Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

YuRiSsS

Cirrus
Registo
1 Fev 2009
Mensagens
95
Local
Alentejo
Boas,

Sou uma das pessoas que acompanha este fórum todos os dias, várias vezes ao dia, e relato o estado do tempo na minha zona. Não sei ainda avaliar modelos...

Digam-me uma coisa, se isso de sábado acontecer (é claro que tenho total consciência que falta bastante tempo e que pode mudar tudo do dia para a noite), é só ventos fortes ou podemos ter tempo bastante instável, refiro-me a chuva forte e trovoadas... Ou será mais vento que outra coisa ?

Cumps
 


joao henriques

Cumulus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
153
Local
santarem-s.martinho do porto-nazare
Boas,

Sou uma das pessoas que acompanha este fórum todos os dias, várias vezes ao dia, e relato o estado do tempo na minha zona. Não sei ainda avaliar modelos...

Digam-me uma coisa, se isso de sábado acontecer (é claro que tenho total consciência que falta bastante tempo e que pode mudar tudo do dia para a noite), é só ventos fortes ou podemos ter tempo bastante instável, refiro-me a chuva forte e trovoadas... Ou será mais vento que outra coisa ?

Cumps

a que horas sai a procima run?
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Para quem pergunta sempre as horas das runs:

Horário de inverno:

GFS: a run das 0z começa às 3.30, às 4.04 está às 120h, às 4.24 está às 180h e termina às 4.36. O diagrama de ensembles sai às 5.20. É só somar 6, 12 e 18 horas para ter as restantes runs. A run das 18z costuma atrasar-se uns minutos.

ECM: começa por volta das 6.10 (a.m. e p.m.). Às 6.30 está às 144h. Termina perto das 7.00.

UKMO: depende dos dias, mas ultimamente tem saído quase sempre perto das 4.30.

Nos restantes, o GME sai entre as 3 e as 4, o COAMPS por volta das 4, o GEM e o NOGAPS por volta das 6 e o japonês entre as 20 e as 21.

Horário de verão é somar uma hora.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Para quem pergunta sempre as horas das runs:

Horário de inverno:

GFS: a run das 0z começa às 3.30, às 4.04 está às 120h, às 4.24 está às 180h e termina às 4.36. O diagrama de ensembles sai às 5.20. É só somar 6, 12 e 18 horas para ter as restantes runs. A run das 18z costuma atrasar-se uns minutos.

ECM: começa por volta das 6.10 (a.m. e p.m.). Às 6.30 está às 144h. Termina perto das 7.00.

UKMO: depende dos dias, mas ultimamente tem saído quase sempre perto das 4.30.

Nos restantes, o GME sai entre as 3 e as 4, o COAMPS por volta das 4, o GEM e o NOGAPS por volta das 6 e o japonês entre as 20 e as 21.

Horário de verão é somar uma hora.

Grande prático resumo! :D


Havia alguns modelos que também não sabia ;)

Obrigado! :thumbsup:

Malta. agora é fazer copy paste e guardar no PC em local acessível! :hehe: Assim evita-se estar sempre a colocar a mesma e eterna questão dos horários dos modelos! :cool:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Esta run aliviou um pouco a situação e ainda bem, valores de pressão no interior mais altos e um cavamento menor ;)

gfs-0-84_yzm7.png
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O que é diferente desta vez é que tem sido a run das 18z a que tem tido saídas mais suaves, menos profundas, ao contrário do que é habitual, em que costuma lançar grandes monstros que raramente se confirmam.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O que é diferente desta vez é que tem sido a run das 18z a que tem tido saídas mais suaves, menos profundas, ao contrário do que é habitual, em que costuma lançar grandes monstros que raramente se confirmam.

...o que na pratica não significa nada pois as saidas das 06z e 18z teem menos "data dump" que as outras...apesar de tudo nunca uma run isolada pode ser tida em conta, deve-se sempre ter em conta multiplas saidas e modelos:)
por vezes a saida das 18z ate acaba por acertar nalguns factores mas creio que o menor input de dados atmosfericos fá-la pecar muito ora po excesso ou por defeito...até acho mau ela subvalorizar a baixa, se fosse ao contrario, a das 18z a po-la forte e as das 12z e 00z a moderar era para mim muito mais aliviante:unsure:
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
a situacao esta muito feia no litoral a confirmar se o europeu vai voar meio portugal e a entrada de ar com isos tao altas a 850 hpa vem confirmar que vai ser uma tempestade muito seria se se manter assim penso que é realmente uma situacao de perigo extremo



podemos tambem la para marco mais uma potente entrada fria esta tudo em aberto
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
a situacao esta muito feia no litoral a confirmar se o europeu vai voar meio portugal e a entrada de ar com isos tao altas a 850 hpa vem confirmar que vai ser uma tempestade muito seria se se manter assim penso que é realmente uma situacao de perigo extremo



podemos tambem la para marco mais uma potente entrada fria esta tudo em aberto

pela subida das iso's é que eu não tava a espera..iso 16 quase a tocar em portugal continental em tão pouco tempo..
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
O que é diferente desta vez é que tem sido a run das 18z a que tem tido saídas mais suaves, menos profundas, ao contrário do que é habitual, em que costuma lançar grandes monstros que raramente se confirmam.


Realmente David sf tenho reparado nessa situação, a run das 18z costuma ser a mais extremista, mas ultimamente tem sido o oposto, já a run das 12z tem feito a vez a da 18 z !

A depressão nesta run é menos pronunciada é certo, cerca de 970 hpa (run das 12z) para 980 hpa (run das 18z) mas temos que ter em conta que o nucleo depressionário passa mais perto da costa de Portugal continental.

Temos uma situação para continuar a seguir, responsavelmente e sem alarmismos.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O que é diferente desta vez é que tem sido a run das 18z a que tem tido saídas mais suaves, menos profundas, ao contrário do que é habitual, em que costuma lançar grandes monstros que raramente se confirmam.

Pois, um bocado caricato este comportamento desde ontem da saída das 18z
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Previsão El Tiempo Severo

Para terem uma ideia do vento que pode fazer se confirmar as previsões, penso que não vai alterar muito, só pode mudar a trajectória mais a leste, mais a oeste, porque de resto, não vejo a situação a alterar-se, são muitos modelos em sintonia, os 3 gigantes em sintonia, ECM, GFS e UKMO. A verificar-se essa situação quem ganha mais uma vez, será o ECM e UKMO.

Parece-me exagerado esse mapa do Tiempo Severo, refere velocidade de vento sustentado e não me parece que seja assim tanto. Nos últimos meses tenho visto, quer aqui quer nos Açores, vento real ligeiramente abaixo do modelado, pelo que não entendo bem esses valores. Talvez seja engano, a não ser que ele inclua terras altas. De qualquer forma quem faz as previsões é uma pessoa que respeito com atenção.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
a situacao esta muito feia no litoral a confirmar se o europeu vai voar meio portugal e a entrada de ar com isos tao altas a 850 hpa vem confirmar que vai ser uma tempestade muito seria se se manter assim penso que é realmente uma situacao de perigo extremo

Agora com esta das isos altas perdi-me!:huh: Qual é a influência das isos altas a 850 hPa na severidade da situação? Não sei se será offtopic, mas alguém poderia explicar-me esse influência? Tem a ver com a subida rápida da temperatura a essa altura e aos gradientes provocados??:huh: