Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
A TENDENCIA e estou a referir tendencia com muito enfase, é a ondulação média que poderá variar entre os 8 metros e os 10 metros, tendo em conta a velocidade de vento média que está na previsão dos 850 hp do ECMWF que é na média dos 90 km\hora, e toda a area de geração de ondas (espectro largo).
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
novas saidas.....
o ECMWF insiste em fluxo perturbado de W durante os proximos 8 dias, uma situaçao interessante especialmente no norte e centro.
o GFS mantem o fluxo de NW e pôe, tal como o ecm, uma frente na 3f-4f proximas sendo que no medio prazo tirou a depressao que ficaria presa a sul dos açores ( um aberrante devaneio...:lmao:) e colocou-a a cruzar o norte da PI com SLPmin de 975hpa afectando-nos entre as 114h e as 180h.
esta depressao ao se deslocar para leste deixaria muito vento e bandas de forte precipitaçao culminando com uma entrada de ar frio principalmente nos niveis altos que levaria a uma breve ciclogenese a sul/sudoeste do pais....incrivel:w00t::unsure:
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
novas saidas.....
o ECMWF insiste em fluxo perturbado de W durante os proximos 8 dias, uma situaçao interessante especialmente no norte e centro.
o GFS mantem o fluxo de NW e pôe, tal como o ecm, uma frente na 3f-4f proximas sendo que no medio prazo tirou a depressao que ficaria presa a sul dos açores ( um aberrante devaneio...:lmao:) e colocou-a a cruzar o norte da PI com SLPmin de 975hpa afectando-nos entre as 114h e as 180h.
esta depressao ao se deslocar para leste deixaria muito vento e bandas de forte precipitaçao culminando com uma entrada de ar frio principalmente nos niveis altos que levaria a uma breve ciclogenese a sul/sudoeste do pais....incrivel:w00t::unsure:

será que poderia haver neve a cotas abaixo dos 200 metros???
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A meu ver parece é ambos os modelos andam completamente perdidos embora apesar de tudo o ECM tem sido mais consistente !!
Provavelmente nesta run do GFS tira tudo ...... o que mostrou na outra run !!
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bons dias,

O GFS está a ficar bastante bom, mesmo sendo a umas "distantes" 147 horas.( mas já começa a 120 h com fluxo de SW a enviar boas frentes sobre Portugal)

eu não sei se é bom se é mau, pois uma situação destas provocará por certo muita chuva vento e mares alterosos com os consequentes estragos...:unsure:

h500slppngdopvhostchart.png


6hrprecippngdopvhostcha.png



Pelo menos este modelo já começa a entrar em melhor sintonia com o ECM...aguardemos por próximas saidas dos modelos...
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Para mim está confirmado o cenário para o fim de semana que vem com uma forte depressão a NW... já se anda a ver isto a mais de uma semana depois ainda dizem que os modelos não valem nada. enfim
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Para mim está confirmado o cenário para o fim de semana que vem con uma forte depressão a NW... já se anda a ver isto a mais de uma semana depois ainda dizem que os modelos não valem nada. enfim

De facto, os modelos parecem estar a concordar no mesmo cenário para o próximo fim de semana. E se se concretizar, será um fim de semana meteorologicamente muito intenso (para o Algarve se calhar só intenso)!! Mas não seria a primeira vez que, a 2/3 dias do evento, a situação modelada se alterasse significativamente. É aguardar e ir vendo as várias runs até lá. Para já, fico contente se o previsto para 4.ª Feira se concretizar, com mais uns mm a cairem por aqui.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
No Norte e Centro já não tenho dúvidas, a unica duvida será a intensidade ...
No sul não tenho tantas certezas porque não está ainda bem definido até que ponto esse fluxo zonal descerá de latitude !!
Mais dois dias e as coisas ficam definidas !!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
a saida das 06z do GFS é muito compativel com o ECM nas prox 180h establecendo uma poderosa corrente de W com o jet a 40ºN e multiplas ciclogeneses a NW da PI e num eixo a cerca de 45ºN entre o NW dos açores e o golfo de biscaia.
frentes poderosas assim como ventos fortes a muito fortes de W/SW/NW e ondulaçao forte poderao comçar a afectar o pais ja a partir de 6f, sendo que ate lá teremos condiçoes bastante mais "soft";)
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Não quero ser pessimista, pois também fiquei bastante contente ao ver esta última RUN do GFS, mas tenham cuidado com o que dizem, pois já todos sabemos que basta se alterar uma variável no modelo (por exemplo subir mais a depressão) para na próxima RUN desaparecer quase tudo.

Enfim, vocês perceberam o que quis dizer.

No entanto era bastante bom em termos de precipitações especialmente para quem precisa (Algarve). :rain:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Não quero ser pessimista, pois também fiquei bastante contente ao ver esta última RUN do GFS, mas tenham cuidado com o que dizem, pois já todos sabemos que basta se alterar uma variável no modelo (por exemplo subir mais a depressão) para na próxima RUN desaparecer quase tudo.

Enfim, vocês perceberam o que quis dizer.

No entanto era bastante bom em termos de precipitações especialmente para quem precisa (Algarve). :rain:

Não creio que se vá alterar muito em relação ao que estamos a ver agora no GFS e ECM porque as peças estão todas bem colocadas :rolleyes: até acredito em cenários mais fortes principalmente no vento...veremos as próximas saídas a ver se mantém ou aumenta
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Não creio que se vá alterar muito em relação ao que estamos a ver agora no GFS e ECM porque as peças estão todas bem colocadas :rolleyes: até acredito em cenários mais fortes principalmente no vento...veremos as próximas saídas a ver se mantém ou aumenta

Este miguel surpreende-me sempre... :p Sempre com o teu positivismo :thumbsup:

Bem, eu penso que, quanto muito, isto deve de manter a situação, pois se aumentasse ainda os valores de vento e precipitação, aí sim creio que íamos ter problemas complicados em termos de estragos.

De qualquer maneira, o ECM e o GFS estão mais ou menos em concordância, o que é bom. Estive a dar uma espreitadela no NOGAPS e este também prevê uma situação um pouco semelhante no que toca a precipitações.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Este miguel surpreende-me sempre... :p Sempre com o teu positivismo :thumbsup:

Bem, eu penso que, quanto muito, isto deve de manter a situação, pois se aumentasse ainda os valores de vento e precipitação, aí sim creio que íamos ter problemas complicados em termos de estragos.

De qualquer maneira, o ECM e o GFS estão mais ou menos em concordância, o que é bom. Estive a dar uma espreitadela no NOGAPS e este também prevê uma situação um pouco semelhante no que toca a precipitações.

Depois de tirarem precipitação toda aqui do Algarve a 48/72 horas de distância aqui no Algarve (na semana passada) já não me admiro nada !!
Farto de ver situações destas a 144 horas ou acima de 180 horas estou eu .... embora ache que desta vez isso não vai acontecer !!
Quanto ao NAO nos proximos 15 dias deve andar negativo mas não muito ...
Por isso a tendencia é para a circulação de Oeste prevista ... mas afectando muito mais o Norte e Centro, mas desta vez contemplando tb o Sul de Portugal (acho eu !!)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Segundo esta run do GFS .. acho que ficariamos com uma nova costa Portuguesa !!!

Dêem uma espreitadela e digam alguma coisa !!

Nem sempre as pressões mais proximas de nós traduzem-se em mais precipitação, assim sendo o que esta run representa essencialmente é uma forte corrente de Noroeste que certamente daria ondas de 8 a 10 metros na costa Portuguesa, e ventos de Oeste com rajadas de 100 km no litoral e terras altas !!

Mas isto foi apenas uma RUN, e muitas outras vão-se seguir, por isso não vale a pena entusiasmos ou pessimismos exagerados !!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.