Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
boas

é impressão minha ou ja temos AA até março:sad::sad::sad::sad:




e o "malandro" cada vez mais intenso

gfs-0-240_qqa4.png


A run GFS 12z, mais actual, portanto, para a mesma data, afasta o AA para ocidente. É uma questão de aguardar a run ECMWF das 12h.;)

A conclusão parece ser que o AA nos afectará por essa altura (240h), mas ainda restam alguns dias até Março... Quem sabe!:cold:
 


nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Bem, começa-se a visualizar algo mais "normal" para esta época do ano, uma depressão a sudueste do continente

Dá a sensação oh Mário, que colocas estes posts para manter agarrados os nossos visitantes e/ou intervenientes a esta sempre fascinante novela da previsão do tempo e respectivos modelos.
Mas não vale a pena disfarçar:
-os próximos episódios serão mesmo daqueles em que nada se passará,
nada evoluirá à boa maneira de uma tradicional novela da Globo e fazendo juz à nossa matriz climática.
O Anticiclone Açoriano prometido em casamento ao da Gronelândia recusou à última da hora esse propósito.O siberiano continua escondido nos bastidores.
Com este desenlace ,as cenas dos próximos capítulos serão enfadonhamente pachorrentas e se não virmos a novela da previsão do tempo nos próximos 6, 7 dias, arriscámo-nos a não perder rigorosamente nada.
Estivémos mal habituados até aqui.Sobretudo os do Norte.
Até estranhamos . Mas sabíamos que o guião não comportaria mais, tamanho ritmo.
Mudanças? Onde? Na Madeira ? Talvez .
Para o Continente estão adiadas para as Calendas...
 

DMartins

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
834
Local
Guimarães - 199mts Altitude
Dá a sensação oh Mário, que colocas estes posts para manter agarrados os nossos visitantes e/ou intervenientes a esta sempre fascinante novela da previsão do tempo e respectivos modelos.
Mas não vale a pena disfarçar:
-os próximos episódios serão mesmo daqueles em que nada se passará,
nada evoluirá à boa maneira de uma tradicional novela da Globo e fazendo juz à nossa matriz climática.
O Anticiclone Açoriano prometido em casamento ao da Gronelândia recusou à última da hora esse propósito.O siberiano continua escondido nos bastidores.
Com este desenlace ,as cenas dos próximos capítulos serão enfadonhamente pachorrentas e se não virmos a novela da previsão do tempo nos próximos 6, 7 dias, arriscámo-nos a não perder rigorosamente nada.
Estivémos mal habituados até aqui.Sobretudo os do Norte.
Até estranhamos . Mas sabíamos que o guião não comportaria mais, tamanho ritmo.
Mudanças? Onde? Na Madeira ? Talvez .
Para o Continente estão adiadas para as Calendas...

Ora bem. :thumbsup:
Novelas, só no GSF e a partir das 276h, e já sabemos que estando aquilo àquela distância, o que lhes poderá acontecer daqui a uma ou duas run...
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Está-me a querer parecer que o AA tem como convidadas de honra as trovoadas... :unsure:

Gotas frias? Vamos todos sonhar... :rolleyes: Agora, onde... Falta saber...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
com alguma sorte até podemos ter umas trovoadazitas no sul devido á depressao que o mario indicou ( e que tem sido uma contante no GFS desde há algumas runs atras) e ao relativo calor diurno com temps de 18Cº ou mais:rolleyes::rolleyes:
quanto ao fim da era "AA" penso que será com a formação de uma depressao na zona das ilhas britanicas que descerá em latitude trazendo uma frente fria que fará a temperatura descer ( iso 0 ou pouco menos nos 850hpa) e depois o anticiclone voltará ao lugar repondo a corrente de W com precipitaçao no norte e centro e ceu pouco nublado com aguaceiros fracos no sul outro cenario seria a depressao formar-se nas ilhas britanicas trazendo a frente e, logo de seguida, o AA encavalitar-se de novo em cima da PI e da europa ocidental.
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
:thumbsup:
Ora bem. :thumbsup:
Novelas, só no GSF e a partir das 276h, e já sabemos que estando aquilo àquela distância, o que lhes poderá acontecer daqui a uma ou duas run...

Espectaculo de dia :lmao:

Habituem se a esta novela porque será esta uma novela daquelas que a partir de agora é só repetições todos os dias!
A partir de agora será sempre assim! Os Cº sempre em alta! Em baixa? Só em casos extrodinário! Aquela situação de entrada de ar frio a qual os modelos têm vindo Adiar na minha opinião nem de perto chegará acontecer! O nosso AA está cansado de férias, agora tem que por mãos a obra e trabalhar e fazer o que lhe compete nesta altura do campeonato! Acho até que a primavera virá adiantada! Será esse o proximo capitulo? Quiçá! Continuaremos a ver os proximos episódios (runs)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
É pá desculpem o Off-Topic mas não falem em novelas ... ESTOU FARTO DE NOVELAS BRASILEIRAS E PORTUGUESAS !!:angry:

Voltando ao tema o GFS insiste numa mudança a partir das 264 horas, o que curioso é que esta mudança existe há já 3 dias e ainda não baixou !!
O que eu sei é que hoje andei em T-Shirt
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
calor, sol e AA em cima por baixo e aos lados até t+220h depois o que me parece é que o AA vai para N dos açores e o jet vai favorecer a ciclogenese ( de varias depressões) na zona que vai das ilhas britanicas á peninsula , á madeira e ás canarias podendo estas depressões causar alguma chuva em todo o pais:rolleyes::rolleyes:já em termos de frio...onde????o que???como....? pois é a iso 0 ainda é capaz de raspar no norte mas apenas isso:lmao:



 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Pois é..Parece que os próximos 10 dias,6 dias de certeza,vão ser de tempo primaveril.. Este tempo caracterizado por minimas frias,e máximas de 17,18 graus costumam acontecer em Março. Este ano vierem mais cedo,a meio de Fevereiro :cool:
 

Lince

Cumulus
Registo
11 Fev 2008
Mensagens
183
Local
Bouça dos Homens (1050m)
Meus amigos, vamos lá ter calma e pensar um bocadinho.
Este outono/inveno tem sido normal (digo normal porque para mim anormal foram os ultimos invernos), depois de tanto frio, chuva e neve era preciso um bocado de estabilidade, o que realmente está a acontecer. Agora não tenham a menor das dúvidas que ainda vamos ter bastante frio, alguma neve e muita chuva ,embora como os dias são cada vez maiores não se re repetirão os episódios dos meses anteriores.
Para quem enterrou o inverno podem-se preparar pois ele irá rescuscitar em breve.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,972
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Epá, gozem o sol, gozem o calor durante o dia - apreciem a brisa fresca da noite e, nos locais propícios, saboreiem as geadas. todos os elementos são bem vindos à nossa presença. Já cá tivemos a neve, a chuva, o frio, o nevoeiro, as trovoadas - agora sabe bem o que temos: o sol e de noite o céu estrelado; enfim, qualquer das situações climáticas que temos tido é bela à sua maneira...:thumbsup:
O inverno ainda não acabou, a primavera ainda não começou. Quem sabe se o resto de inverno é primaveril e a primavera começa invernal? Tudo pode acontecer...nós afinal estamos cá para seguir o andamento do clima - não somos nós a mandar, senão a pintura estaria borrada (passe o simbolismo:lol:).
Quanto às runs: sol por agora, noites frias e dias amenos nos próximos dias e depois deveremos ter algum frio misturado com humidade; poderemos ter surpresas mas se elas vierem estaremos mais bem dispostos por esta trégua que temos que nos traz vitamina D ao organismo.
Aproveitem!!!:p