Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
PS: em que site posso ver as remperaturas a 500hPa?

O meu mapa preferido (do GFS) para a temperatura aos 500Hpa é o do wetter3:
http://www.wetter3.de/animation.html
(Em baixo escolhe "500hPa Geopotential,Temperatur")


A significativa entrada da -35ºC no norte de Portugal na Terça-feira

48_27.gif
 


paricusa

Cirrus
Registo
11 Jan 2008
Mensagens
79
Local
Maia (Vilar de Luz)
Boas,

Analisando os mapas a 500hpa e a 850hpa (GFS), na minha opiniao na madrugada de segunda para terça e terça de manha, poderemos ter a cotas minimas entre os 300m/400m subindo para os 500 m durante a tarde, descendo ao fimdo dia/noite novamente para os 300/400 metros. Vamos aguardar a proximas run's e verificar se as tendencias se mantêm.

Embora more a 200 mts de altitude, espero ver alguma agua-neve e num ou outro instante um pouco de neve (sonhando um bocado!:rolleyes:).

Para quem quer a neve a sério, fica uma dica:cold: ->
 
Editado por um moderador:

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Pois, com essa temperatura não é fácil...
De qualquer forma, essa previsão terá a ver com a forma como o IM categoriza as suas previsões, por distrito, com todos os inconvenientes que isso acarreta.
Ou seja, os distritos em Portugal são vastos, com muitas variantes climatéricas, quer derivem de diferenças orográficas ou outras, e nem sempre as capitais de distrito reflectem o clima no próprio distrito em causa.

Não posso concordar, cardu refere-se a um link no IM que diz "tempo nas cidades a 10 dias" é bem explícito, sem equívocos. Não se refere ao distrito mas sim à cidade! De facto até é possível nevar com 5C mas não com as condições previstas. Pra 3a feira, espero temperatura aqui na ordem de 1C a 5C, se não houver alterações claro! Quanto ao IM é pra se respeitar, somos um fórum valioso individualmente mas ainda mais enquanto grupo de membros atentos, respeitadores, criticar sim, de forma positiva sempre! Mas tb não lhes vou enviar um mail a dizer k discordo das temperaturas, com k fundamentos?! Por ex o AEMET ontem à meia-noite dava cota de 700m aqui ao lado.. E agora? Vamos continuando atentos, e bem dispostos, este é um fórum espetacular de que me orgulho muito! Abraço
 

Umberto

Cirrus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
53
Local
Aguas Santas (175m)
Simplesmente brutal:surprise:

Boas,

Analisando os mapas a 500hpa e a 850hpa (GFS), na minha opiniao na madrugada de segunda para terça e terça de manha, poderemos ter a cotas minimas entre os 300m/400m subindo para os 500 m durante a tarde, descendo ao fimdo dia/noite novamente para os 300/400 metros. Vamos aguardar a proximas run's e verificar se as tendencias se mantêm.

Embora more a 200 mts de altitude, espero ver alguma agua-neve e num ou outro instante um pouco de neve (sonhando um bocado!:rolleyes:).

Para quem quer a neve a sério, fica uma dica:cold: -> http://www.youtube.com/watch?v=qddtuzvuI5w&feature=related
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
http://freemeteo.com/default.asp?pid=156&la=18&gid=2270023

desde que vou ao Freemeteo nunca vi tantas horas seguidas de precipitação para estes lados:eek:. A quantidade não é muita, mas se fosse bastante, talvez começassem a surgir as primeiras cheias ali em Valada e Vale de Santarém.:rain::rain:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Esta run das 06 já meteu mais frio hoje que ontem a run das 18 e acredito que a das 12 de logo vai meter mais...por agora já vejo no norte -35 a -37ºC e a 850hpa -4 e -5ºC uma dan de 523 por exemplo no porto :) o que quero dizer é o que disse já ontem com um aguaceiro convectivo forte a cota pode cair ao nível do mar ;) o que pode estragar um pouco é o vento :unsure:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
o Freemeteo de novo a delirar e a meter "agua-neve" na Serra de Montejunto e Santarém.:p
 

Orvalho

Cirrus
Registo
14 Nov 2007
Mensagens
59
Local
Vila Nova De Poiares e Serra da Estrela (400 m)
Bom dia a todos. É a minha primeira mensagem no forum. Partilho comvosco o Amor,porque não dizê-lo,pela Meteorologia.
Na minha opinião estamos a viver um Inverno em que se observa um aumento do frio, e da neve em cotas médias e baixas. Penso que é uma viragem no sentido de termos cada vez mais Invernos como no passado,claro que esta viragem é originada por vários factores...isto é para outro tópico, de climatologia.
Estas entradas de -35ºC a 850 hpa de Noroeste como o GFS prevê para o Norte e Centro de Portugal na próxima terça-feira são reveladoras de que o frio está a aumentar, pelo que vi no Meteociel estas isos baixas conseguem chegar a Portugal devido ao frio extremo que se faz sentir na América do Norte,reparem no trajecto,as massas de ar saem de tal maneira frias da América que no caso desta, depois de atravessar o Atlântico ainda chega aqui com -35ºC.
Em relação a cotas de neve penso que se o GFS acertar e terça-feira ás 6:00h da manhã estiver sobre o Porto a -35 a 850hpa a neve cairá a cotas inferiores a 400m. Penso que colocaram temperaturas demasiado altas em todo o país, isto acontece com muita frequencia na informação prestada pelo IM. Nas previsões do IM devia haver uma maior distinção entre cotas de neve, no Litoral certamente diferentes das do Interior bem como diferenciação entre Norte e Centro. Tenho muito respeito pelo trabalho dos meteorologistas do IM mas penso são muito conservadores na questão das cotas de neve.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Bom dia a todos. É a minha primeira mensagem no forum. Partilho comvosco o Amor,porque não dizê-lo,pela Meteorologia.
Na minha opinião estamos a viver um Inverno em que se observa um aumento do frio, e da neve em cotas médias e baixas. Penso que é uma viragem no sentido de termos cada vez mais Invernos como no passado,claro que esta viragem é originada por vários factores...isto é para outro tópico, de climatologia.
Estas entradas de -35ºC a 850 hpa de Noroeste como o GFS prevê para o Norte e Centro de Portugal na próxima terça-feira são reveladoras de que o frio está a aumentar, pelo que vi no Meteociel estas isos baixas conseguem chegar a Portugal devido ao frio extremo que se faz sentir na América do Norte,reparem no trajecto,as massas de ar saem de tal maneira frias da América que no caso desta, depois de atravessar o Atlântico ainda chega aqui com -35ºC.
Em relação a cotas de neve penso que se o GFS acertar e terça-feira ás 6:00h da manhã estiver sobre o Porto a -35 a 850hpa a neve cairá a cotas inferiores a 400m. Penso que colocaram temperaturas demasiado altas em todo o país, isto acontece com muita frequencia na informação prestada pelo IM. Nas previsões do IM devia haver uma maior distinção entre cotas de neve, no Litoral certamente diferentes das do Interior bem como diferenciação entre Norte e Centro. Tenho muito respeito pelo trabalho dos meteorologistas do IM mas penso são muito conservadores na questão das cotas de neve.

Bem-vindo ao Fórum, Orvalho1. ;)

Concordo com cada palavra que acabaste de escrever. :)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Bom dia a todos. É a minha primeira mensagem no forum. Partilho comvosco o Amor,porque não dizê-lo,pela Meteorologia.
Na minha opinião estamos a viver um Inverno em que se observa um aumento do frio, e da neve em cotas médias e baixas. Penso que é uma viragem no sentido de termos cada vez mais Invernos como no passado,claro que esta viragem é originada por vários factores...isto é para outro tópico, de climatologia.
Estas entradas de -35ºC a 850 hpa de Noroeste como o GFS prevê para o Norte e Centro de Portugal na próxima terça-feira são reveladoras de que o frio está a aumentar, pelo que vi no Meteociel estas isos baixas conseguem chegar a Portugal devido ao frio extremo que se faz sentir na América do Norte,reparem no trajecto,as massas de ar saem de tal maneira frias da América que no caso desta, depois de atravessar o Atlântico ainda chega aqui com -35ºC.
Em relação a cotas de neve penso que se o GFS acertar e terça-feira ás 6:00h da manhã estiver sobre o Porto a -35 a 850hpa a neve cairá a cotas inferiores a 400m. Penso que colocaram temperaturas demasiado altas em todo o país, isto acontece com muita frequencia na informação prestada pelo IM. Nas previsões do IM devia haver uma maior distinção entre cotas de neve, no Litoral certamente diferentes das do Interior bem como diferenciação entre Norte e Centro. Tenho muito respeito pelo trabalho dos meteorologistas do IM mas penso são muito conservadores na questão das cotas de neve.

Bem vindo :thumbsup:

Só um pequeno reparo os -35 não são a 850hpa mas sim a 500hpa a 850hpa temos -3 a -5 :thumbsup: