Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por AnDré 1 Fev 2010 às 01:31.

1. DRC

DRC
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    15 Set 2008
    Local:
    Póvoa de Santa Iria
    O distrito de Leiria apresenta maiores altitudes que o de Lisboa e espera-se vento mais intenso nos pontos mais altos pelo que penso que é por isso que o Instituto de Meteorologia pôs Leiria a vermelho e Lisboa a cor-de-laranja.

2. Rachel_87

Rachel_87
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    24 Fev 2010
    Local:
    Queluz
    Olá Lismen,

Olha eu também sou da área de Lisboa e acredita que ainda não está vermelho, mas eventualmente ficará se a depressão não mudar de rumo como eles estão á espera que aconteça e como os modelos têm indicado que ela se move mais para norte...

No entanto, posso dizer-te que a nível de mar é alerta vermelho garantido, esteja ou não afixado.

3. Rachel_87

Rachel_87
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    24 Fev 2010
    Local:
    Queluz
    Não esquecer claro, que um alerta laranja da Protecção Civil não tem o mesmo significado dos alertas do IM, sendo que entrámos em alerta laranja:

Situação de perigo, com condições para a ocorrên cia de fenómenos invulgares que podem causar danos a pessoas e bens, colocando em causa a sua segurança.
    O dispositivo de Protecção Civil e Socorro reforça as medidas que garantam um estado de prontidão elevado para a intervenção.
    As pessoas devem manter-se vigilantes e informar-se permanentemente sobre a situação, inteirando-se dos possíveis perigos. Devem adoptar as medidas de prevenção, precaução e auto-protecção indispensáveis, e
    adequar os seus comportamentos de modo a não se colocarem em risco.
    ;)

4. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / VN Poiares
    Os modelos continuam, a 24h, algo diferentes. O GME tem uma situação muito complicada para o norte de Portugal e Espanha. O GFS está um pouco mais calmo, na linha das runs anteriores, mas creio que está a subestimar muito o que poderá ocorrer.

5. Jocru

Jocru
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    9 Dez 2009
    Local:
    Quarteira (65m)
    Nova run do GFS, quase um cópia da run anterior tanto em termos de cavamento da depressão como da precipitação

Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. Gerofil

Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mar 2007
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Em Estremoz a chuva começou por volta das 14h00.

7. argo

argo
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    29 Jul 2009
    Local:
    Gaia
    boa tarde
    pertenço a um corpo de bombeiros do distrito do Porto. O alerta Oficial do Comando Distrital já chegou a alguns minutos. Agora é preparar para o que aí vem. :huh:

8. Manuel Brito

Manuel Brito
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    28 Set 2008
    Local:
    Faro
    Boas.
    Os ventos vão ser fortes a muito fortes na maior parte do Continente. As ondas vão ser superiores ao normal e eu não entendo o porquê de não estarem mais distritos com alerta vermelho... :disgust:
    Por exemplo Faro, tem a mesma previsão de ventos fortes a excepcionalmente fortes, e ondas superiores a 5m, só pelo vento já era vermelho e com as ondas à mistura mais vermelho é, no entanto, laranja é o alerta.
    Devo dizer que respeito o IM mas a continuarem assim não vão muito longe, parece que metem os alertas ao calhas.
    Devo dizer que a Proteção Civil tem alertas muito mais eficazes e até com menos falhas.
    Bem mas deixando esta lenga-lenga de alertas bem ou mal colocados, o que vem ai é para as pessoas estarem preparadas e irem acompanhando a evolução das ocorrências. Prevejo que na costa irão haver estragos, falo aqui da situação de Faro, Fuzeta e que a chuva poderá ser forte a muito forte causando rápidas cheias e consequente caos.
    É acompanhar nas próximas horas.

9. ecobcg

ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    10 Abr 2008
    Local:
    Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
    A informação do CDOS também já chegou ao Serviço Municipal de Protecção Civil daqui. É similar ao comunicado do IM, com a diferença de que referem rajadas que podem atingir os 160km/h no litoral Oeste e terras Altas, ao invés dos 150km/h do IM.

Toca a tomar as medidas de prevenção necessárias!

10. cova beira

cova beira
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Dez 2008
    Local:
    Tortozendo
    a depressão perece estar a deslocar-se mais rapido gfs e hirlam com muitas diferenças na colocação da depressão o distrito de lisboa tambem deverá passar a vermelho pelo menos devia

gme

11. Tiagofsky

Tiagofsky
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Jan 2006
    Local:
    Porto
    Bem, isto vai ser animado face ao seguimento das últimas saídas dos modelos...Tenho a dizer que ainda não me tinha pronunciado, um bocado à cautela, uma vez que nada era certo com os enganos e devaneios dos diversos modelos. Sendo que finalmente estão a entrar em consenso achei por bem dar uma palavrinha aqui ao pessoal.
    Acho muito estranho o estofex não estar a lançar nenhum tipo de alerta, eles que costumam ser bastante céleres a dar resposta a este tipo de fenómenos mais graves. No entanto penso que não podemos dramatizar a tal ponto que nos leve a admitir cenários de catástrofe!Naturalmente que algumas árvores vão cair, mas penso que se as pessoas estiverem precavidas (como penso que já estarão!) não será um cenário nem de perto similar à catástrofe da Madeira..:unsure:
    Acho que teremos uma boa oportunidade de experimentar cenários meteorológicos diferentes, e de adrenalina, com uma boa dose de segurança! Menos alarmismo, porque os modelos também podem falhar...!:p

12. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Aqui, no Algarve, a situação mais complicada será o vento e a agitação, o vento esse pode atingir rajadas de 120 a 130km/h, ou mesmo 150km/h, já vi situações muito menos gravosas que esta e que atingiu velocidades de 150km/h. O aviso laranja acho desadequado, mas ainda dou a minha margem ao IM, agora a protecção civil colocar o distrito de Faro em alerta amarelo, parece-me completamente desajustado, dou duas razões 1ª é o vento, 2ª é a ondulação, o Algarve tem sofrido e muito neste inverno, hoje falei com um pescador e ele disse-me se a ondulação de 6 metros aliada ao vento muito forte e se coincidir com a marés vivas pode galgar a ilha da Fuzeta e entrar o mar Fuzeta a dentro, não seria espectável que a protecção civil avisasse para a população da Fuzeta e Ilha de Faro, para o temporal que vem aí.

13. Sunderlandz

Sunderlandz
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Jul 2009
    Local:
    Machico (ilha da Madeira) 35 m
    Já começa a aproximar-se da Madeira!
    Próxima actualização ás 18h.

14. lismen

lismen
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    19 Abr 2008
    Local:
    Lisboa
    Ai está o alerta do tiempo severo de hoje a partir das 00h00 ate as 6 da manha de dia 28 Impressionante:shocking:

15. Stormm

Stormm
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    22 Dez 2009
    Local:
    Olhão
    Boas, tenho estado a analisar esta situação e acho um pouco estranho o algarve estar so a alerta laranja se preveem rajadas a 120, 130km/h e ondulações superiores a 5 metros.
    As zonas que devem ser mais afectadas sao as zonas altas e as zonas do litoral, juntamente outras zonas do pais.
    A depressao de facto é bem cavada e ve-se que está poderosa mas á que ter modos de protecção e segurança para que nao haja danos graves em habitações ou noutros sítios.
    Tenho ouvido todo o dia na radio alertas e precauções extremas devido á situação meteorologica, no qual dizem que devemos tomar precauções para o temporal que se aproxima...
    A Protecção civil colocou 10 regiões do pais em alerta vermelho, sendo essas as mais afectadas pela depressão mas nao quer dizer que mais tarde ou mais cedo nao ponha todo o pais em alerta vermelho, isto depende da evolução da depressao....
    Agora á que acompanhar e analisar toda a situação com olhos de ver para que estejamos preparados para o que vier.
    Tambem concordo que possa haver nalgumas zonas do pais fenómenos que só aconteçam 1 vez em 10 ou 20 anos mas claro nao exageremos, os modelos de previsao as vezes falham e depois nao acontece nada de especial, mas cá está, nunca se sabe!!!.:p

Partilhar esta Página