Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Só se está bem onde não se está...:lmao:
Eu também fico com inveja de vocês no Algarve terem esplanadas todo o ano e um guarda-fatos muito mais económico, isto de passar semanas seguidas com temperaturas negativas e geadas não é lá muito agradável e para ser sincero a neve também não é das coisas que aprecie mais, gosto de ver cair mas rápidamente transforma a cidade num "pantanal" de neve e lama misturados...:p

Pois mas o que eu gosto é do contacto com a natureza ... com a verdura e a floresta que alguns teimam em deitar fogo, dias com chuva, vento, trovoadas .... enfim clima se calhar mais tipico do Norte de Portugal mas que ás vezes também calha ao sul !!

Em 1989 fui extremamente priveligiado mas acho que nunca mais serei tanto ....
Estou farto de praia ... sol e mais sol e mais sol ... !!
Desde Março a Setembro que tédio
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Dada a observação desta imagem

showforecastcgidw2.png


A conclusão que tiro da mesma é que esta noite, apesar de ser muito mais raro de acontecer (comparando com a situação vivida no dia de hoje) ainda podemos ter algumas trovoadas, mas uma coisa fraca e muito localizada.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Dada a observação desta imagem



A conclusão que tiro da mesma é que esta noite, apesar de ser muito mais raro de acontecer (comparando com a situação vivida no dia de hoje) ainda podemos ter algumas trovoadas, mas uma coisa fraca e muito localizada.


Essa previsão foi referente ao dia de hoje, foi emitida às 7:33 da manhã, talvez ainda haja qualquer coisa dispersa, mas pelo satélite não parece que seja por aí além.
 

granizus

Cumulus
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
184
Local
São Domingos de Rana / Lapa (Lisboa)
Boa noite!

Isto hoje foi um dia em cheio, hein?
Gostava que me dessem umas luzes sobre este assunto: este fim de semana vou com os meus filhos para a Serra da Estrela (Penhas da Saúde). Já vi em todo o lado que 5ª e 6ª sobe bastante a temperatura e chove. Será o suficiente para derreter o que acumulou entretanto?

Abraço

PS: embora seja membro há pouco tempo, fiquei cheio de orgulho de ver a foto do Snifa na SIC com copyriht e tudo!
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Pois mas o que eu gosto é do contacto com a natureza ... com a verdura e a floresta que alguns teimam em deitar fogo, dias com chuva, vento, trovoadas .... enfim clima se calhar mais tipico do Norte de Portugal mas que ás vezes também calha ao sul !!

Em 1989 fui extremamente priveligiado mas acho que nunca mais serei tanto ....
Estou farto de praia ... sol e mais sol e mais sol ... !!
Desde Março a Setembro que tédio


A serra do Caldeirão não é um sítio tão seco quanto isso... tem menos meses secos que o litoral, e a precipitação média anual rondará os 800 mm, o que não é assim tão pouco quanto isso... Londres, por exemplo, tem cerca de 650 mm por ano (1961-1990). Isto já para não falar da Serra de Monchique, qué um local bem húmido :thumbsup:


Mas caro Aurélio, percebo a tua frustração... de facto, os últimos anos têm sido extremamente secos no Algarve, e as depressões no Golfo de Cádiz, que trazem normalmente muita chuva e trovoadas ao litoral têm sido muito raras desde 2004 :sad:


Há um estudo muito interessante feito na Universidade do Algarve tendo em conta os dados da estação de Tavira que refere que desde 1990 há uma tendência para a diminuição da precipitação média anual naquela estação, bem como para um aumento da temperatura média.


Quando vi um dos gráficos do estudo reparei que até 1990 os anos com precipitações acima dos 800 mm no litoral eram até frequentes, mas se não estou enganado pelo menos desde 1998 que não temos nenhum ano com precipitações no litoral sul acima dos 700 mm (gostaria que alguém me confirmasse este dado).

Outro dado interessante que eu tenho reparado desde 2004 é que o número total de dias com precipitação num ano parece que tem sido muito inferior ao normal, será que estou enganado?
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Caro Aurélio, em relação à tua afirmação sobre o gosto do contacto com a natureza, o verde e a frescura, gostaria de dizer que, apesar de só ter 21 anos, ainda sou do tempo em que nos arredores de Faro abundavam as hortas de citrinos e as estufas, com as suas noras e os seus tanques, onde abundava a água e a cor verde... E também sou do tempo em que a mata do Pontal não estava ameaçada...

Agora os arredores de Faro são uns subúrbios medonhos, cheios de casas degradadas e grafitadas, hortas abandonadas, blocos de betão, solos revoltados e cobertos de entulhos... mas os portugueses do século XXI têm um péssimo sentido estético e estão-se borrifando para estes pormenores... perde a economia e perde o turismo...
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Faro não é Detroit... As hortas continuam cá e os pomares também. E a mata do Pontal não está ameaçada, na parte que fica dentro do concelho. :)
 

PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
515
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
O IM espanhol volta a da queda de neve, para a zona fronteiriça junto a Vilar Formoso, para Domingo (700 m cota de neve, 95% probabilidade prec.) e para segunda (600m, 65%)

Alguém conhece modelos, que se tenham revelado minimamente fiáveis nestes últimos episódios de queda de neve, que confirmem a possibilidade destes cenários?

Nota: O nosso IM já está a colocar a cota nos 1000m para o final de Sábado.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
O IM espanhol volta a da queda de neve, para a zona fronteiriça junto a Vilar Formoso, para Domingo (700 m cota de neve, 95% probabilidade prec.) e para segunda (600m, 65%)

Alguém conhece modelos, que se tenham revelado minimamente fiáveis nestes últimos episódios de queda de neve, que confirmem a possibilidade destes cenários?

Nota: O nosso IM já está a colocar a cota nos 1000m para o final de Sábado.

O GFS para a zona da Guarda conta isto:

resumoks3.jpg
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Caro Aurélio, em relação à tua afirmação sobre o gosto do contacto com a natureza, o verde e a frescura, gostaria de dizer que, apesar de só ter 21 anos, ainda sou do tempo em que nos arredores de Faro abundavam as hortas de citrinos e as estufas, com as suas noras e os seus tanques, onde abundava a água e a cor verde... E também sou do tempo em que a mata do Pontal não estava ameaçada...

Agora os arredores de Faro são uns subúrbios medonhos, cheios de casas degradadas e grafitadas, hortas abandonadas, blocos de betão, solos revoltados e cobertos de entulhos... mas os portugueses do século XXI têm um péssimo sentido estético e estão-se borrifando para estes pormenores... perde a economia e perde o turismo...

:thumbsup::thumbsup::thumbsup::thumbsup:
Concordo a 100% com tudo aquilo que tu disseste, pois eu moro desde que nasci aqui nos arredores de Faro e aquilo que posso dizer é que antigamente cultivava-se muito mais e hoje em dia resume-se tudo a laranjas e algumas vinhas ali no Concelho de Tavira!!
Em relação á precipitação concordo inteiramente com aquilo que disseste mas acrescento mais .... não é apenas desde 2004 !!
Desde 1990 que tenho notado uma diminuição obvia das quantidades de precipitação e das depressões situadas a Sudoeste de Portugal e tenho a certeza que essas depressões (ausencia delas) também fizeram diminuir claramente a precipitação na Ilha da Madeira ...
Acho que não existiu desde 1990 nenhum ano com precipitação acima dos 600/700 mm de precipitação ....
Mas este é um estudo que ainda vou tentar fazer e depois logo comunico aqui os resultados !!!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Os primeiros dados do estudo cujos valores estudados são desde 2001 a 2008, ou seja, um espaço temporal de 8 anos indicam que:

Media de Janeiro: 78 mm
Relativamente ao mês de Janeiro, todos os anos estudados apresentam valores abaixo da média sendo que em 2001, 2006 estiveram muito próximos da média enquanto que nos restantes foram extremamente secos com valores abaixo dos 50%;

Media de Fevereiro: 72 mm
Para o mesmo periodo de anos observou-se que 2004 foi superior á media com 112.1 mm, e 2008 na média. Os restantes tiveram valores de cerca de 40% abaixo da média.

Média de Março: 40 mm
Para o mesmo período observou-se que 2001 foi extremamente chuvoso com 117 mm. Os anos 2002 e 2003 foram tiverma ligeiramente acima da média com cerca de 55 mm, e os restantes na média ou abaixo da média em especial 2005, que foi novamente extremamente seco. Conclusão: considere-se que março manteve as suas caracteristicas.

Média de Abril: 38 mm
Para este mesmo período verificou-se que 2008 e 2003 foram bastante chuvosos tendo chuvido o dobro do normal sendo que o ano de 2008 cairam de 110 mm, 2002 e 2006 apresentam valores normais e 2001, 2005, 2007 foram extremamente secos ... Conclusão: Este manteve as caracteristicas normais.

Média de Maio: 20 mm
Para este mesmo período verificou-se que 2008 chouveu o dobro com 40 mm, enquanto que os restantes encontram-se na média ou abaixo da média.

Média de Setembro: 14 mm
Para este mesmo período verificou-se que 2001, 2002 e 2008 o equivalente aos meses de Inverno cerca 70 mm a 115 mm (2001), enquanto os restantes foram extremamente secos. Conclusão: um mes de grandes extremos.

Média de Outubro: 67 mm
Para este mesmo período verifico-se que 2002, 2003, 2005, 2006 foram anos chuvosos sendo que em 2003 ocorreu cerca de 122 mm, não tendo existido nenhum ano em que a precipitação tivesse sido particularmente sendo tendo ocorrido pelo menos 50% do valor normal.

Média de Novembro: 86 mm
Para este mesmo período verificou-se que 2005, 2006 foram extremamente chuvosos, sendo que em 2006 ocorreu 280 mm e 2005 ocorreu 140 mm. Os anos de 2001(?), 2002, 2003 foram anos normais e os restantes secos.

Média de Dezembro: 94 mm
Para este mesmo período verificou-se que 2001 foi extremamente chuvoso com 187 mm, sendo que os restantes anos foram secos a extremamente secos, sendo que 2004, 2006, 2008 tiveram precipitações mais de 50% abaixo da média.


Conclusão deste estudo:
Olhando á flutuação da precipitação nestes 8 anos constata-se os seguintes resultados em termos sazonais:
1) Primavera: podemos observar a flutuação entre anos chuvosos e secos permitindo assim que se mantenha a média de pluviosidade caracteristica da época.
2) Outono: podemos considerar que os valores encontram-se perfeitamente dentro dos valores normais da média.
3) Inverno: houve uma diminuição clara dos valores da precipitação, sendo que somente o ano 2001 teve valores superiores á média.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Atenção aquela depressão no inicio da madrugada de Sábado a Norte da Galiza vai provocar ventos muito fortes no Litoral Norte e centro e terras altas...caso a depressão venha mais para sul poderemos falar de ventos extremos no Litoral e uma situação grave...Nesta ultima run o cenário grave está para a Galiza.