Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010



Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Estas runs do GFS estão a ficar cada vez piores de run para run ... daqui ainda manda o AA para cima de nós no Domingo !!
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Esta saida do gfs é uma tristeza muita da precipitação prevista no 2º painel foi retirada, o que vale é que esta semana( quarta e sexta) vai haver precipitação algo significativa:thumbsup:.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Realmente o pós-dia 12, está um pouco desolador...apenas frio e nada mais:(
mesmo no 2º painel...nada de interessante, mas tudo pode mudar.;)
 

Sissi

Cirrus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
64
Local
Corroios
Boa tarde.

Quanto à questão do freemeteo ser ou não credível, isso não sei, pois sou uma mera leiga nestes assuntos, mas uma coisa e certa acertou em cheio para o nevão de 10 de Janeiro aqui em Portalegre.
Continuando a falar do Freemeteo ele volta a por neve para Portalegre na sexta e no domingo também. O curioso mesmo é o Weather Underground:


Sexta à noite
Possibilidade de neve. Pouco nublado. Mínima -8 °C . Vento NORDESTE 21 km/h . Chance of precipitation 20% (water equivalent of 1.68 mm). Sensação Térmica: -12 °C .


:surprise:

Será ou passaram-se mesmo??!!!
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Boa tarde.

Quanto à questão do freemeteo ser ou não credível, isso não sei, pois sou uma mera leiga nestes assuntos, mas uma coisa e certa acertou em cheio para o nevão de 10 de Janeiro aqui em Portalegre.
Continuando a falar do Freemeteo ele volta a por neve para Portalegre na sexta e no domingo também. O curioso mesmo é o Weather Underground:


Sexta à noite
Possibilidade de neve. Pouco nublado. Mínima -8 °C . Vento NORDESTE 21 km/h . Chance of precipitation 20% (water equivalent of 1.68 mm). Sensação Térmica: -12 °C .


:surprise:

Será ou passaram-se mesmo??!!!

"Passaram-se mesmo", acredita! :D;)

Realmente é com tristeza que também eu vejo o aumento do AA e o consequente afastamento da depressão que nos poderia afectar no principio da semana que vem :(
E era precisamente na segunda-feira que com o frio instalado as surpresas poderiam voltar a suceder. Na verdade se algo se passar na madrugada de Sexta para Sábado, não creio em cotas muito baixas. Basta ver que por exemplo por aqui a máxima foram de uns escandalosos 15,6ºC (segundo dados oficiais do IM). Como tal o que está instalado são sim as temperaturas bastante amenas.... :angry:

gfs21625159209.png
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
o ECMWF continua mais ou menos na mesma sendo que ambos os modelos até Domingo continuam mais ou menos iguais ... "!!
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Para Viseu, o MeteoGroup Insiste em neve na sexta e Sábado, e aguaneve no Domingo, com mínimas de -2ºC na sexta e sábado e 0ºC no domingo.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
A minha análise (fundamentada apenas no GFS) é a seguinte:
De uma forma muito simples nos locais em que haverá precipitação(Centro e Sul) na quarta e na sexta será em forma de chuva uma vez que a iso a 850hpa é claramente positiva, nos locais em que a iso estará abaixo de zero não haverá precipitação (Nordeste Transmontano). Depois quando houver frio para toda a gente não haverá precipitação para ninguém! E como nessa altura será Carnaval...ninguém levará a mal!
Esta análise apenas têm como base o GFS uma vez que sinceramente os meus conhecimentos em metereologia não me permitem através de uma carta sinóptica do ECMWF, concluir a quantidade de precipitação bem como a sua localização.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
o europeu continua com grandes previsoes de realcar que para sexta coloca muito mais frio que o gfs o que aliado á precipitacao seria de neve por aqui
ECM0-96.GIF



para segunda terca continua impressionante se estes mapas se confirmassem podiamos ter um nevao identico ou ate maior que o de dia 10


ECM1-168.GIF




ECM0-168.GIF
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
pode ser que na RUN18z do GFS se aproxime do Europeu...a resposta começará a sair dentro de meia-hora;)