Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Sinceramente estou contente...apesar de não ter havido acumulação na cidade, uma vez que as serras estão branquinhas, acho que foi um momento agradável uma vez que eu nem esperava chuva quanto mais neve! Por isso a 1ª possibilidade que se apresentava para nevar...nevou, agora irei aguardar pelo desenvolvimento da situação sem dar demasiada importância ao GFS uma vez que se tem mostrado inconstante e sem credibilidade, acomnpanhando as tendência do ECMWF, sem dúvida muito mais certeiro e utilizando também um pouco a intuição...
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
O GFS enganou-se na precipitação, quem esteve mais próximo foi o ECM e o Aladdin. O GFS colocava 6 mm na run das 00, ele choveu mais do dobro.:lol: Muita água tem metido o GFS, o ECM tem estado mais certinho.:D
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
O fim de semana vai mesmo ser seco apenas poderá chover ainda na madrugada de Sábado no Sul com a cota de neve nos 500m como tinha dito uns post atrás... frio muito frio sexta a Segunda :cold: depois a partir de Segunda e durante toda a semana teremos baixas pressões com pressões mínimas bastante baixas as mais baixas este ano na ordem dos 980hpa e muita chuva e vento uns dias mais que outros mas no geral será uma semana de Carnaval de puro inverno rigoroso :rain:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O fim de semana vai mesmo ser seco apenas poderá chover ainda na madrugada de Sábado no Sul com a cota de neve nos 500m como tinha dito uns post atrás... frio muito frio sexta a Segunda :cold: depois a partir de Segunda e durante toda a semana teremos baixas pressões com pressões mínimas bastante baixas as mais baixas este ano na ordem dos 980hpa e muita chuva e vento uns dias mais que outros mas no geral será uma semana de Carnaval de puro inverno rigoroso :rain:

isso mesmo.;)

ui ui:p:D
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Nesta RUN18z a situação para a tarde de 6ªf. parece-me (friso...parece-me) que melhorou um pouco em relação à RUN12z. Os mais "experts" na matéria que se prenunciem sobre a situação modelada nesta RUN.;)
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Nesta RUN18z a situação para a tarde de 6ªf. parece-me (friso...parece-me) que melhorou um pouco em relação à RUN12z. Os mais "experts" na matéria que se prenunciem sobre a situação modelada nesta RUN.;)

Sim até agora melhorou para o sul a nível de precipitação mas é curioso como o gfs anda as aranhas a menos de 48h com o posicionamento da depressão e isso deixa-me algumas esperanças ;)

gfs-2-48_pfb1.png
 

white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
133
Local
Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
Boa Noite

Aqui rondam uns 6ºc em Vila Nova de Gaia, chuviscou toda a tarde e nada mais. Em Fornelos - Cinfães, a 600 mts nada de mais, nada do que chuva todo dia, mas com uma sensação de muito frio.
Pelo que vejo nos modelos, não haverá nada mais do que chuva para o pessoal sambar a vontade.:lmao: pelo que já disseram aqui, concordo plenamente, é uqe cada vez mais as temperaturas serão mais altas pelo tempo em que vamos, surpresas como a tempos atrás será quase um milagre, mas tudo pode acontecer. :uau:
Não ponham grandes expectativas nos modelos, porque eles valem o que valem, o GFS já meteu e já tirou, anda completamente a leste... nao sei bem porque, o modelo europeu pesa o que pesa, mas sempre um pouco mais credível, mas pelo que vejo e o resto dos elementos falam, á pouco frio ai a porta para cotas a 300 mtros e um factor fulcral, precipitação :rain: sem ela nem vela.
Não sou um expert na matéria, mas dou a minha opinião, ela vale o que vale.
Tanto IM nao anda la muito bem com as suas previsões, mas é sempre um elemento credível, eles falam de um fim de semana seco para o norte, os do sul podem ser sempre brindados com alguns carros alegóricos perdidos... lol:D

Saudações-...
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas noites...

Só vos digo uma coisa malta, a seguir a este evento, a partir das 90h a sintonia dos modelos é grande - > Vem ai depressões atrás de depressões... não me lembro ver o um cinturão depressivo tão longo e por longo tempo ... :eek:

Venham elas ;) ...que estamos prontos :D
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
]ToRnAdO[;196745 disse:
Boas noites...

Só vos digo uma coisa malta, a seguir a este evento, a partir das 90h a sintonia dos modelos é grande - > Vem ai depressões atrás de depressões... não me lembro ver o um cinturão depressivo tão longo e por longo tempo ... :eek:

Venham elas ;) ...que estamos prontos :D

Bem falado...venho o bom (mau tempo)!!!
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Todo o tempo é tempo, e facto é que a cada dia que passa estamos mais quentes.

Nevar nesta altura a cotas ridículas seria uma efeméride histórica, é normal que o cenário seja reduzido.

Caro Mário a tua memória será limitada talvez pela idade :unsure:, mas aqui na minha cidade é o Fevereiro que tem "tradição" de neves. E com boas acumulações. :cool: Como tal não é por esses factores que invocas que a neve possa ou não vir neste mês. Ainda para mais com um Inverno frio como tem sido. Há 1 mês por aqui estava tudo branco ;).
É claro, isto não é a Suécia, mas com o que tem vindo a ser mostrado pelos principais modelos, certamente que a esperança é a última a morrer, mas também te digo que haja precipitação e em grandes quantidades onde exista frio suficiente para ela se formar, pois independentemente de não ser à porta da minha casa, fico bem feliz pelos que a possam desfrutar. :w00t: :thumbsup: É claro ela será sempre bem mais interessante quanto mais rara for nesses lugares. Convenhamos que neve em Bragança ou na Guarda é giro, mas igualmente normal e logo banal. Agora se nevar em Castelo Branco, na Covilhã baixa, Coimbra, Guimarães ou mesmo junto ao mar, etc e tal ela, tem outro destaque e interesse. ;)
Por isso deixa lá nevar em locais raros e que façam efemérides históricas para fazerem companhia a algumas quantas que já existem. :thumbsup:


Peço desculpa pelo off-topic :o e retomando o tópico em si diria que nesta run das 18h do GFS (que nunca é de muita fiabilidade) o frio suficiente e a precipitação só estão em simultâneo algures na zona centro do país:

4835.gif


De destaque ainda, embora fora do nosso país, é a Itália "pintada" de branco!!
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
A RUN0z está ainda melhor que a das 18z:w00t:....pelos vistos a RUN12z só serviu para nos assustar:lol::p
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Bom dia :). nova saída (Run 06h GFS), novos prognósticos :wacko:

Os habituais pequenos movimentos que fazem grandes diferenças...

100213001100.gif


4235.gif



E os mais cautelosos e quem sabe mais realistas :rolleyes::

ibsnow36b360.jpg


Neste quadro, destaco os momentos com melhores condições para haver alguma precipitação que eventualmente possa ser sólida ou pelo menos sleet:

image2i.png


Há certezas? Eu também acho que não, no entanto as cotas para o Alto Alentejo, serão mais altas que o passado 10/01/2010.
 

joao henriques

Cumulus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
153
Local
santarem-s.martinho do porto-nazare
Bom dia :). nova saída (Run 06h GFS), novos prognósticos :wacko:

Os habituais pequenos movimentos que fazem grandes diferenças...

100213001100.gif


4235.gif



E os mais cautelosos e quem sabe mais realistas :rolleyes::

ibsnow36b360.jpg


Neste quadro, destaco os momentos com melhores condições para haver alguma precipitação que eventualmente possa ser sólida ou pelo menos sleet:

image2i.png


Há certezas? Eu também acho que não, no entanto as cotas para o Alto Alentejo, serão mais altas que o passado 10/01/2010.

vamos ser realistas!é completamente impossivel nevar em portugal pelo menos ate domingo porque no norte exite frio mas sem chuva e no resto do territorio á chuva e nao o frio necessario!!isto e a realidade por mais que nos custe amigos!sera que o IM não é mais credivel que todas as gfs e runs espalhadas por aí?:thumbsup: