Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
Que esperar do resto desta depressão ?

Difícil de responder. Para já temos uma circulação visivelmente a degradar-se mas aonde subsiste um SCM activo e mais algumas trovoadas dispersas a norte/nordeste do mesmo.

11963974.gif

O GFS leva o grosso da precipitação para Cadiz activando bastante estes SCM's e o modelo ECMWF faz chegar precipitação ao sul do Algarve mas mais discreta e desorganizada.

GFS/METEOPT

gfsl.gif

ECMWF/IM

ecm.gif

http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaonumerica/index.jsp

ALADIN/IM

aladin.gif

http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaonumerica/index.jsp

HIRLAM/AEMET

hirlam.gif

http://www2.aemet.es/web/infmet/modnum/hirlam.html

Mas nestas circunstâncias os modelos parecem pouco úteis. Os modelos (não apenas um) se ontem subvalorizaram, esta madrugada/manhã sobrevalorizaram, era suposto haver uma pequena área de instabilidade que traria chuva à grande Lisboa/Setúbal e a mesma dissipou-se muito antes, por volta da meia noite.
Parece-me que no mar a Oeste a atmosfera está bastante estável, notando-se pela presença desde ontem de muitas nuvens baixas marítimas inibindo a convecção.

Mas a sul do Algarve o cenário não é o mesmo. Resta saber se a convecção se aguenta de facto todo o dia até a chegada da mesma a terra ao final da tarde e noite, e se é alguma coisa ainda activa ou se reactiva. Só o acompanhamento do satélite permitirá saber.

Mas nestas circunstâncias os modelos parecem pouco úteis. Os modelos (não apenas um) se ontem subvalorizaram, esta madrugada/manhã sobrevalorizaram, era suposto haver uma pequena área de instabilidade que traria chuva à grande Lisboa/Setúbal e a mesma dissipou-se muito antes, por volta da meia noite.
Parece-me que no mar a Oeste a atmosfera está bastante estável, notando-se pela presença desde ontem de muitas nuvens baixas marítimas inibindo a convecção.

Mas a sul do Algarve o cenário não é o mesmo. Resta saber se a convecção se aguenta de facto todo o dia até a chegada da mesma a terra ao final da tarde e noite, e se é alguma coisa ainda activa ou se reactiva. Só o acompanhamento do satélite permitirá saber.

Em relação à situação verificada ontem na Madeira existiu um modelo que acertou ou ficou mais perto do sucedido foi o Hirlam a run das 00 desse modelo ontem colocava uma área em vermelho sobre a Madeira entre as 06h e as 12 horas de ontem, altura em que o IM colocou o alerta vermelho na Madeira o GFS errou redondamente metia 10 mm e depois foi o que se viu, O ECM coloca entre 20 a 30 mm numa faixa entre Faro e Tavira tem mantido esse valor há 2 dias, o Aladdin a acção roça o Algarve mas passa ao largo não muito distante da costa, basta uma pequena alteração e temos festa, assim por dizer.
Na run das 6 o GFS coloca até às 00 horas 3.5 mm, eu já registei 3 mm, logo já está a falhar, só se não chover mais até à meia-noite que eu duvido que isso aconteça.:lol:

Nos Açores olhinho nos próximos dias para a tremenda depressão (940hPa min) que está agora a começar a formar-se no Atlântico Oeste ao largo da costa norte-americana, com algumas frentes e vento forte, mas sobretudo a ondulação que poderá ser significativa, na ordem dos 10/12 metros

GFS 36-84 horas (Quinta/Sábado)

dep-4.gif

Ondulação 78 horas (Sábado)

onda-7.gif

Será apenas impressão minha? Acho que o núcleo da depressão começou a deslocar-se mais rapidamente e vai na direcção do Barlavento Algarvio ...

O Instituto de Meteorologia já colocou tudo o sul do Continente em aviso amarelo.

Imagens de satélite

Só o Sul???? por amor de deus.... que eu saiba santarém fica no centro de Portugal!!!!

O núcleo da depressão vem a todo o vapor a caminho do continente..... isso não restam dúvidas.....

Só o Sul???? por amor de deus.... que eu saiba santarém fica no centro de Portugal!!!!

O núcleo da depressão vem a todo o vapor a caminho do continente..... isso não restam dúvidas.....

Pelo satélite parece que vem na direcção de Portugal e não tanto de Espanha (zona do estreito ) mas pode ser ilusão, contudo serão o Algarve e Alentejo em principio a terem possibilidades de chuvas fortes e trovoadas nas próximas horas, mas isso só vendo os desenvolvimentos na altura pelo satélite...

semttulosqq.png

Se observarem com atenção ... o seu nucleo é no sentido Sul Norte isto porque ainda está ao largo de Marrocos, mas a sua frente (digamos assim que está mais perto do Algarve) já está num sentido mais Sudoeste/Nordeste, e por isso esta depressão roça o Sotavento algarvio e ruma ao Golfo de Cadiz !!

Nos Açores olhinho nos próximos dias para a tremenda depressão (940hPa min) que está agora a começar a formar-se no Atlântico Oeste ao largo da costa norte-americana, com algumas frentes e vento forte, mas sobretudo a ondulação que poderá ser significativa, na ordem dos 10/12 metros)

Dará nalguma coisa "big" cá? Com esses min d pressao deve ser algo imponente nao?:huh:

Dará nalguma coisa "big" cá? Com esses min d pressao deve ser algo imponente nao?:huh:

Creio que não deixará grande coisa cá por Portugal, a não ser talvez restos de alguma frente em dissipação. O efeito que se poderá sentir mais cá dessa gigantesca depressão é mesmo a ondulação, que poderá chegar à Costa Ocidental com cerca de 5 a 7 metros e com períodos muito elevados( 16 a 17 s). Se assim for, as ondas serão perfeitas, muito altas e poderosas, se o vento não as estragar!

.....saida das 18z.....
curto a médio praso:
0-40h

nas proximas 18-24h,o sistema depressionario que se encontra agora a SSE do cabo de santa maria, deverá deslocar-se para ENE-NE dissipando-se sobre a costa sul espanhola, e ainda deixando quantidades de precipitação razoaveis especialmente nas areas montanhosas.
ao mesmo tempo uma frente fria aproxima-se de portugal, ecoeçaremos a sentir o seu efeito ( ventos moderados de SW rodando para NW e periodos de chuva ou aguaceiros moderados).
entre as 24 e as 40h, a frente mover-se-há sobre a peninsula, absorvendo os restos da massa de ar tropical trazida pela depressão cassandra, esta massa, embebida no sector quente da frente, deverá deixar bastante precipitação estratigrafica nas ilhas baleares e sul de frança.

40-168h
após a passagem da frente fria sobre a PI, espera-se que uma crista anticiclonica se fixe sobre a peninsula, enquanto se forma uma depressão extratropical na europa central ( fruto da interacção da frente com os restos da cassandra).
lentamente a crista se vai movendo para leste, enquanto um vasto e poderoso campo depressionario se establece no atlantico, no fim de semana, dado isto espera-se tempo ameno e seco a sul e ameno mas chuvoso a norte.
até dia 9-10, a tendencia geral é a establecida durante este pros fim de semana, de zonal sobre o mediterraneo e PI com vastos campos depressionarios no atlantico ligados a outros mais fracos na europa e mediterraneo, geralmente a norte dos 40ºN, e areas anticiclonicas na europa de norte e NE tal como no saara-madeira e sul/SE dos açores.

esta depressao como o Jorge_scp disse vai afectar mais é a nossa costa, com ondulaçoes de 7m, e com periodo muito elevado ( 16 ) :shocking:
Quanto as ondas jorge, vao estar todas partidas, ou seja so vai dar espumas, pq acho que nenhuma praia da nossa costa aguenta com este swell, ainda pra mais o vento vai estar de oeste/norte.

Chuva vai ser muito pouquinha :\

Alguma previsao para o fim desta de pressao? É que pelas minhas fontes vejo isto mt mau durante o resto desta semana e a outro semana toda tambem.

esta depressao como o Jorge_scp disse vai afectar mais é a nossa costa, com ondulaçoes de 7m, e com periodo muito elevado ( 16 ) :shocking:
Quanto as ondas jorge, vao estar todas partidas, ou seja so vai dar espumas, pq acho que nenhuma praia da nossa costa aguenta com este swell, ainda pra mais o vento vai estar de oeste/norte.

Chuva vai ser muito pouquinha :\

Alguma previsao para o fim desta de pressao? É que pelas minhas fontes vejo isto mt mau durante o resto desta semana e a outro semana toda tambem.

Pelo GFS a situação para o período do Carnaval será interessante, com temperaturas a 850 hPa a possibilitar neve a quotas médias / altas :thumbsup: