Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2010



actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
O Europeu está bastante estável, sendo que nesta saída ainda melhorou, com uma dorsal bem vermelha no Atlântico a impedir que o frio passe pelo Cantábrico seguindo para oeste, forçando-o a deslocar-se para sul.

Quanto à data, o único nevão digno desse nome que ocorreu entre 1987 e 2006 no Alentejo foi a 28 de Fevereiro de 1993, faz hoje anos. A temperatura mínima deste século no Alentejo ocorreu a 1 de Março de 2005. Portanto, no início de Março não é assim tão incomum uma entrada fria. É mais provável que caia neve em Março que em Novembro.

E qual foi a temperatura mínima?

Eu não duvido do frio, fico com reservas é na dupla frio/precipitação! :D
Quanto ao modelo Europeu, eu o que me parece é que a entrada fria poderá ficar confinada ao território espanhol ou quando muito a Trás-os-Montes e possivelmente interior Centro.:unsure:
 

Brites

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
202
Local
Pombal, Leiria
Boa noite,
Alguém me pode dizer qual a probabilidade, daquela massa está sobre os Açores que aparece nas imagens de satélite do IM, chegar até ao continente? e que vendo a sequência de imagens aparenta que sim, mas como os meus olhos a esta hora não são grande especialidade pedia-vos a vossa previsão...

ABC...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,239
Local
Oeiras / VN Poiares
E qual foi a temperatura mínima?

Eu não duvido do frio, fico com reservas é na dupla frio/precipitação! :D
Quanto ao modelo Europeu, eu o que me parece é que a entrada fria poderá ficar confinada ao território espanhol ou quando muito a Trás-os-Montes e possivelmente interior Centro.:unsure:

A temperatura mínima foi -8 em Alvalade do Sado.

Não se vêem as temperaturas a 850 hpa após as 168h, mas parece que às 192h o frio afecta todo o país. Não esquecer, que nesta altura do ano, já se faz sentir a influência da hora do dia nas isos, em cerca de 2 graus. A run do Europeu das 12z, como só mostra as temperaturas ao meio dia, dá sempre ideia de ser menos fria que a das 0z, que mostra as temperaturas à meia noite.
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
600
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Boa noite,
Alguém me pode dizer qual a probabilidade, daquela massa está sobre os Açores que aparece nas imagens de satélite do IM, chegar até ao continente? e que vendo a sequência de imagens aparenta que sim, mas como os meus olhos a esta hora não são grande especialidade pedia-vos a vossa previsão...
ABC...

A resposta pode estar aqui:
http://oiswww.eumetsat.org/IPPS/html/MSG/PRODUCTS/AMV/FULLDISC/index.htm

Os ventos sopram nesta direcção :-) pelo que parece-me existir probabilidades. Mas o pessoal mais experiente pode-te dar mais certas
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,239
Local
Oeiras / VN Poiares
Boa noite,
Alguém me pode dizer qual a probabilidade, daquela massa está sobre os Açores que aparece nas imagens de satélite do IM, chegar até ao continente? e que vendo a sequência de imagens aparenta que sim, mas como os meus olhos a esta hora não são grande especialidade pedia-vos a vossa previsão...

ABC...

Deverá afectar o continente, mas move-se muito lentamente, só deverá cá chegar na Terça.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,239
Local
Oeiras / VN Poiares
Hum ok parece que vai animar terça feira certo? Será apenas chuva?
Já agora sem abusar e aquela que la vem um pouco mais atrás? Maior parece ameaçadora, poderá ca passar? :huh:

Abc

Era dessa que vem atrás que eu me referia, peço desculpa. A anterior que está mais próxima, chegará já com pouca actividade, amanhã pela hora de almoço, mas não deverá dar nada de especial. Terça é que virá algo relevante, se bem que comparado com os últimos tempos, não seja nada de especial.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
... Terça é que virá algo relevante, se bem que comparado com os últimos tempos, não seja nada de especial.

O que aí ainda vem , noutros Invernos (quase todos, nos últimos anos,)
seria aqui motivo, de profundo esmiúçar e ampla excitação.
Este ano, de todas as ocorrências e desenlaces,
já nem uma depressãozita de 985 hPa , coisa pouca, coisa comum,
a rondar pelo Oeste Ibérico,suscita especial acompanhamento.
Posterior entrada fria com precipitações , mais neve para além dos locais habituais?
Normal...Perfeitamente normal.
Há Invernos que, às nossas latitudes,
tudo vai desaguar na Itália, Balcãs e Grécia.
Tanto nos queixamos de tal.
Neste? ( ...não haverá muitos assim),
até estranhamos este " não sair de cima" ,
esta ausência prolongada do Anticiclone dos Açores, ou doutro em seu auxílio,que quase sempre fazem do nosso Inverno,
o mais soalheiro de todo o Continente Europeu...

O que aí vem?
Coisa pouca , certamente.
Nada que não estejemos habituados...
 

white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
133
Local
Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
Olá amigos.

Bom dia, pelo que tinha visto ontem havia uma entrada fria que aí vinha, com :rain:mas hoje vendo os modelos e alguns sites meteorologicos nao encontro nada. :sad: vejo que a aparição do elemento branco, pela utima vez, não será desta, ou seja ja foi... lol ontem o gfs por localidade colocava cotas a 200 mtos hoje passaram para 1300 metros :surprise: como todo muda de um dia para o outro. Mas o tempo é assim mesmo uma surpresa e um inconstante.

Saudações.
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
Porque é que este tópico parou? Já não vai haver mais nada?:lmao:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,896
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)