Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2008



vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Ponto de situação neste momento fazendo mixing da 6z do GFS a curto prazo com 0z a médio prazo vs ECM 0z:

- ECM a fazer bordejar a depressão junto à costa de forma algo consistente com entrada fria posterior, permitida por uma localização do AA "espremida" a O / NO da península.
- GFS com um cenário, quanto a mim mais interessante do que ontem, de compromisso entre as duas situações. Faz recuar um pouco a depressão do fim de semana relativamente a ontem, colocando-a no mesmo sítio previsto pelo ECM e dando-lhe uma suavização. Consequentemente é fortalecida a entrada fria.

Duas notas: 1) AA muito próximo... poderá baralhar os dados ainda um pouco
2) A entrada fria continua tão seca quanto antes :mad:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
esta depressao do FS promete segundo o freemeteo:rain::D:w00t:
para a outra semana reinará o AA com tempo seco e frio embora menos que no FS passado, a introdução de ar frio em altitude( na segunda metade da semana), que se estenderá desde a europa central até aos açores e o comportamento do anticiclone (mover-se-á bastante para norte) poderá levar á formação de gotas frias ou DANAS , que seriam de grande interesse para nós.
esta é uma situação a acompanhar pois existem algumas probabilidades de acontecer algo interessante seja frio intenso( caso circulação de NE) ou chuva( caso se forme uma DANA algures entre os açores, a madeira e o continente).
boas:thumbsup:
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Espero ao menos ter direito a um (quantos mais melhor, mas um já bastava) espectáculo de fogo de artifício no meio disto tudo... :D
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Olá|

Um colega meu vai tirar uns dias de férias e está a pensar ir até à zona da Serra da Estrela. Alguém me poderá dizer como estará o tempo este fim-de-semana nesse local, para eu o aconselhar? E qual a tendência para a próxima semana?
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Olá|

Um colega meu vai tirar uns dias de férias e está a pensar ir até à zona da Serra da Estrela. Alguém me poderá dizer como estará o tempo este fim-de-semana nesse local, para eu o aconselhar? E qual a tendência para a próxima semana?

Viva, gostava de ser mais animador mas não prevejo nada de muito positivo. Por um lado o fim de semana vai trazer precipitação (embora possa não ser assim muito significativa). A questão é que a subida das temperaturas trará cotas muito mais elevadas. É possível que neve na torre, mas nos outros pontos a chuva poderá ser suficiente para derreter grande parte da neve. Claro que não derreterá tudo nas cotas superiores mas o tempo se calhar não será o mais agradável. No início da próxima semana a temperatura irá descer e não está prevista chuva, resta saber é quanta neve restará... eu acredito que ainda alguma... depois é ainda difícil dizer o que chegará...
 

Angelstorm

Cumulus
Registo
11 Out 2005
Mensagens
386
Local
Tomar