Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Mas ainda antes de tudo isto, temos já para Quinta-feira, um cenário bem interessante.

A frente prevista deverá chegar de madrugada, e poderá mais uma vez pintar de branco as terras altas do norte e centro.

E o frio estende-se também até à Madeira, onde o IM prevê que a cota de neve seja de 1500m.



 


RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Boas caros colegas,

Desta vez vou ser desmancha-prazeres :p

Posso estar enganado (e espero estar) mas parece-me que mesmo com estas condições só teriamos neve a cotas superiores a 700m (abaixo penso que seria dificil uma vez que estamos perante uma entrada Atlântica que trará certamente níveis elevados de humidade (neste caso ainda bem que está lá o AA mas ainda assim...). Mas é claro que isto são tudo cenários hipotéticos, até porque o CAPE e o LI justificam a possibilidade de se formarem algumas trovoadas que certamente iriam levar às surpresas que tanto gostamos. No entanto, é esperar para ver. Até porque o AA não vai ficar ali...se se desviar mais para oeste PUMBA, levamos com água em cheio...se se desviar mais para leste...TAREO...não levamos nada! Por isso, neste caso e para já estou algo céptico :)

Venha a chuva 5ª feira para já que tanta falta faz!
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Bem interessante a situação para a próxima semana, de acordo com a run das 12h do GFS :thumbsup: Falando hipoteticamente apenas seria mais uma situação de neve a cotas médias baixas.

Mas obviamente ainda é muito cedo para irmos projectando a situação, temos que ir acompanhando :)
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
Bem interessante a situação para a próxima semana, de acordo com a run das 12h do GFS :thumbsup: Falando hipoteticamente apenas seria mais uma situação de neve a cotas médias baixas.

Mas obviamente ainda é muito cedo para irmos projectando a situação, temos que ir acompanhando :)


Mas afinal estamos em Portugal ou na Suecia????
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Quanto a trovoadas, por acaso as saídas de hoje do GFS já não aproximam tanto as zonas de maior CAPE e LI do continente.
Veremos como evoluem os modelos amanhã.

cape-2.gif
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Acho que na proxima semana teremos uma circulação de Oeste como é normal nos Invernos normais, sendo que a precipitação ocorrerá apenas na região Norte e litoral Centro, isto se não houver grandes alterações relativamente ás ultimas saídas do ECMWF e GFS !!

Já agora a precipitação para Quinta tenho muitas dúvidas relativamente á sua intensidade e o GFS pensa o mesmo !!
É muito provável que a maior parte caia ou no mar ou no litoral Oeste !!

Vamos ver o que resta para o final do mes !!
Ainda tenho que esperança que a circulação zonal desca mais para as nossas latitudes !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Esta nova previsão das 18h é melhor nem olharem para ela, porque nem eu tenho a minha chuva, nem voces têm o vosso frio, gelo, neve, e um congelador natural !! :D
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Vocês já viram bem o que vai acontecer às Ilhas Britânicas no próximo fim-de-semana !? :eek:

Espreitem o ECMWF, até acho que as Ilhas vão mudar de posição com tanto vento ! :)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Acho que na proxima semana teremos uma circulação de Oeste como é normal nos Invernos normais, sendo que a precipitação ocorrerá apenas na região Norte e litoral Centro, isto se não houver grandes alterações relativamente ás ultimas saídas do ECMWF e GFS !!

Já agora a precipitação para Quinta tenho muitas dúvidas relativamente á sua intensidade e o GFS pensa o mesmo !!
É muito provável que a maior parte caia ou no mar ou no litoral Oeste !!

Vamos ver o que resta para o final do mes !!
Ainda tenho que esperança que a circulação zonal desca mais para as nossas latitudes !!

partilho da tua opiniao será uma semana bem intererssante.
quanto a 5f penso que será um dia interessante:w00t::rain::rain: embora possam ocorrer situações mais severas a nivel local;)...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Se os cenários se mantiverem creio que teremos a maior onda de tempestades deste Inverno na Europa do Norte com fortes precipitações no Norte da Europa, nevões, frio, ventos ciclónicos.
Uma situação que se mantiverem estas condições poderá dar ventos da ordem dos 130 km/h nas Ilhas Britânicas e França !!

Tendencia esta confirmada por todos os modelos.
Tomar em atenção que esta situação poderá também atingir o Norte de Portugal !!
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
É ja na próxima madrugada que passa sobre a Madeira a superfície frontal que trará alguma "animação" meteorológica.

Nesta quinta-feira na Madeira, o vento será "forte a muito forte com rajadas até 110 km/h" (IM)
50192825oq7.gif


Na passagem da frente, com um CAPE razoável, existe condições favoráveis para ocorrer trovoadas,

gfspicape024vf8.png


No dia de amanhã espero registar uma acumulação total de precipitação entre os 20mm a 40mm, podendo até ocorrer granizo

gfspiprec018ys9.png


Com a passagem da superfície frontal fria, a temperatura irá descer, aos 850hpa poderá mesmo chegar aos 0ºC. Segundo o GFS a cota de neve poderá ser de 1000 a 1200 metros, (o IM sugere cota de 1500m)

gfspit2mv027xx6.png


gfspit850033ja8.png


Temperatura, pressão ao nível do mar e Geopotencial

gfspig500024hp2.png
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
111-1.jpg


Ilhas Britânicas ao rubro..tenho impressão que é desta que o Céu lhes cai em cima da cabeça e parece estender-se ao resto do Norte e Centro da Europa, nós aqui somos os excumungados :disgust: .