Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pois eu não vejo nada de especial nos proximos 10 dias ... mas atendendo a que existe formaçao convectiva desta vez pode ser que possa exsitir alguma surpresa mas não espero nada de especial !!

Trovoadas ainda estou á espera de ouvir alguma .... pois desde 29 de Setembro que não oiço .... sim eu já digo ouvir pois relampagos é que não vi mesmo nada de nada :angry:
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O freemeteo preve 27.4 mm de precipitação para Faro .... realmente é obra, até para um dia é pouco quanto mais para 7 dias ..
Estes dias de periodos de chuva ou aguaceiros que aí vem parece mais do tipo: 1 aguaceiro e trovoadas ao pequeno almoço, 1 ao almoço e outro ao jantar ....
É que para precipitações com trovoada ter 4 mm de precipitação em 6h apenas pode ser :mad: !!

Se dando chuva para todos os dias ( desde jeito) teria que chover todos os dias do mês para atingir a média aqui em Faro !!

Sou pessimista ... não eu sou é realista, tão realista como os meses de precipitação abaixo da média com que vamos aqui no sul em especial Algarve !!

Só vejo chuviscos á minha frente é que vai tudo ou para Setubal :D ou para o Norte de Portugal :angry::angry:

Se algum ver uma depressão formada a sudoeste do cabo de S. Vicente avisem-me se faz favor !!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Pois eu não vejo nada de especial nos proximos 10 dias ... mas atendendo a que existe formaçao convectiva desta vez pode ser que possa exsitir alguma surpresa mas não espero nada de especial !!

Trovoadas ainda estou á espera de ouvir alguma .... pois desde 29 de Setembro que não oiço .... sim eu já digo ouvir pois relampagos é que não vi mesmo nada de nada :angry:

Esta run até mete uma situação engraçada para o sul na madrugada do dia 6 sexta feira :p veremos se mantêm ou não...terça e quarta está bom para quem gosta de chuva e vento como eu...quanto a quem gosta de neve e frio parece se complicar pois não vejo neve sem ser nos locais normais e quando poderia ser em locais pouco habituais (Sábado) lá se vai a chuva, e mesmo quem gosta de tempo de sol e frio não vai ter muito sorte só vejo o dia de sábado e madrugada de domingo assim frios e tempo seco a partir de domingo volta o tempo ameno e a chuva...
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Esta é uma run que sinceramente me custa analisar... é porque é daquelas que nem é carne nem peixe...

Alguma chuva, que não é pouco nem muita, entrada de ar frio, que nem é pouco nem muito, por isso as cotas de neve que irão baixar ao longo da semana deixarão de ser altas, mas também não serão baixas. Com a depressão encostada a NW do território nas próximas horas algum vento com certeza mas nada de extraordinário...

Ou seja e pedindo desculpa por ser uma análise tão simplista, uma semana normal deste Inverno espectacular, que não será em princípio uma semana tão espectacular...

Mas alguém é já capaz de ter certezas nesta altura? :p
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Atenção que quando eu falo em nada de especial refiro-me concretamente ao sul e mais em especial ao Algarve.

PS: Avisar antes que seja atacado por todos os lados :D:angry:;)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
O freemeteo preve 27.4 mm de precipitação para Faro .... realmente é obra, até para um dia é pouco quanto mais para 7 dias ..

O GFS meteoPT.com da run das 12h prevê um pouco mais de precipitação que o freemeteo. :hehe:
Cerca de 38,5mm até às 0h do dia 10.

Pegando nas palavras do amigo Vitamos, a run não é carne nem é peixe.
Mas acumulado ainda se esperam os seguintes valores de precipitação até às 0h do dia 10:

Aveiro: 88,2mm
Beja: 45,3mm
Braga: 114,0mm
Bragança: 55,2mm
Castelo Branco: 77,2mm
Coimbra: 83,4mm
Évora: 61,9mm
Faro: 38,5mm
Guarda: 68,5mm
Leiria: 50,8mm
Lisboa: 61,5mm
Portalegre: 77,3mm
Porto: 102,5mm
Sagres: 31,6mm
Tomar: 61,6mm
Viseu: 101,6mm

Angra do Heroísmo: 20,4mm
Ponta Delgada: 21,0mm

Funchal: 29,1mm
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
O freemeteo preve 27.4 mm de precipitação para Faro .... realmente é obra, até para um dia é pouco quanto mais para 7 dias ..
Estes dias de periodos de chuva ou aguaceiros que aí vem parece mais do tipo: 1 aguaceiro e trovoadas ao pequeno almoço, 1 ao almoço e outro ao jantar ....
É que para precipitações com trovoada ter 4 mm de precipitação em 6h apenas pode ser :mad: !!

Se dando chuva para todos os dias ( desde jeito) teria que chover todos os dias do mês para atingir a média aqui em Faro !!

Sou pessimista ... não eu sou é realista, tão realista como os meses de precipitação abaixo da média com que vamos aqui no sul em especial Algarve !!

Só vejo chuviscos á minha frente é que vai tudo ou para Setubal :D ou para o Norte de Portugal :angry::angry:

Se algum ver uma depressão formada a sudoeste do cabo de S. Vicente avisem-me se faz favor !!



O INM espanhol prevê para os próximos dois dias 15 a 30 mm de precipitação para a província de Huelva. Muito pouco, e não vai chegar para compensar o défice dos últimos 4 meses com precipitações abaixo da média e até para Faro atingir os valores médios de Fevereiro da série 1961-1990. Neste momento Faro precisa de pelo menos 150 mm só este mês, algum impossível com o cenário para já previsto. Como as coisas estão se Faro chegar este mês aos 80 mm já fico contente, mas para já esse valor está muito difícil de atingir.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O GFS meteoPT.com da run das 12h prevê um pouco mais de precipitação que o freemeteo. :hehe:
Cerca de 38,5mm até às 0h do dia 10.

Pegando nas palavras do amigo Vitamos, a run não é carne nem é peixe.
Mas acumulado ainda se esperam os seguintes valores de precipitação até às 0h do dia 10:

Aveiro: 88,2mm
Beja: 45,3mm
Braga: 114,0mm
Bragança: 55,2mm
Castelo Branco: 77,2mm
Coimbra: 83,4mm
Évora: 61,9mm
Faro: 38,5mm
Guarda: 68,5mm
Leiria: 50,8mm
Lisboa: 61,5mm
Portalegre: 77,3mm
Porto: 102,5mm
Sagres: 31,6mm
Tomar: 61,6mm
Viseu: 101,6mm

Angra do Heroísmo: 20,4mm
Ponta Delgada: 21,0mm

Funchal: 29,1mm

Então é pior ainda .... pois o Freemeteo é apenas para 7 dias ou seja até dia 7 fevereiro assim temos mais 11 mm em 3 dias ...
É como digo se isto fosse verdade podia chover quase todos os dias do mes que não chegava á média !!
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Nao ha nenhuma possibilidade da massa de ar frio que esta a afectar a inglaterra vir cá nos visitar pois nao :huh::huh:

Na verdade ela já nos está a afectar e continuará a afectar esta noite (que será frescota). Simplesmente com muito menos intensidade e menos água a acompanhar. De qualquer forma no final da tarde de amanhã ainda está prevista a queda de neve, mas em princípio nos sítios mais habituais.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O modelo que preve o tempo para as próximas 4 semanas no UK diz que esperam tempo frio ... e relativamente seco, apesar de influenciado por baixas pressões mas com ventos de componente Este/Nordeste !!

Se pensarmos ... apenas na teoria que não podemos ter ventos sempre a soprar do mesmo lado e que normalmente quando é seco no Uk é mais chuvoso a sul da Europa, então pode ser que o sul do país tenha alguma hipotese ... mas por outro lado apenas vejo o Anticiclone na Madeira em extensão até ao sul de Portugal !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ao menos podia ter avisado .. em vez de apagar ou mover, nem encontro nada nos outros lados relativamente ao que tinha escrito !!:angry::angry::angry:

Eu também sei apagar ou mover ....

Factos são factos .... e não se falou em médias anuais porque essas sei que parecem ter-se mais ou menos mantido ... a constatação é os meses de Inverno (dezembro/Janeiro/Fevereiro).
Fim de citação.