Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2008

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
mas algumas das grandes vagas de frio dos ulçtimos 50 anos têm algumas semelhancas com esta run do emcwf?

sim....mas é muito cedo para falar nisso se queres que eu seja sincero penso que se isso acontecesse nevaria em lisboa ( pelo menos).....
quando te respondi ha pouco pensava que te referias apenas á :rain:
mas sim , claro, essa situação sinoptica levaria a temperaturas muito baixas a rondar os -5Cº ou mais nos 850hpa
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Porque é que o IM de meteorologia na sua previsão descritiva diz que vamos ter Periodos de Chuva, enquanto que na significativa não existe chuva, apenas aguaceiros na parte da tarde.
Um pouco mais de detalhe não fazia mal nenhum ... mas isso já depende de quem escreve o texto. :huh::huh:
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
O arrefecimento a médio prazo, com precipitação, já está na previsão da meteogalicia:

"Comentario xeral
Galicia quedará baixo unha situación intermedia entre as altas e baixas presións, con borrascas que poderían achegarse polo norte e que farán subir as probabilidades de chuvia, principalmente no litoral norte. As temperaturas descenderán progresivamente ó longo do período."

http://www.meteogalicia.es/galego/prediccion/mprazo/mprazo.asp
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Esta run do GFS (18h) dá vontade de rir ... acredito mais que ganho o Euro Milhões, o totoloto, o totobola numa semana que eu acredito neste previsão a mais de 260h !!!
:lmao::lmao::lmao::lmao::lmao::lmao::lmao::lmao:
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
sinceramente não percebo as previsões a mais de 180h.
para que servem:huh:
então a mais de 240h (10 dias:confused:).
só deve servir para os meteoloucos:D
quanto ao gfs, esta última run diz-nos que nos próximos dias vamos ter um tempo tipicamente atlântico para estas latitudes, chuva e temperaturas amenas, quanto ao resto :huh:
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
sinceramente não percebo as previsões a mais de 180h.
para que servem:huh:
então a mais de 240h (10 dias:confused:).
só deve servir para os meteoloucos:D
quanto ao gfs, esta última run diz-nos que nos próximos dias vamos ter um tempo tipicamente atlântico para estas latitudes, chuva e temperaturas amenas, quanto ao resto :huh:


Essas previsões servem mesmo para isso, neste caso, que não teremos uns dias de sol e grande arrefecimento noctuno.
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Esta run do GFS (18h) dá vontade de rir ... acredito mais que ganho o Euro Milhões, o totoloto, o totobola numa semana que eu acredito neste previsão a mais de 260h !!!
:lmao::lmao::lmao::lmao::lmao::lmao::lmao::lmao:

É sempre a mesma coisa com as runs...os cenários de mais "animação" meteorológica estão sempre a uma eternidade....sem credibilidade nenhuma, depois tiram tiram até não restar nada ou melhor até restar o AA... :lmao::lmao:

Tudo que passe as 120 horas já é demais...

Na minha opinião e passando este episódio de chuva mais intensa para quarta/quinta feira, iremos entrar num periodo com tempo variando entre dias de céu nublado, chuvas fracas em especial no Norte ,alternando com dias de sol..e temperaturas não muito baixas..
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
...

Na minha opinião e passando este episódio de chuva mais intensa para quarta/quinta feira, iremos entrar num periodo com tempo variando entre dias de céu nublado, chuvas fracas em especial no Norte ,alternando com dias de sol..e temperaturas não muito baixas..

Assino por baixo e acrescento:
Dezembro despedir-se-á mais ou menos revolto (ver-se-á amanhã quão quantiosa será a precipitação e quais os locais mais beneficiados, (em princípio e segundo a previsão do IM serão as regiões do centro e sul)
e Janeiro entrará mansinho e com poucos (para nós)motivos atractivos:
-nem grandes chuvas,nem grandes frios, nem grandes ventos e até já se perfila no horizonte médio de previsão o nosso arqui-inimigo AA.
É o Inverno Português : de quando em vez terá que contar.
Normalmente é esta pasmaceira que se avizinha em que os únicos motivos de interesse serão as previsões a mais de 250 horas que depois jamais se concretizam...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
É o Inverno Português : de quando em vez terá que contar.
Normalmente é esta pasmaceira que se avizinha em que os únicos motivos de interesse serão as previsões a mais de 250 horas que depois jamais se concretizam...

pois é, no verao ( abr-out) estamos numa situação tipicamente de calmarias subtropicais...pouca coisa mexe.
no inverno a situação é diferente pois, nas nossas latitudes, começa a guerra entre os ares polares e tropicais e tanto o AA como a depressao da uslandia evolvem-se em tumultos o que dá origem a flutuações notaveis no estado do tempo ( sedo que o tempo anticiclonico normalmente prevalece pois estamos a uma latitue relativamente baixa em relação ao resto da europa).
por isso é que os modelos falham, por isso é que a festa é sempre retirada.
quanto ao mes de janeiro eu penso que sérá um limbo meteorologico.....mas logo se verá.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Agora apenas falta dizer que o Aurélio é que é o culpado porque é pessimista ....

A verdade é que a atmosfera este ano tem seguido determinados padrões e em relação a isso tenho muito caladinho para ver o que ia acontecer.
Tenho estado a comparar as previsões fantásticas dos modelos dos ultimos dias que agora comprovou-se que mais uma vez foram apenas para nós sonharmos (em relação á precipitação - a ver se os amantes do frio não ficam irritados desta vez:angry:) e tenho relacionados estas previsões com as previsões sazonais e aquilo que eu estava á espera confirmou-se plenamente depois dos restos da depressão que tem estado no mar na zona dos açores atingir Portugal neste final do ano o mês de janeiro vai entrar para variar seco.

Mas claro aqui o Aurélio é que é o culpado. Em relação aos amantes do frio não se preocupem que este mês será muito favorável para vocês, pois a minha experiência diz-me que normalmente que quando o Inverno é seco, o tempo é frio.

Por acaso tens uma certa razão :thumbsup::thumbsup::thumbsup: se formos a ver tem sido sempre AA, menos um pouco que o ano passado, mas a tendência é a mesma AA e mais AA, vamos ver o que os próximos tempos nos trazem :rolleyes: provavelmente algum frio e chuva mas em quantidades muito restritas :p
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
para aqueles que continuam a achar que vamos ter um inverno igual a tantos outros:



Wrap up - Met Office warns of Siberian blast and freezing weather
Time to put on your woolies: a sheep near Muir of Ord, Inverness, yesterday

Paul Simons
It’s time to get out the thermal underwear and thickest pullovers – Britain is set for shockingly cold weather for at least the next couple of weeks.

After a glorious Christmas, with not a hint of a snowflake, temperatures have been slipping steadily downwards, with minus 11C (12F) recorded in Aviemore, in the Highlands, on Saturday night.

The plunge into a Siberian blast of cold will worsen in the coming week as raw easterlies freeze the country. “This coming week, maximum daytime temperatures will be between 2C (36F) and 4C (39F) but temperatures at night could be well below zero for many places,” said Stephen Holman, forecaster at the Met Office.

The freezing conditions are being swept down from a strong high-pressure system anchored close to Scandinavia. Like a boulder firmly stuck in a river, this anticyclone is refusing to budge and sending our usual wet and windy winter weather on a wide detour, a system known as a blocking weather pattern.

Fears for young seaman missing after dance
Although it will feel bitterly cold, conditions will also largely be dry, at least for the next few days, and no significant snowfall is expected, although northern and eastern regions could experience some snow.

Exactly how cold it will become largely depends on where the high pressure sits and how much cloud it drags off the North Sea. And cloudy skies are needed, because they act like a duvet cover, helping to prevent some of the heat loss from the ground. If the nights turn clear and winds are light, though, temperatures could plummet as low as minus 10C (14F) even in the South of England in the next fortnight.

In winter, low pressure tends to dominate over Iceland and high pressure to the south, over the Azores. These two pressure systems dance in tune with each other and drive our winter weather, in what is known as the North Atlantic Oscillation (NAO). When the Icelandic low and Azores high are strong, they steer wet and mild weather over the UK; but when they slacken off in a negative phase, that turns the UK bitterly cold. At present the NAO is turning negative, sending a powerful signal that the weather is set to continue cold.

How bad could this winter sink? The weather maps are a chilling reminder of some our most savage winters, such as the notorious 1962-63 winter, the coldest for 180 years. This was when the sea froze around the coast of southeast England and crops were dug out of frozen ground with pneumatic drills and blizzards paralysed the nation.



jantemperature.png
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Tal como já disse a alguns dias a Europa Vai gelar nos primeiros dias de Janeiro disso tenho já poucas ou nenhumas duvidas!!Agora muitas duvidas tenho e temos ainda em relação a se esse frio vai nos atingir ou não! para isso tem de estar reunidos vários factores para que tenhamos sorte e esses factores não estão a querer aparecer nestas ultimas runs's principalmente do GFS que anda a nora :lol: