Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Sim mas eu subscrevo! Aliás o IM admitir uma possível cota 0 alargando a previsão acho mesmo muito positivo! Quando falei nas fasquia não era de maneira nenhuma para criticar, disse mesmo com algum sentido de brincadeira! Desta vez acho que está uma previsão acertada!

Eu sei Vitamos! Eu entendi que não estavas a criticar! ;)
Peguei na tua "deixa" para comentar o vai-vem constante de defeitos que se vão aqui ou em qualquer sítio lançando às previsões do IM, sejam elas A ou B, ou sejam elas boas ou más!
:unsure:

Desculpa se entendeste que eu entendi que estavas a dizer mal (granda confusão de frase), mas claro que entendes que não era essa a intenção... ;)
 


Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,272
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Se prevêem cotas altas é porque são muito altas! Se põem a hipótese de nevar a qualquer cota, com aquele texto, é porque já estão a exagerar no "optimismo"!
:rolleyes:
Acho que para ninguém dizer mal o IM devia pôr: "queda de neve garantida em algumas cotas abaixo dos 5000m"...
Serve? :lmao:

Vá lá, estamos TODOS completamente baralhados com a situação, e dúvido que haja aqui, ou lá, alguém com certezas dada a situação..
E com esta convecção, pode nevar num sítio a 500m, e noutro a 0m, como disse o HotSpot..
Vamos lá ser realistas e justos!

Gostei dessa, "neve abaixo dos 5000m"!!:lol: Bem se ela cair com força e intensidade, ainda afunda 1cm ao cair no mar.. (cota -0.01m)
Para toda a gente perceber, deviam meter em pés também (Ft), assim também dava para inglês ver..

Mas realmente, assim não dá para entender, num lado não dizem cota, noutro dizem 200 até 1800m.. Dá para tudo, para todos os gostos, e como se não bastasse, os desenhos significativos também não batem certo com as cotas, quer dizer, com quais cotas?! Quando um site, tem 3 formas de mostrar as coisas e nenhuma delas combina..
 

VerticalHorizon

Cumulus
Registo
29 Nov 2008
Mensagens
282
Local
Porto / Paços de Ferreira (350m)
Eu penso que a alteração foi o bom senso e acima de tudo o realismo...600 a
800m parece-me uma cota mais que acertada para esta situação que não terá mais que chuva, possibilidade de granizo/trovoadas, vento forte mar alteroso...e neve nas terras altas!

Desculpem, mas essas cotas de 100/200m que já se falaram aqui dão-me vontade de rir....:lmao:

Previsão do IM para Quarta-feira (dia 20 de Janeiro):
"Períodos de céu muito nublado.

Aguaceiros no litoral Norte e Centro passando a periodos de chuva

e estendendo-se às regiões do interior para o fim do dia.

Queda de neve acima 200 metros subindo gradualmente

a cota de neve para os 1400 metros ao longo do dia.

Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de noroeste, soprando

temporariamente forte a muito forte (40 a 60 km/h) com rajadas da

ordem dos 90 km/h nas terras altas.

A partir do meio da tarde, rotação do vento para sudoeste forte

(35 a 55 km/h) com rajadas da ordem dos 85 km/h no litoral

e terras altas.
"

:)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
A run das 12 mantém em aberto surpresas incluindo no Litoral Norte para o resto do Norte e Centro queda de neve a cotas baixas que pontualmente com um aguaceiro mais forte pode dar neve a cota 0 não é de descartar esse cenário :thumbsup: dai os meus parabéns ao IM por não ter tido medo de arriscar...penso que se poderia era fazer na tv e rádio um aviso mais serio para essa possibilidade de neve a cotas extremamente baixas no Norte e Centro para depois não se ver o caos do costume inclusive com muitas pessoas a terem de passar a noite dentro dos carros :angry: mais vale alertar do que depois passar por estes filmes :) agora virem falar na tv neve nas terras altas, para isso mais vale tarem calados :mad: as pessoas ouvem aquilo e pensam que apenas neva nos locais do costume quando não vai ser o caso.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
O resumo da última run do GFS. Pouco mudou e muito pouco vai mudar.

Errata: Onde se lê BRAGANÇA é MELGAÇO. Meteograma de BRAGANÇA mais à frente.

resumosu4.jpg
 

Orvalho

Cirrus
Registo
14 Nov 2007
Mensagens
59
Local
Vila Nova De Poiares e Serra da Estrela (400 m)
Se não fosse a dorçal anticiclónica dos Açores estavamos imersos em neve esta semana. Ohando para o Meteociel vê-se massas de ar extremamente frias a serem expelidas da América do Norte com uma potencia brutal.:shocking: O frio na América do Norte está de facto brutal, isto são dinâmicas atmosféricas que não estávamos habituados a ver. Sem o Açoriano até entrava neve a potes com circulação zonal. Isto é algo de novo. Incrivel:eek:
Será que estou a fazer uma análise correcta ?
Qual a vossa opinião ?
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Isto é em tom de brincadeira..
Mas andando o IM atento a tudo o que se fala sobre "ele" inclusivé a actividade em fórum de acompanhantes de Meteo, será que somos "culpados" pela mudança do tipo de previsões, como esta descritiva "arriscada" e "corajosa" de hoje?
:rolleyes:
Será que devemos sentir um "peso na consciência" se a previsão de amanhã falhar redondamente e a cota de neve não for abaixo dos 500m ou coisa assim, e que ter sido posta a hipótese de neve em cotas baixíssimas pelo IM tem alguma "mão nossa"?
Digo isto naturalmente em tom de brincadeira.. :D
Mas com algum veneno à mistura! :p
 

thunderboy

Cumulonimbus
Registo
27 Nov 2008
Mensagens
2,030
Local
Alcanena/Aveiro
Se não fosse a dorçal anticiclónica dos Açores estavamos imersos em neve esta semana. Ohando para o Meteociel vê-se massas de ar extremamente frias a serem expelidas da América do Norte com uma potencia brutal.:shocking: O frio na América do Norte está de facto brutal, isto são dinâmicas atmosféricas que não estávamos habituados a ver. Sem o Açoriano até entrava neve a potes com circulação zonal. Isto é algo de novo. Incrivel:eek:
Será que estou a fazer uma análise correcta ?
Qual a vossa opinião ?
Estas massas de ar frio?


 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Se não fosse a dorçal anticiclónica dos Açores estavamos imersos em neve esta semana. Ohando para o Meteociel vê-se massas de ar extremamente frias a serem expelidas da América do Norte com uma potencia brutal.:shocking: O frio na América do Norte está de facto brutal, isto são dinâmicas atmosféricas que não estávamos habituados a ver. Sem o Açoriano até entrava neve a potes com circulação zonal. Isto é algo de novo. Incrivel:eek:
Será que estou a fazer uma análise correcta ?
Qual a vossa opinião ?

Percebo o que queres dizer.. Mas penso que é um pouco "ilusão óptica".. São frequentes as cartas em que vemos à nossa latitude do lado americano iso's gélidas e pensamos.. Xi se vem para cá..
Claro que a situação lá foi extrema.. E é parte disso a culpa da instabilidade que se forma agora no Atlântico, e claro do frio que cá vem amanhã.. Mas não foi inédita, longe disso..
Mas no percurso desde o outro lado até este, há todo o Atlântico "quente" a atravessar, por isso mesmo sem o anticiclone,e num percurso mais "directo", nunca cá chegaria tanto frio.. :)
Aliás.. Se calhar o Anticiclone até ajuda a fazer aquele ar frio ir mais a Norte e conservar as suas propriedades antes de mergulhar até nós.. Não será?
:)
 

Orvalho

Cirrus
Registo
14 Nov 2007
Mensagens
59
Local
Vila Nova De Poiares e Serra da Estrela (400 m)
Percebo o que queres dizer.. Mas penso que é um pouco "ilusão óptica".. São frequentes as cartas em que vemos à nossa latitude do lado americano iso's gélidas e pensamos.. Xi se vem para cá..
Claro que a situação lá foi extrema.. E é parte disso a culpa da instabilidade que se forma agora no Atlântico, e claro do frio que cá vem amanhã.. Mas não foi inédita, longe disso..
Mas no percurso desde o outro lado até este, há todo o Atlântico "quente" a atravessar, por isso mesmo sem o anticiclone,e num percurso mais "directo", nunca cá chegaria tanto frio.. :)
Aliás.. Se calhar o Anticiclone até ajuda a fazer aquele ar frio ir mais a Norte e conservar as suas propriedades antes de mergulhar até nós.. Não será?
:)


Sem duvida que atravessando o Atlantico mais a sul aqueciam mais depressa, ainda assim penso que com mais frio acumulado na America as probabilidades de entradas de oeste com neve aumentam:)