Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Que esperar do resto desta depressão ?

Difícil de responder. Para já temos uma circulação visivelmente a degradar-se mas aonde subsiste um SCM activo e mais algumas trovoadas dispersas a norte/nordeste do mesmo.

11963974.gif


O GFS leva o grosso da precipitação para Cadiz activando bastante estes SCM's e o modelo ECMWF faz chegar precipitação ao sul do Algarve mas mais discreta e desorganizada.


GFS/METEOPT

gfsl.gif


ECMWF/IM

ecm.gif

http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaonumerica/index.jsp

ALADIN/IM

aladin.gif

http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaonumerica/index.jsp


HIRLAM/AEMET

hirlam.gif

http://www2.aemet.es/web/infmet/modnum/hirlam.html


Mas nestas circunstâncias os modelos parecem pouco úteis. Os modelos (não apenas um) se ontem subvalorizaram, esta madrugada/manhã sobrevalorizaram, era suposto haver uma pequena área de instabilidade que traria chuva à grande Lisboa/Setúbal e a mesma dissipou-se muito antes, por volta da meia noite.
Parece-me que no mar a Oeste a atmosfera está bastante estável, notando-se pela presença desde ontem de muitas nuvens baixas marítimas inibindo a convecção.

Mas a sul do Algarve o cenário não é o mesmo. Resta saber se a convecção se aguenta de facto todo o dia até a chegada da mesma a terra ao final da tarde e noite, e se é alguma coisa ainda activa ou se reactiva. Só o acompanhamento do satélite permitirá saber.
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Mas nestas circunstâncias os modelos parecem pouco úteis. Os modelos (não apenas um) se ontem subvalorizaram, esta madrugada/manhã sobrevalorizaram, era suposto haver uma pequena área de instabilidade que traria chuva à grande Lisboa/Setúbal e a mesma dissipou-se muito antes, por volta da meia noite.
Parece-me que no mar a Oeste a atmosfera está bastante estável, notando-se pela presença desde ontem de muitas nuvens baixas marítimas inibindo a convecção.

Mas a sul do Algarve o cenário não é o mesmo. Resta saber se a convecção se aguenta de facto todo o dia até a chegada da mesma a terra ao final da tarde e noite, e se é alguma coisa ainda activa ou se reactiva. Só o acompanhamento do satélite permitirá saber.

Em relação à situação verificada ontem na Madeira existiu um modelo que acertou ou ficou mais perto do sucedido foi o Hirlam a run das 00 desse modelo ontem colocava uma área em vermelho sobre a Madeira entre as 06h e as 12 horas de ontem, altura em que o IM colocou o alerta vermelho na Madeira o GFS errou redondamente metia 10 mm e depois foi o que se viu, O ECM coloca entre 20 a 30 mm numa faixa entre Faro e Tavira tem mantido esse valor há 2 dias, o Aladdin a acção roça o Algarve mas passa ao largo não muito distante da costa, basta uma pequena alteração e temos festa, assim por dizer.
Na run das 6 o GFS coloca até às 00 horas 3.5 mm, eu já registei 3 mm, logo já está a falhar, só se não chover mais até à meia-noite que eu duvido que isso aconteça.:lol:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Nos Açores olhinho nos próximos dias para a tremenda depressão (940hPa min) que está agora a começar a formar-se no Atlântico Oeste ao largo da costa norte-americana, com algumas frentes e vento forte, mas sobretudo a ondulação que poderá ser significativa, na ordem dos 10/12 metros




GFS 36-84 horas (Quinta/Sábado)

dep-4.gif



Ondulação 78 horas (Sábado)

onda-7.gif
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
Será apenas impressão minha? Acho que o núcleo da depressão começou a deslocar-se mais rapidamente e vai na direcção do Barlavento Algarvio ...

O Instituto de Meteorologia já colocou tudo o sul do Continente em aviso amarelo.

Imagens de satélite

Só o Sul???? por amor de deus.... que eu saiba santarém fica no centro de Portugal!!!!

O núcleo da depressão vem a todo o vapor a caminho do continente..... isso não restam dúvidas.....
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Só o Sul???? por amor de deus.... que eu saiba santarém fica no centro de Portugal!!!!

O núcleo da depressão vem a todo o vapor a caminho do continente..... isso não restam dúvidas.....

Pelo satélite parece que vem na direcção de Portugal e não tanto de Espanha (zona do estreito ) mas pode ser ilusão, contudo serão o Algarve e Alentejo em principio a terem possibilidades de chuvas fortes e trovoadas nas próximas horas, mas isso só vendo os desenvolvimentos na altura pelo satélite...


semttulosqq.png
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Se observarem com atenção ... o seu nucleo é no sentido Sul Norte isto porque ainda está ao largo de Marrocos, mas a sua frente (digamos assim que está mais perto do Algarve) já está num sentido mais Sudoeste/Nordeste, e por isso esta depressão roça o Sotavento algarvio e ruma ao Golfo de Cadiz !!
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Nos Açores olhinho nos próximos dias para a tremenda depressão (940hPa min) que está agora a começar a formar-se no Atlântico Oeste ao largo da costa norte-americana, com algumas frentes e vento forte, mas sobretudo a ondulação que poderá ser significativa, na ordem dos 10/12 metros)

Dará nalguma coisa "big" cá? Com esses min d pressao deve ser algo imponente nao?:huh:
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Dará nalguma coisa "big" cá? Com esses min d pressao deve ser algo imponente nao?:huh:

Creio que não deixará grande coisa cá por Portugal, a não ser talvez restos de alguma frente em dissipação. O efeito que se poderá sentir mais cá dessa gigantesca depressão é mesmo a ondulação, que poderá chegar à Costa Ocidental com cerca de 5 a 7 metros e com períodos muito elevados( 16 a 17 s). Se assim for, as ondas serão perfeitas, muito altas e poderosas, se o vento não as estragar!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
.....saida das 18z.....
curto a médio praso:
0-40h

nas proximas 18-24h,o sistema depressionario que se encontra agora a SSE do cabo de santa maria, deverá deslocar-se para ENE-NE dissipando-se sobre a costa sul espanhola, e ainda deixando quantidades de precipitação razoaveis especialmente nas areas montanhosas.
ao mesmo tempo uma frente fria aproxima-se de portugal, ecoeçaremos a sentir o seu efeito ( ventos moderados de SW rodando para NW e periodos de chuva ou aguaceiros moderados).
entre as 24 e as 40h, a frente mover-se-há sobre a peninsula, absorvendo os restos da massa de ar tropical trazida pela depressão cassandra, esta massa, embebida no sector quente da frente, deverá deixar bastante precipitação estratigrafica nas ilhas baleares e sul de frança.


40-168h
após a passagem da frente fria sobre a PI, espera-se que uma crista anticiclonica se fixe sobre a peninsula, enquanto se forma uma depressão extratropical na europa central ( fruto da interacção da frente com os restos da cassandra).
lentamente a crista se vai movendo para leste, enquanto um vasto e poderoso campo depressionario se establece no atlantico, no fim de semana, dado isto espera-se tempo ameno e seco a sul e ameno mas chuvoso a norte.
até dia 9-10, a tendencia geral é a establecida durante este pros fim de semana, de zonal sobre o mediterraneo e PI com vastos campos depressionarios no atlantico ligados a outros mais fracos na europa e mediterraneo, geralmente a norte dos 40ºN, e areas anticiclonicas na europa de norte e NE tal como no saara-madeira e sul/SE dos açores.
 

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
esta depressao como o Jorge_scp disse vai afectar mais é a nossa costa, com ondulaçoes de 7m, e com periodo muito elevado ( 16 ) :shocking:
Quanto as ondas jorge, vao estar todas partidas, ou seja so vai dar espumas, pq acho que nenhuma praia da nossa costa aguenta com este swell, ainda pra mais o vento vai estar de oeste/norte.

Chuva vai ser muito pouquinha :\

Alguma previsao para o fim desta de pressao? É que pelas minhas fontes vejo isto mt mau durante o resto desta semana e a outro semana toda tambem.
 

granizus

Cumulus
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
184
Local
São Domingos de Rana / Lapa (Lisboa)
esta depressao como o Jorge_scp disse vai afectar mais é a nossa costa, com ondulaçoes de 7m, e com periodo muito elevado ( 16 ) :shocking:
Quanto as ondas jorge, vao estar todas partidas, ou seja so vai dar espumas, pq acho que nenhuma praia da nossa costa aguenta com este swell, ainda pra mais o vento vai estar de oeste/norte.

Chuva vai ser muito pouquinha :\

Alguma previsao para o fim desta de pressao? É que pelas minhas fontes vejo isto mt mau durante o resto desta semana e a outro semana toda tambem.

Pelo GFS a situação para o período do Carnaval será interessante, com temperaturas a 850 hPa a possibilitar neve a quotas médias / altas :thumbsup: