou farto de sol e calor....

estou ansioso que cheguem aquelas discussões sobre se vai nevar a cotas medias baixas que costumam surgir a partir de novembro.....


ate outubro muito calor ainda vamos ter por aqui
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
estou farto de sol e calor....

estou ansioso que cheguem aquelas discussões sobre se vai nevar a cotas medias baixas que costumam surgir a partir de novembro.....


ate outubro muito calor ainda vamos ter por aqui



Há um outro topico para desabafos!!

Com que bases cientificas, diz que vamos ter calor até outubro?
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Este calor que está previsto para este fim de semana, quando começar a acumular e acumular, em alguma coisa resultará... :rolleyes:

rtavn7211.png


Mas só temos um ingrediente para o bolo. :p

Quando os restantes estiverem à mão, então aí faremos a festa. :)
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Ora então boas noites amigos meteoloucos..estive bastante tempo afastado da Internet e dos PC's por razões de ordem profissional mas cá estou de volta outra vez para continuar a minha participação aqui! Já reparei que o vento este fim de semana vai abrandar um pouco e ainda bem para ver se ainda aproveito uns diazitos de praia como deve ser! :)
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Dando uma olhadela aos modelos, só vejo sol e temperaturas acima dos 30ºC até a vista alcança, pelo menos aqui no sul.

Alargando e vendo várias previsões sazonais parece que vamos ter um Outono em que o 1º período (S/O/N) dá uma tendência para ser seco a normal, mas a partir do 2ºperíodo que começa em Outubro existe uma tendência para tempo chuvoso e o período entre Novembro a Janeiro existe uma probabiblidade de 25% a 40% para que a média seja muito acima do normal. Existe também uma probabilidade para que a pressão atmosférica seja inferior à média.

Esta análise foi feita através do NOAA e do METOFFICE.

São previsões sazonais valem o que valem mas fica a tendência que eu considero optimista principalmente a previsão do METOFFICE.:rolleyes:


Regra geral, as primeiras chuvas de Outono aqui no litoral algarvio começam no final da primeira quinzena de Outubro, por volta da altura da feira de VRSA. Aqui no Algarve, regra geral, o Setembro costuma ser mais um mês de Verão, idêntico a Agosto. Seco e bem mais quente que Junho. Por isso, previsão de chuva só para meados de Outubro é algo que está perfeitamente de acordo com o nosso padrão climático.

Recordo-me de anos em que choveu bem em Setembro e depois o resto do ano hidrológico foi muito seco, e de outros nos quais o Setembro foi quente e com 0 mm, mas depois começou a chover em meados de Outubro e o ano hidrológico foi húmido.

Desde 2004 que estamos a viver um período mais seco, é provável que voltemos em breve a entrar num período mais húmido.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Regra geral, as primeiras chuvas de Outono aqui no litoral algarvio começam no final da primeira quinzena de Outubro, por volta da altura da feira de VRSA. Aqui no Algarve, regra geral, o Setembro costuma ser mais um mês de Verão, idêntico a Agosto. Seco e bem mais quente que Junho. Por isso, previsão de chuva só para meados de Outubro é algo que está perfeitamente de acordo com o nosso padrão climático.

Recordo-me de anos em que choveu bem em Setembro e depois o resto do ano hidrológico foi muito seco, e de outros nos quais o Setembro foi quente e com 0 mm, mas depois começou a chover em meados de Outubro e o ano hidrológico foi húmido.

Desde 2004 que estamos a viver um período mais seco, é provável que voltemos em breve a entrar num período mais húmido.

Completamente de acordo contigo, ocorrem por volta da Feira de VRSA, já que quando é a feira de Tavira costuma estar calor. Os dados assim confirmam o que tu disseste tanto em 1989, 1992 e 1995 o Setembro foi de 0 mm e a partir de Outubro foram meses bastantes chuvosos Outubro, Novembro, Dezembro

O ano passado choveu muito em Setembro e depois o resto do ano foi seco tanto que variou entre 250 a 300 mm.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Depois de um Agosto com muito pouca nortada,ai vem a desaparecida neste início de Setembro(A partir de terça). Mas antes disso,mais 2 dias de claro Verão! Hoje e Amanha.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Depois de um Agosto com muita pouca nortada,ai vem a desaparecida neste início de Setembro(A partir de terça). Mas antes disso,mais 2 dias de claro Verão! Hoje e Amanha.

Desaparecida só se foi aí, aqui ainda há 2 dias tive 63 km/h :D
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Desaparecida só se foi aí, aqui ainda há 2 dias tive 63 km/h :D

Aqui Sexta também teve muito vento,mas foi a excepção.Nos ultimos 7 dias só Sexta teve nortada. Se em 8 dias apenas houvesse 1 dia de calor,também diria que o calor tinha estado desaparecido ;)
Em Agosto por aqui nortada,apenas nos primeiros dias,e alguns no meio de Agosto..De resto um Agosto excepcionalmente pouco ventoso(Por aqui AGosto costuma ser 2/3 do mes de nortada)