Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Creio que uma das questões que muitos de nós estarão a colocar, é a de saber, se, com esta entrada que aí vem, será possível nevar a cota 0, tal como aconteu na semana passada, e se existe alguma real hipótese de neve na zona da Grande Lisboa, tal como em 2006, que nos apanhou relativamente desprevenidos...

Para mim a neve a cota 0 é difícil desta vez mas não é impossível caso ocorra um aguaceiro mais violento com trovoada isto para o Norte. Quanto a zona de Lisboa teria de meter mais ar frio ainda aqui para baixo e já acho difícil de meter porque falta já pouco tempo :hehe: mas podem cair umas boas granizadas de ficar tudo branco em qualquer parte.
 


mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Para mim a neve a cota 0 é difícil desta vez mas não é impossível caso ocorra um aguaceiro mais violento com trovoada isto para o Norte. Quanto a zona de Lisboa teria de meter mais ar frio ainda aqui para baixo e já acho difícil de meter porque falta já pouco tempo :hehe: mas podem cair umas boas granizadas de ficar tudo branco em qualquer parte.

Uma boa granizada sempre seria um pequeno consolo e uma animação para a margem sul, já que quanto à neve, parece que mais uma vez seremos excomungados...
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Para mim a neve a cota 0 é difícil desta vez mas não é impossível caso ocorra um aguaceiro mais violento com trovoada isto para o Norte. Quanto a zona de Lisboa teria de meter mais ar frio ainda aqui para baixo e já acho difícil de meter porque falta já pouco tempo :hehe: mas podem cair umas boas granizadas de ficar tudo branco em qualquer parte.

Miguel, focaste agora um ponto importante (é preciso mais ar frio, principalmente a 850 hPa). Estive agora a dar uma vista de olhos pelos vários modelos e reparo num GME, WMC Moscou, JMA (estes últimos talvez menos de fiar, historicamente) e reparei que colocam muito mais ar frio que o GFS, isto não falando também do UKMO...
 

rogers

Cumulus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
200
Local
Paços de Ferreira
Para mim esse evento se resumirá em: chuva - neve(deus queira) - chuva, isto é qualquer acumulo de terça será levado embora a seguir pela chuva.

Muito diferente do outro evento que tivemos a boa sorte da camada de ar frio ter sido mantida durante dias após a neve. Com isso pudemos apreciar a paisagem branca durante dois dias, enfrente a minha casa só descongelou quando a outra frente chegou. Por isso digo que não irá ser muito interessante em termos de neve (fotograficamente falando), mas por outro lado é um acontecimento deveras interessante, visto a quantidade de frio inserido em tão pouco tempo.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Penso que os modelos nos trazem alguma emoção ao longo da semana. Quanto à neve e sem desprimor para os modelos meteorológicos penso que mesmo com as actuais temperaturas será possível nevar na 3ª em cotas médias \ baixas uma vez que já se provou que tal é possível, com uma entrada forte de noroeste juntamente com cúmulos extremamente arrefecidos em altitude (< -35ºC); digo isto pois ainda na década de 90 tive aqui em Paços de Ferreira um episódio parecido (embora me falte a neve para dizer que é igual) em que nos dias anteriores tivemos a passagem de superfícies frontais e após uma destas tivemos um arrefecimento brusco e com queda de neve durante o dia - não de noite! - com a entrada de aguaceiros fortes e ventos a condizer; no intervalo destes a temperatura subia por norma uns 3\4 graus para depois voltar a arrefecer. Nas cotas dos 300 metros acumulava neve mas derretia passada 1 hora antes do próximo aguaceiro com arrefecimento marcado para 1 \ 3 graus célsius.
Parece combinado contigo rogers mas não foi de propósito...;)
 
Última edição:

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Miguel, focaste agora um ponto importante (é preciso mais ar frio, principalmente a 850 hPa). Estive agora a dar uma vista de olhos pelos vários modelos e reparo num GME, WMC Moscou, JMA (estes últimos talvez menos de fiar, historicamente) e reparei que colocam muito mais ar frio que o GFS, isto não falando também do UKMO...

É verdade o UKMO está bom mas o GME está divinal :w00t: :eek::cold:
 

rogers

Cumulus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
200
Local
Paços de Ferreira
Penso que os modelos nos trazem alguma emoção ao longo da semana. Quanto à neve e sem desprimor para os modelos meteorológicos penso que mesmo com as actuais temperaturas será possível nevar na 3ª em cotas médias \ baixas uma vez que já se provou que tal é possível, com uma entrada forte de noroeste juntamente com cúmulos extremamente arrefecidos em altitude (< -35ºC); digo isto pois ainda na década de 90 tive aqui em Paços de Ferreira um episódio parecido (embora me falte a neve para dizer que é igual) em que nos dias anteriores tivemos a passagem de superfícies frontais e após uma destas tivemos um arrefecimento brusco e com queda de neve durante o dia - não de noite! - com a entrada de aguaceiros fortes e ventos a condizer; no intervalo destes a temperatura subia por norma uns 3\4 graus para depois voltar a arrefecer. Nas cotas dos 300 metros acumulava neve mas derretia passada 1 hora antes do próximo aguaceiro com arrefecimento marcado para 1 \ 3 graus célsius.
Parece combinado contigo rogers mas não foi de propósito...;)

LOL :lol:, mas é mesmo isto, Eu cheguei a Paços em 2000 não pude presenciar o evento!
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
LOL :lol:, mas é mesmo isto, Eu cheguei a Paços em 2000 não pude presenciar o evento!

Penso que a acontecer será algo do género que relatei: uma entrada de noroeste forte, com cúmulos bem arrefecidos em altitude e com queda de granizo\neve mesmo a cotas baixas, inclusive a cota 0 - no episódio que relatei houve inclusive queda de neve na Póvoa de Varzim; são evidentemente episódios algo raros nas últimas 2 décadas mas podem acontecer.
De referir ainda a informação dada pelo meteorologista de serviço na altura (um colega do Anthimio de Azevedo que me dava também extrema confiança mas do qual não me lembro o nome:huh:) e referiu que se tratava da entrada de nuvens provenientes do noroeste do atlântico e cujos topos estavam arrefecidos até aos 45ºC negativos pelo que as precipitações se davam em forma de neve.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Alguém me poderá dizer se será possível nevar no Montejunto na próxima 3ªf.?;)
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Podes colocar, por favor, os links para esses modelos? Obrigado!

http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsgmeeur.html

A situação que o Miguel se refere penso ser esta na madrugada de segunda para terça

rgme422mr4.gif
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja