Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Muito boas as previsões da AEMET para a Galiza, amanhã

EN EL NOROESTE NUBOSO A MUY NUBOSO ALTERNANDO CON INTERVALOS MUY
NUBOSOS CON CHUBASCOS DEBILES Y MODERADOS, EN EL SURESTE, NUBOSO
CON CHUBASCOS DEBILES, OCASIONALMENTE MODERADOS, PROBABILIDAD DE
TORMENTAS AL PRINCIPIO EN EL NORTE, COTA DE NIEVE EN DESCENSO DE
600 A 300 METROS
. TEMPERATURAS EN LIGERO A MODERADO DESCENSO CON
HELADAS DEBILES EN ZONAS ALTAS. VIENTOS DEL NOROESTE MODERADOS A
FLOJOS EN EL INTERIOR Y FUERTES A MODERADOS EN EL LITORAL.
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Segundo o modelo GFS parece que vamos ter mais uma ciclogénese explosiva á nossa porta lá para segunda feira:

a pressão a cair dos 1008 hpa ás 9: 00 de domingo dia 8/02 para os +/- 975 hpa no centro ás 15: 00 de segunda feira dia 9/02, uma queda de 33 hpa em +/- 30 horas!

O Norte e o Centro em especial poderão ver rajadas de vento bastante forte acima dos 100 km /h e chuva intensa.Vamos aguardar por próximas saídas, para ver se o percurso do centro depressionário é mais a norte ou a sul...

airpressurehe4.png



airpressurevv0.png
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Parece-me muito estranha esta run (do snifa). Reparem que das 9 para as 15h não só temos um cavamento profundo a NO\N da peninsula como na terra de lavrador no Canadá temos a mesma situação...parece-me uma falha do sistema ou então uma coincidência "atípica" - 2 ciclogénesis ao mesmo tempo?:huh::huh::huh:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Parece-me muito estranha esta run. Reparem que das 9 para as 15h não só temos um cavamento profundo a NO\N da peninsula como na terra de lavrador no Canadá temos a mesma situação...parece-me uma falha do sistema ou então uma coincidência "atípica" - 2 ciclogénesis ao mesmo tempo?:huh::huh::huh:



Não vejo nada de "anormal" ( tirando o cavamento forte da depressão a NW da PI claro)

é perfeitamente possível duas ciclogéneses ao mesmo tempo!

Vamos ver como saem as próximas runs..:thumbsup:
 

bewild

Cumulus
Registo
14 Dez 2008
Mensagens
157
Local
Amadora (Venteira) 145mts ou Sobral de Monte Agraç
Boas companheiros! Queria colocar aqui uma questão aos mais entendidos na matéria, pelo que analisei nas cartas do GFS esta madrugada vai estar frio em altura e pelos cálculos que andei a fazer as cotas devem se situar entre os 500 a 600 mts para a queda de neve mas no entanto a 2m não estará assim tanto frio, o que eu gostaria de saber é se concordam com estas cotas e se acham mais provável a queda de neve esta madrugada ou na de Sábado a cotas iguais ou mais baixas. Estou a referir-me a estas cotas para uma possivel expedição a Montejunto
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Boas companheiros! Queria colocar aqui uma questão aos mais entendidos na matéria, pelo que analisei nas cartas do GFS esta madrugada vai estar frio em altura e pelos cálculos que andei a fazer as cotas devem se situar entre os 500 a 600 mts para a queda de neve mas no entanto a 2m não estará assim tanto frio, o que eu gostaria de saber é se concordam com estas cotas e se acham mais provável a queda de neve esta madrugada ou na de Sábado a cotas iguais ou mais baixas. Estou a referir-me a estas cotas para uma possivel expedição a Montejunto

Como mera opinião, e repito, é apenas a minha opinião baseada nos modelos e alguns cálculos: Acho que a cota será mais ou menos essa sim. A noite mais provável para queda de neve a essas cotas a meu ver é mesmo a próxima uma vez que no Sábado de madrugada há um pouco menos de frio em altitude. Quanto à questão montejunto acho complicado nevar lá... Primeiro porque a cota irá subir de Norte para Sul e em Montejunto deverá estar mesmo no limite. No entanto nos pontos mais altos nunca se sabe. De qualquer forma é melhor ir acompanhando a situação ao minuto e ver a evolução das coisas.
 

bewild

Cumulus
Registo
14 Dez 2008
Mensagens
157
Local
Amadora (Venteira) 145mts ou Sobral de Monte Agraç
Como mera opinião, e repito, é apenas a minha opinião baseada nos modelos e alguns cálculos: Acho que a cota será mais ou menos essa sim. A noite mais provável para queda de neve a essas cotas a meu ver é mesmo a próxima uma vez que no Sábado de madrugada há um pouco menos de frio em altitude. Quanto à questão montejunto acho complicado nevar lá... Primeiro porque a cota irá subir de Norte para Sul e em Montejunto deverá estar mesmo no limite. No entanto nos pontos mais altos nunca se sabe. De qualquer forma é melhor ir acompanhando a situação ao minuto e ver a evolução das coisas.

Obrigado pela resposta vitamos, defacto essa também foi a análise que fiz é que no sábado vai haver menos frio em altitude pelo menos nas previsões mas a 2mts no sábado vai estar mais frio, bem o que ainda vou fazer é ir lá esta madrugada e depois na madrugada de sábado. Não há nada como chegar ver e saber.
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
4ºC de mínima para esta e a próxima noite em Coimbra segundo o IM. è pena ficamos outra vez a beirinha de ver o elemento branco por esta zona.:(
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,969
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Não vejo nada de "anormal" ( tirando o cavamento forte da depressão a NW da PI claro)

é perfeitamente possível duas ciclogéneses ao mesmo tempo!

Vamos ver como saem as próximas runs..:thumbsup:
Sem dúvida que o cavamento é maior a NO da península, mas aquela que referi nas terras de lavrador no Canadá parece também potencialmente explosiva e aparece do "nada" - duas na mesma carta parecem-me estranho...;)
Vamos ver como se portam as próximas cartas e no caso de aparecer um maior cavamento...cá estamos para escorar as janelas e as portas!:D
Ah, parece-me que há nesta uma maior probabilidade de ventos mais fortes no litoral norte do o que nos deu o "klaus" - mas pode ser só impressão!:confused:
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
4ºC de mínima para esta e a próxima noite em Coimbra segundo o IM. è pena ficamos outra vez a beirinha de ver o elemento branco por esta zona.:(

O normal. Já nem me faz cócegas.
Depois da overdose de sleet que tivemos no fim de Janeiro.
Se reparares todos os episódios de neve no país nos últimos sei lá quantos anos passaram todos ao lado de Coimbra.
Por isso acho mais provável que me saia o euromilhões(jogo 1 vez cada 2 meses) do que ver nevar em Coimbra.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Obrigado pela resposta vitamos, defacto essa também foi a análise que fiz é que no sábado vai haver menos frio em altitude pelo menos nas previsões mas a 2mts no sábado vai estar mais frio, bem o que ainda vou fazer é ir lá esta madrugada e depois na madrugada de sábado. Não há nada como chegar ver e saber.

não te esqueças de nos dar "boas" novidades vindas do Montejunto:thumbsup:
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Depois de tanto se cascar no IM, eles chegaram à conclusão que não vale a pena investir tanto em sistemos complexos e dispendiosos para previsão do tempo, e, em época de crise, resolveram simplificar procedimentos e cortar nas despesas.
Veja-se então o SIMPLEX adaptado ao nosso IM:




:D:D:D

Espero que não levem a mal um pouquinho de humor para animar os espíritos...