Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2009

Estado
Fechado para novas mensagens.

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Olá a essa descrição dá-se o nome de chvas geladas? que tanto se ouve falar no EUA?
é normal acontecer também em Portugal com frequência? Sou pouco entendido no assunto :)

Freezing rain, ou chuva congelada.

Em Portugal penso não ser assim um fenómeno tão comum quanto isso. Pelo menos na terra dos meus pais em Montemuro, já não viam nada assim há muito tempo (na quarta-feira as coisas pareciam de cristal, segundo me disseram).

Normalmente em Portugal, a precipitação progride de NO para SE. Massas de ar frio e húmido que deixam neve nas terras altas, ou cotas médias caso haja bastante frio acumulado.

Massas que vêm de SO para NE não são tão comuns. E são massas de ar húmido bastante mais quentes.
Ou seja, ar quente em altura com ar frio à superfície, temos não neve, mas chuva congelada.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Continente


Frio hoje e parte do dia de amanhã conforme as regiões, ao que se seguirá um cenário muito idêntico ao da passada terça/quarta-feira, com uma entrada da frente por sul trazendo chuva a sul e neve a norte e centro em diferentes cotas, sendo que a chuva poderá ser mais generosa do que há de dias atrás. A precipitação chegará a sul de Lisboa pelas 18h e ao extremo norte do país pela meia noite, sendo que entrará nebulosidade mais cedo a preceder a precipitação.

Carta MetOffice para meia noite de amanhã

fsxx00t48.jpg



Evolução da nebulosidade, precipitação e temperatura aos 2 metros

GFS/MeteoPT



ECMWF/IM




A nível de cotas, esta é a minha opinião das cotas nos momentos mais favoráveis, sendo que a neve passará a chuva na manhã nas cotas mais altas e tarde de segunda-feira no nordeste onde as cotas são mais baixas, podendo também haver formação de sleet ou chuva gelada pela madrugada e primeiras horas da manhã.

cota.png




Ilhas

Continuação de alguma instabilidade neste padrão atlântico com ciglogeneses constantes com vento e possibilidade de chuvas e trovoadas, divergindo um pouco os modelos no afectar das ilhas mais directamente ou não

ilhas.png


520232009121900036.gif









Natal


Afigura-se um natal (e véspera) de instabilidade, uma época em que muitos se fazem à estrada, mas de intensidade ainda incerta dadas as horas que ainda faltam.

modss.png
 

carlitinhos

Cumulus
Registo
13 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Fundão (540m)
pois é .... pessoal de bragança..... cuidado que lisboa ainda vos rouba a neve

a red bull air race ja saiu do porto .... agora vamos ver isto

boas a todos

passo por aqui algum tempo mas pouco intervenho pois não sou um expert no assunto, gosto mais de ler e aprender com os vossos post's, mas não resisti a este fosse facil deslocar a Serra da Estrela e ja a teriam colocado as portas da capital, que país este tem tudo de girar em torno de Lx. Irra.....

cumps
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Para ter em atenção a partir de segunda....

Temporal atlántico
Información elaborada el 19 de diciembre de 2009



A partir del próximo lunes, día 21, y al menos durante toda la semana, la situación atmosférica estará regida por un flujo muy húmedo de procedencia atlántica, provocado por varias depresiones que se desplazarán desde el área de Azores hasta el oeste de Europa, llevando asociado sistemas frontales activos y eficientes que ocasionarán lluvias frecuentes y generalizadas. Las precipitaciones afectarán principalmente a la vertiente atlántica de la Península, donde serán frecuentes y en ocasiones muy persistentes, como es probable que ocurra en el litoral de Galicia, la zona centro y el entorno del Estrecho, pero también podrán ser importantes en zonas de la vertiente mediterránea, como el área de Alborán y el valle del Ebro. Con menor intensidad y frecuencia alcanzarán el litoral de levante, el sureste peninsular y los dos archipiélagos.

Predominarán los vientos de componentes oeste y sur, alcanzando intensidad moderada con intervalos de fuerte en el oeste y norte de la Península, principalmente en los litorales y zonas altas, en el área mediterránea y en Canarias.

Las temperaturas serán en general moderadas para la época del año, por lo que la cota de nieve será significativa sólo, de forma intermitente, en los sistemas montañosos del norte y noroeste de la Península.


Fonte : AEMET
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Não é aqui o local para o fazer , e penso que não será por isso que ele o faz, mas o trabalho do Vince, com as previsões a curto prazo que aqui coloca de maneira a que toda a gente compreenda, é simplesmente fantástico e merecedor dos maiores elogios. Parabéns e obrigado:)...
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Que bela nevada em prespectiva para Bragança...só não me agrada uma coisa é que começe a cair por volta da meia-noite de Domingo para Segunda....assim não consigo ir para a cama só pelo prazer de a ver cair!:D (mais uma manhã caótica no trânsito da cidade)
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
Que bela nevada em prespectiva para Bragança...só não me agrada uma coisa é que começe a cair por volta da meia-noite de Domingo para Segunda....assim não consigo ir para a cama só pelo prazer de a ver cair!:D (mais uma manhã caótica no trânsito da cidade)


adorava voltar a bragança.... o ano passado fui lá quase de propósito para ver a neve..... mas tenho medo de me espetar com o carro.....

nunca conduzi na neve e acho que é muito perigoso
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Essa da cota mínima nacional é um pouco estúpido. Então se num determinado dia só chover no Minho, a previsão descritiva é só 'chuva' para todo o país?
O GFS prevê muitos mm no sul do país na noite de Domingo para Segunda, entre 30 e 50 mm no Algarve e Baixo Alentejo. E pelo menos até ao dia de Natal o padrão manter-se-á.
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Essa da cota mínima nacional é um pouco estúpido. Então se num determinado dia só chover no Minho, a previsão descritiva é só 'chuva' para todo o país?
O GFS prevê muitos mm no sul do país na noite de Domingo para Segunda, entre 30 e 50 mm no Algarve e Baixo Alentejo. E pelo menos até ao dia de Natal o padrão manter-se-á.

Então não se costuma dizer quando não se sabe inventa-se :D é o que o nosso IM faz :lmao: já nem vale a pena comentar :confused: como também se costuma dizer em outras andanças eles é que o ganham e nós é que nos chateamos.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.