Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Não sei se estou errado mas rajadas na ordem dos 150 kilometros por hora está muito perto das sentidas no passado mês de Dezembro na zona Oeste :unsure:
Ou seja, devemo-nos precaver para eventuais danos (alguns telhados arrancados, vegetação e campos agrícolas danificados, estruturas electricas, etc) correcto?

Sim isso mesmo, a se confirmarem esses valores durante um pico de 3/4horas penso que se pode dar problemas graves por exemplo nas telecomunicações e electricidade :(
 


Rachel_87

Cirrus
Registo
24 Fev 2010
Mensagens
16
Local
Queluz
Bom dia a todos!

Infelizmente não consigo seguir-vos como queria, mas posso dizer-vos que ainda não houve nenhuma alteração a nivel de protecção civil, isto é, a nivel de alertas.

Os comunicados do IM foram os mesmos que sairam ao público e o briefing não disse nada de novo.

Falam da depressão mas nao querem assumir um estado de alerta para já, pelos vistos esperam que ela mude de direcção ou que perca força (o que já foi dito aqui).

Notei que a temperatura baixou bastante, fruto disto?
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Não será bem assim... o vento circula ao longo das isobaras em torno do núcleo, pelo que não é bem no local do landfall que surgem as rajadas mais altas. A colocação actual do GFS é já próxima dos outros modelos, sendo que este desde há muito que prevê que os ventos mais fortes se situem nos Distritos de Lisboa e Setúbal... até pela forma "diagonal" de entrada da depressão. Serão estas em princípio as zonas mais críticas pese embora que a distribuição de ventos no litoral deverá ser relativamente democrática. Chamada de atenção também para as terras altas onde as rajadas poderão também ser extraordinariamente fortes!

Isso é assim, mas fenómenos extremos, que nesta situação até são prováveis podem acontecer junto ao centro e causar rajadas muito fortes, se bem que mais efémeras e localizadas. Mais afastado do centro tens a certeza que o vento soprará em média mais forte, mas estás menos vulnerável a eventos extremos. Eu pessoalmente, prefiro ficar afastado do centro.
 

sunny

Cirrus
Registo
25 Dez 2009
Mensagens
40
Local
Amadora
É isso mesmo, embora a acontecer seja localmente e nunca em toda a costa do continente. Atenção, não vai voar tudo, só algumas coisas e em alguns locais.

Um dos problemas maiores pode ser mesmo a falta de electricidade, mas nunca por muito tempo, penso eu.

Ficam aqui algumas medidas a ter em conta:

http://www.proteccaocivil.pt/Preven...is/Ciclones/Pages/MedidasdeAutoproteccao.aspx

Obrigada pelos teus conselhos, sempre confortam um bocadinho, só não entendo....
Porque não avisam a população nos meios de comunicação social,
Porque não recomendam às pessoas que que permaneçam em casa, dada a certeza deste evento?
Se depois houver consequências e graves, vão dizer que não sabiam? que não podiam prever?
Acho de grande irresponsabilidade este comportamento.
 
Última edição:

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Bom dia a todos!

Infelizmente não consigo seguir-vos como queria, mas posso dizer-vos que ainda não houve nenhuma alteração a nivel de protecção civil, isto é, a nivel de alertas.

Os comunicados do IM foram os mesmos que sairam ao público e o briefing não disse nada de novo.

Falam da depressão mas nao querem assumir um estado de alerta para já, pelos vistos esperam que ela mude de direcção ou que perca força (o que já foi dito aqui).

Notei que a temperatura baixou bastante, fruto disto?


Isto é muito triste mas enfim é o pais que temos, nunca vamos mudar neste aspecto :angry:
 

Addictif

Cirrus
Registo
25 Fev 2010
Mensagens
42
Local
Ericeira
Ok, my mistake. Pensei que a landfall fosse algo na costa oeste, mais a norte.

Quando ao ser igual à zona Oeste, no passado mes de Dez. Vai ser parecido sim, porém, não esquecer, que foi mais agressivo com rajadas superiores a 230Km/h.
 

Rachel_87

Cirrus
Registo
24 Fev 2010
Mensagens
16
Local
Queluz
não Rachel..porque com a passagem desta depressão a temperatura até vai subir um pouco :)

Obrigado Brunomc,

Mas realmente sinto um frio acentuado que não estava durante as horas mais madrugadoras, por exemplo na Amadora ás 8:00 marcava 15º e agora em Carnaxide posso dizer que estão cerca de 11 ou 10º.

Realmente é estranho ainda não haver nada por aqui :huh: mas calculo que no decorrer do dia eles vão alterar os conteúdos no site.
Informação mais precisa só após as 14h que é quando tenho nova reunião. :thumbsup:

Off: É engraçado o nº de pessoas amigas que segue este fórum e que me tem telefonado para saber se eu sei de alguma coisa ... Fico parva em não poder dizer mais nada! eehe
 

PDias

Cumulus
Registo
29 Jan 2008
Mensagens
333
Local
Torres Vedras
Sim isso mesmo, a se confirmarem esses valores durante um pico de 3/4horas penso que se pode dar problemas graves por exemplo nas telecomunicações e electricidade :(

Bom dia,

eu já estou preparado para isso, que precisamente é o que me chateia mais, da outra vez (23 Dezembro) ficámos 4 dias sem água e luz e a rede de telemóveis (TMN e Vodafone) durante dois dias não funcionou ou raras vezes funcionava mal. Quanto ao resto se chegar a concretizar-se, é ficar fechadinho em casa e só sair quando o vendaval acalmar e esperar que não hajam muitos estragos no exterior.
A partir de logo é estar em nowcasting para acompanhar o evoluir da situação, e quem puder vir aqui partilhar informação que disponha que venha porque será sempre útil para observarmos o comportamento da situação conforme as várias áreas geográficas, penso eu que assim estaremos a fazer um bom trabalho de utilidade pública.:thumbsup:

Até logo!
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Este tipo de depressões tende a ser mais severo a norte de Espanha quando a depressão cruzar o noroeste da Peninsula por duas razões, porque regressa ao mar e porque as cordilheiras montanhosas do norte fazem elas próprias baixar a pressão a sotavento das montanhas (baixa orográfica), é uma coisa que acontece normalmente no Golfo da Biscaia devido às montanhas do norte de Espanha com esta sinóptica de ventos ou por exemplo no Atlas marroquino quando cria baixas orográficas no Mediterrâneo quando o Jet passa no Atlas.
 

Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
Eles chamam-lhe "Bomba"!!!

http://www.elpais.com/articulo/espa.../fin/semana/elpepuesp/20100226elpepunac_4/Tes

Outros chamam-lhe "outro Klaus"... e nós o que lhe chamaremos, será que estamos assim tão lkonge de Espanha para não haver noticias a falar disto quando em Espanha não se fala de outra coisa!
http://www.farodevigo.es/sucesos/2010/02/26/dia-calma-llegada-klaus/415218.html
http://www.abc.es/20100226/sociedad-sociedad/ciclon-afecta-canarias-manana-20100226.html
http://www.lavozdeasturias.es/noticias/noticia.asp?pkid=544169


Canarias se encuentra en alerta naranja por las fuertes rachas de aire que ya están dejando sentir. En zonas como El Teide, en la isla de Tenerife se podrán superar los 180 kilómetros por hora.

Bem os espanhois já falam em ventos de 180 km/h nas ilhas canárias, mais precisamente em Tenerife!!!:eek::eek:
Não estarão a exagerar um bocado?:huh::confused: