Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Peço desculpa mas sabes o que estas a dizer!? O Sr. João Henriques tem mais conhecimentos como Senhores como

Meteorologistas espanhóis, AEMET, etc por ai fora.
Parece que têm, aqui critica-se muito o alarmismo e o exagero de certos membros, mas não se critica quando existe pessoas que dizem tudo da boca para fora sem sequer pensar. E nem sequer observar modelos e observar o que os membros mais experientes tem relatado por aqui.

Estou completamente de acordo. É uma situação algo melindrosa e instável, que se deve acompanhar com toda a atenção.
Isto não é nenhuma brincadeira!
 


Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Nuno não sei como encontras-te essas imagens de 15 minutos, mas estou a ver a formação de uma depressão mais a norte que sou entrou nos Run's nesta parte da tarde que parece estar a tirar carga.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
porque vai ser um dia de chuva e vento e não uma tempestade como estas a querer dizer!

Enfim...é bem verdade aqui cada um diz o que quer...nem que seja uma opinião baseada em nada e teremos que respeitar o Sr. João Henriques porque se ele diz que vai ser dia normal é porque vai, pelo menos para ele! Ou aliás se ele quer que seja um dia normal, seja feita a sua vontade, agora quando me disser o porquê eu darei algum valor ao que diz nem que seja errado!
 

RRguru

Cirrus
Registo
28 Jan 2009
Mensagens
22
Local
6 Km-Norte Loures (250mts.)
Sem dúvida uma representação das temperaturas a 850hpa simplesmente alucinante, penso que por aqui poderemos ver bem a dimensão do fenómeno que está para vir!
Mas desta vez o ar frio varrerá o quente num ápice!


Exactamente o que eu também verifiquei, e que me parece também uma situação pouco vulgar com a passagem de uma depressão "quente", e que poderá também ser preocupante, talvez... o facto de existir uma proximidade tão grande entre duas massas de ar diferentes, poderá ocasionar fenómenos estranhos.
 

joao henriques

Cumulus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
153
Local
santarem-s.martinho do porto-nazare
Peço desculpa mas sabes o que estas a dizer!? O Sr. João Henriques tem mais conhecimentos como Senhores como

Meteorologistas espanhóis, AEMET, etc por ai fora.
Parece que têm, aqui critica-se muito o alarmismo e o exagero de certos membros, mas não se critica quando existe pessoas que dizem tudo da boca para fora sem sequer pensar. E nem sequer observar modelos e observar o que os membros mais experientes tem relatado por aqui.

em primeiro lugar nao falo sem pensar e em segundo este forum serve para as pessoas discutirem as suas ideias de uma forma educada e não como o senhor esta a fazer!independente de eu ter poucos conhecimentos ou não eu tenho o direito de expressar as minhas ideias como todas aws pessoas tem!se por acaso não estou correcto das minhas ideias aceito e agradeço que me corrijam e não me faltar a respeito como o senhor fez dizendo que eu digo coisas sem pensar!não é só as pessoas que tem muito conhecimento sobre meteorologia que devem falar sobre as suas ideias!respete a s ideias dos outros!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Uns dizem que isto vai ser um dia normal de inverno, outros já diziam que vai ser um dia normal de inverno, outros dizem que vai ser um dia a ter cuidado... outros dizem que se deve ter bastante cuidado. Bem parece uma salada fruta para quem percebe pouco dos modelos como eu!


É normal, as pessoas tem diferentes opiniões. Cabe a cada um ler atentamente o que alguns dizem de forma fundamentada e ignorar quem mande meros palpites caídos do céu, há aqui pessoas de todas as idades, dos 12 ou 13 aos 70 e muitos, pessoas que sabem muito, outras alguma coisa e pessoas que não sabem nada.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Exactamente o que eu também verifiquei, e que me parece também uma situação pouco vulgar com a passagem de uma depressão "quente", e que poderá também ser preocupante, talvez... o facto de existir uma proximidade tão grande entre duas massas de ar diferentes, poderá ocasionar fenómenos estranhos.

Já aqui foi mencionado pelo David há uns posts atrás Galerna:

(...)
É impressionante, é possível que a iso +20 entre na península em Fevereiro. No cantábrico poderá acontecer um dos fenómenos meteorológicos mais espectaculares, uma galerna, originada pela diminuição da temperatura dos +12 para 0 a 850 hpa, em cerca de 6 horas.

Depois desta depressão, parece-me que os amigos do frio vão ter assunto para discutir. Lá para domingo...
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Olá a todos,

Estamos com dias alucinantes em termos meteorológicos e eu sem tempo para os modelos :( .

Mas bem, esta tem sido uma semana interessantissima, meteorológicamente falando, com chuva, vento, trovoada e outros eventos ainda por confirmar, caso dos possíveis tornados. Já repararam na quantidade de ocorrências de supostos tornados relatadas esta semana? Uma coisa é certa, se não chegou à categoria de tornado, estes épisodios criaram, no mínimo, estragos consideráveis nos locais relatados.

Esta foi uma introdução apenas para lembrar que esta tem sido uma semana difícil para Portugal, começando com a tragédia na Madeira e estendendo-se ao continente ao longo da semana (para os amantes da meteorologia seria algo extraordinário não fossem as vítimas e os estragos, mas essa questão já foi cá debatida no fórum).

Muitas das situações foram surpresas para mim, pois como disse não tenho tido possibilidade de acompanhar os modelos e a sua evolução.
Por não ter acompanhado a evolução dos modelos fico sem grandes possibilidades de comentar o que virá (o que associado aos meus parcos conhecimentos seria desastroso). Porém, as agências meteorológicas espanholas não conseguem esconder um certo "nervosismo" com a possibilidade de acontecer algo que venha a provocar danos.

De uma forma rápida as temperaturas farão toda a diferença, reparem que a iso 0 e a +8 vão estar muito próximas, em especial frente à costa portuguesa. Esta depressão parece ser ainda alimentada pelas temperaturas altas a serem empurradas de África. Não parece ser uma situação muito comum esta, em especial nesta altura do ano, mas a memória meteorológica prega-nos muitas partidas.

Dentro em breve começa o nowcasting. Vamos lá ver de que forma fecha esta semana...
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
em primeiro lugar nao falo sem pensar e em segundo este forum serve para as pessoas discutirem as suas ideias de uma forma educada e não como o senhor esta a fazer!independente de eu ter poucos conhecimentos ou não eu tenho o direito de expressar as minhas ideias como todas aws pessoas tem!se por acaso não estou correcto das minhas ideias aceito e agradeço que me corrijam e não me faltar a respeito como o senhor fez dizendo que eu digo coisas sem pensar!não é só as pessoas que tem muito conhecimento sobre meteorologia que devem falar sobre as suas ideias!respete a s ideias dos outros!

Peço desculpa está equivocado niguem aqui lhe faltou ao respeito, se o feri, então estou aqui para lhe pedir desculpa não era essa a minha intenção de maneira nenhuma. Como eu estou a fazer? São feitos dezenas de post neste tópico e em vários a pedir que façam intervenções de algum modo racionais com a situação não banalizar situações que podem por em causa vidas humanas,bens materiais. É tão claro como a agua. Peco desculpa mais uma vez e respeito a sua opinião mas como é óbvio disse o que pensava de uma forma completamente educada. Peco desculpa off tópico vamos voltar ao acompanhamento :)
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Quanto a Estrela não vejo nada de especial podendo mesmo chover aos 2000m

256h2lj.jpg


as temperaturas a 850hpa estão muito altas

Sabes bem que a Estrela não serve como referência...já choveu na Estrela e nevou em Bragança! Mas sem dúvida os mapas que o Lince apresentou não me parecm muito correctos, apesar de não dúvidar que logo após a passagem da depressão e com a queda repentina e acentuada da temperatura e mais com a entrada da iso 0º a 850hpa no nosso País não haja queda de neve...e de certeza que o Lince irá ver neve...Agora aquelas acumulações...
 

NunoBrito

Cumulus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
354
Local
Parede - Cascais
Informação especial


Comunicado válido entre 2010-02-25 18:05:00 e 2010-02-27 23:59:00
Assunto: Agravamento do estado de tempo no Continente

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo do IM, prevê-se um agravamento do estado de tempo no Continente a partir da noite de Sexta-feira, 26 e durante o dia de Sábado. Este agravamento deve-se à aproximação de uma depressão que na Sexta-feira estará centrada a Noroeste da Madeira, mas em fase de cavamento na sua aproximação ao território continental.

O agravamento do estado do tempo manifestar-se-á essencialmente num aumento da intensidade do vento e da agitação marítima. O vento poderá atingir a velocidade média de 75 km/h, com rajadas da ordem dos 130 km/h, em particular no litoral Oeste e nas terras altas. No mar as ondas deverão atingir os 8 metros na costa Oeste e 6 metros na costa Sul.

Prevêm-se ainda períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes a Norte do Sistema Montanhoso Montejunto-Estrela.

Para Domingo prevê-se um desagravamento desta situação meteorológica.

O Centro de Previsão continuará a acompanhar a situação, com difusão de previsões e emissão de Avisos, sempre e quando tal se justifique, no cumprimento da sua missão de autoridade nacional para a meteorologia. Sugere-se o acompanhamento da situação através da página do IM (www.meteo.pt) e a observância de recomendações ou alertas emitidos pela Autoridade Nacional de Protecção Civil.

Esta informação meteorológica será actualizada com um novo comunicado durante o dia de amanhã, 26.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Analisadas as últimas saídas, a tendência é a de uma depressão cavada (975/980) com ventos fortes a merecer atenção e vigilância mas não tão grave como chegou a ser mostrado nos últimos dias, ou seja, o cenário nos modelos de referência não é tão extremo mas também não é nada o que se possa chamar de "normal". E claro, podem mudar ou pode sempre haver uma evolução imprevista pelos modelos, há sempre margem para surpresas desagradáveis numa ciclogenese deste género. Não muda grande coisa em relação a um dia de sábado que se quer de sobreaviso, e os avisos até agora emitidos parecem-me ajustados ao que eu vejo hoje nos modelos.

Nesta última saída das 18z do GFS há boa sintonia com o ECMWF das 12z
(Conseguimos arranjar o ECMWF das 12z ;) )


Ontem

ontem.gif






Hoje

hoje.gif
 

joao henriques

Cumulus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
153
Local
santarem-s.martinho do porto-nazare
Peço desculpa está equivocado niguem aqui lhe faltou ao respeito, se o feri, então estou aqui para lhe pedir desculpa não era essa a minha intenção de maneira nenhuma. Como eu estou a fazer? São feitos dezenas de post neste tópico e em vários a pedir que façam intervenções de algum modo racionais com a situação não banalizar situações que podem por em causa vidas humanas,bens materiais. É tão claro como a agua. Peco desculpa mais uma vez e respeito a sua opinião mas como é óbvio disse o que pensava de uma forma completamente educada. Peco desculpa off tópico vamos voltar ao acompanhamento :)

eu tambem peço desculpas por falar com tão poucos conhecimentos e vou tentar estar mais atento para ver se aprendo alguma coisa!:thumbsup:
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Bem uma coisa é certa, com mais ou menos gravidade, o evento previsto para sábado promete quebrar recordes neste fórum.
Chuva e vento tão garantidos, com que intensidade?
Já agora vivo perto de um ribeiro, haverá que tomar precauções?