Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2008

Bgc

Nimbostratus
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
985
Local
Nogueira,Bragança(770m)/Porto
Não parece ser uma situação tão generosa em termos de precipitação como a de final de Novembro, pelo menos para o NO, mas ainda assim tem bastante potencial para voltar a pintar de branco as serras deste Portugal.

Para Bragança, onde ao contrário de muitas outras localidades só houve um verdadeiro dia (ou parte dele) de franca queda de neve, neste momento, a precipitação parece ser mais generosa que nesse episódio do final do mês transacto.


Bem, o caos é que mostra querer instalar-se no IP4 precisamente em mais um fim de semana:


 


nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Boas tardes:
-Quando foi por aqui anunciado que o posicionamento do AA bem a oeste do Arquipélago, poderia permitir alguma surpresa,estava longe de imaginar o quão vigorosa esta poderia constituir.
Segundo o GFS a precipitação que regressará amanhã irá ser mais consistente no sábado.

rtavn724av0.png
[/URL] [/IMG]


Frio em altura também estará assegurado e a depressão mostra sinais exteriores de robustez:

rtavn721bp2.png
[/URL] [/IMG]

O modelo Europeu é mais comedido mas ainda assim, assinala as peças do xadrez sensivelmente nas mesmas posições.
O IM prevê já para final de sábado (já falta pouco) uma cota de neve a rondar os 700m.
Será que vou outra vez viajar ao "Portugal branco"???
Daqui a nada não há orçamento para tantas investidas.
No entanto as "trevas anticiclónicas" continuam a acenar-nos a partir do dia 18 nos vários modelos.
A minha esperança é que como ainda falta quase uma semana algo poderá ainda alterar-se.
O próximo fim de semana já foi em tempos apontado como tempo de anticiclone instalado...
 

amarusp

Nimbostratus
Registo
10 Set 2008
Mensagens
795
Local
Lousã
Parece que vamos ter uma repetição da neve, embora em menos quantidade,
Vejam esta previsao!!!
my.php
[/URL][/IMG]
 

JoãoPT

Nimbostratus
Registo
4 Nov 2008
Mensagens
1,450
Local
Vidigueira
Pelo que tenho visto, e antes da próxima RUN, acho razoável uma cota de 500m para a madrugada de Domingo e respectiva manhã, nas regiões do interior Norte e Centro.

Isso é bom assim neva na Serra de Sintra...:lmao: se não me engano tem 500 metros:lol:

:D já tudo doido outra vez com a neve.
este outono tem sido muito especial nesta matéria, de cordo com o IM novembro foi o 3º mais frio de sempre:surprise:
e dezembro vai pelo mesmo caminho.

as previsões a mais longo prazo é que não trazem grandes noticias :(
então para o natal até parece quase primavera, ainda é muito cedo, mas já me começo a preocupar

Eu espero que não:(, estabém são previsões a longo prazo, mas quando se trata de depressões ok, anticiclones não:lmao:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Realmente é mais que esquisito:confused::confused::confused:, sinceramente não sei nem percebo:confused:...

todo aquele ar frio a 850hpa sobra a PI é correspondente ao nucleo frio ( tipico das depressoes frontais) da depressao que vai cruzar o a peninsula de W para E esse ar polar vai ser introduzido aquando da passagem da frente fria, no sabado, e da descida do jet-stream até as nossas latitudes formando um cavado em altura.
as faixas de ar quente dirigindo-se até quase á gronelandia correspondem ao sector quente das ondulações frontais ( repare-se que a W dessas intrusões quentes há sempre uma bolsa de ar mto frio a zona em que as isotermas estao muito juntas e passa-se rapidamente do quente para o frio é a frente fria em si)

[img=http://img81.imageshack.us/img81/2250/wetterys0.jpg]
[img=http://img81.imageshack.us/img81/wetterys0.jpg/1/w768.png]
 

Lince

Cumulus
Registo
11 Fev 2008
Mensagens
183
Local
Bouça dos Homens (1050m)
Toda a jente a falar do próximo fim de semana quando por aqui o frio e a neve continuam a assolar o nosso dia-dia.
Hoje tivemos queda de neve durante a tarde em regime de aguaceiros pouco frequentes se bem que com acumulação embora muito pouca acima dos 1300m.
Amanhâ está prevista queda de neve acima dos 1000m mas já com mais precipitação.
Vocês gostam de neve e eu também não fujo á regra, mas viver a esta altitude com estas condições, tantos dias seguidos é duro e já me faz lembrar os dias quentes da primavera, por isso prefiro nem pensar no próximo fim de semana.
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Bem, penso que Bragança irá mais uma vez ter neve, só espero que a precipitação seja mais intensa que da última vez!...mas sem dúvida que está a ser um Outono interessante!

Perante estes dados parece que sim;)

Segundo esta run do GFS teriamos no dia 14 para Bragança um geopotencial muito baixo, 850hPa a 1320m, -4 ou -3ºC a 850hPa, -29ºC a 500hPa e alguma precipitação.
Cota de neve a 400/500 para esta zona:D

Mas ainda é preciso alguma prudência pois o Europeu coloca a entrada um pouco mais a Este e menos frio em altitude.