Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ok, entao podes-me dizer mais ou menos o que ira acontecer se faz favor?
E a que velocidade o vento irá soprar?

Não sei bem, estamos um bocado cegos pois o GFS pode estar a subestimar a depressão e é o GFS que alimenta a maioria dos modelos meso a que temos acesso. Mas no sul o IM não prevê ventos de 150km/h, e nos modelos não aparece muita precipitação no Algarve.
 

Nuno_1010

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
239
Local
Atouguia da baleia-Peniche
27119374.jpg
http://oiswww.eumetsat.org/IPPS/html/GE/EUM.kml
é este o link para quem quer esta pimagen no google earth
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Não sei bem, estamos um bocado cegos pois o GFS pode estar a subestimar a depressão e é o GFS que alimenta a maioria dos modelos meso a que temos acesso. Mas no sul o IM não prevê ventos de 150km/h, e nos modelos não aparece muita precipitação no Algarve.

Pois, onde eu vi os ventos a 150km/h aqui no algarve foi neste site: http://temponoalgarve.blogs.sapo.pt/.

Nesse site diz assim: Dia 27 (Sábado) - Céu muito nublado. Períodos de chuva ou aguaceiros por vezes forte. Vento moderado a forte soprando temporiamente forte a excepcionalmente forte com rajadas que podem atingir os 150 km/h...

Nao quer dizer qe atinjam 150km/h mas se puseram essa possibilidade é porque pelo menos aos 90, 100km/h chegam!
Penso eu.....
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Isto NÃO é um ciclone.

É uma ciclogénese explosiva (depressão) de uma massa de origem semi-tropical (quente e húmida) que rapidamente se desenvolve, quando se aproxima do ar frio europeu. Um ciclone tem origens tropicais e e águas em geral de temperatura superior a 26ºC. Têm portantos origens distintas e ocorrem em alturas do ano diferentes.

Esta tempestade, se pudesse ser comparada de acordo com a velocidade do vento e pressão mínima, seria equivalente à força de uma tempestade tropical (não chega portanto à força de grau 1 de furacão). Tenham isso em consideração! Os ventos sustenidos serão de cerca de 50-100 kmh, e rajadas até 160kmh. A força é bastante inferior à de um furacão. No entanto esta força já causa estragos consideráveis.

Na Europa estas tempestades de Inverno são relativamente comuns!
Não costumam é ocorrer às nossas latitudes. Em 2009 houve a ciclogénese explosiva do Klaus. Em 1941, houve uma de intensidade recorde. Decerto ocorreram outras nos últimos anos.



Tenho uma duvida, isto que vêm ai para portugal é um ciclone ou uma ciclogénise
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Isto NÃO é um ciclone.

É uma ciclogénese explosiva (depressão) de uma massa de origem semi-tropical que rapidamente se desenvolve, quando se aproxima do ar frio europeu.

Claro que é um ciclone. Ou achas que é um anticiclone ? Todas as depressões, fracas ou fortes, são ciclones, seja tropicais, extra tropicais (como esta) ou hibridos. A ciclogenese como o próprio nome indica é o processo de formação de um ciclone. Uma ciclogenese explosiva é a formação e/ou cavamento muito rápido de um ciclone.

Depressão = Ciclone
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Pois, onde eu vi os ventos a 150km/h aqui no algarve foi neste site: http://temponoalgarve.blogs.sapo.pt/.

Nesse site diz assim: Dia 27 (Sábado) - Céu muito nublado. Períodos de chuva ou aguaceiros por vezes forte. Vento moderado a forte soprando temporiamente forte a excepcionalmente forte com rajadas que podem atingir os 150 km/h...

Nao quer dizer qe atinjam 150km/h mas se puseram essa possibilidade é porque pelo menos aos 90, 100km/h chegam!
Penso eu.....

Stormm eu não quis ser alarmista, quando publiquei essa mesma publicação. Mas uma coisa é certa, vamos ter ventos fortes a excepcionalmente fortes, nem que seja no litoral oeste na zona de Sagres a Odemira, e isso ainda é Algarve. No boletim meteorológico da RTP1 a meteorologista disse a previsão aplicada ao Norte seria igual ao Centro e Sul não vi nenhuma referência ao Algarve ela só falou na ondulação e que tudo o resto mantinha-se. Por isso, não é impossível que faça alguma rajada que atinja os 150 km/h. Na RTP!, o jornalista diz que o alerta laranja vai ser alargado a todo o país.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Ok! É um ciclone = depressão.
O povo é que muitas vezes associa "ciclone" a "furacão", o que não é verdade.

Onde achas que vai acontecer o landfall?

O rumo (do "olho") parece estar a ser mais a sul do que o previsto.
Talvez Lisboa ou litoral centro?

A banda mais intensa parece estar do lado norte e leste.
Definitivamente a região norte vai ter muita precipitação.



Claro que é um ciclone. Ou achas que é um anticiclone ? Todas as depressões, fracas ou fortes, são ciclones, seja tropicais, extra tropicais (como esta) ou hibridos. A ciclogenese como o próprio nome indica é o processo de formação de um ciclone. Uma ciclogenese explosiva é a formação e/ou cavamento muito rápido de um ciclone.

Depressão = Ciclone
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Stormm eu não quis ser alarmista, quando publiquei essa mesma publicação. Mas uma coisa é certa, vamos ter ventos fortes a excepcionalmente fortes, nem que seja no litoral oeste na zona de Sagres a Odemira, e isso ainda é Algarve. No boletim meteorológico da RTP1 a meteorologista disse a previsão aplicada ao Norte seria igual ao Centro e Sul não vi nenhuma referência ao Algarve ela só falou na ondulação e que tudo o resto mantinha-se. Por isso, não é impossível que faça alguma rajada que atinja os 150 km/h. Na RTP!, o jornalista diz que o alerta laranja vai ser alargado a todo o país.


Sim algarvio, estou completamente de acordo contigo, e quando disse essa informação a respeito do teu blog nao disse nada de mal apenas disse ao Vince que foi nesse blog que vi a noticia de 150km/h.
Mas tanto pode chegar a essas rajadas como pode nao xegar, so quis dizer qual era o blog e o que tinha sobre o dia de amanha e a velocidade dos ventos.:)