Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009

Lince

Cumulus
Registo
11 Fev 2008
Mensagens
183
Local
Bouça dos Homens (1050m)
Só gostava de saber onde é que o INM foi buscar a cota de 800m para o dia de amanhâ.
A mim parace-me que a cota de neve nunca será inferior a 1000m e sim estará em torno dos 1000-1200m.
Quando as previsões de neve são para cotas baixas têm medo de arriscar como aconteceu na semana passada em que davam uma cota de 700m e foi o que se viu (nevou á beira mar),quando as previsões são para cotas altas eis que confundem tudo e todos...
Nem copiar sabem...?
 


Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
É ja na próxima madrugada que passa sobre a Madeira a superfície frontal que trará alguma "animação" meteorológica.

Nesta quinta-feira na Madeira, o vento será "forte a muito forte com rajadas até 110 km/h" (IM)
50192825oq7.gif


Na passagem da frente, com um CAPE razoável, existe condições favoráveis para ocorrer trovoadas,

gfspicape024vf8.png


No dia de amanhã espero registar uma acumulação total de precipitação entre os 20mm a 40mm, podendo até ocorrer granizo

gfspiprec018ys9.png


Com a passagem da superfície frontal fria, a temperatura irá descer, aos 850hpa poderá mesmo chegar aos 0ºC. Segundo o GFS a cota de neve poderá ser de 1000 a 1200 metros, (o IM sugere cota de 1500m)

gfspit2mv027xx6.png


gfspit850033ja8.png


Temperatura, pressão ao nível do mar e Geopotencial

gfspig500024hp2.png

boas
tenho uma duvida se puderes responder agradeço: (sei que este não é o tópico correcto mas surgiu aqui)

a que temperatura a 850 hpa que se forma granizo?
é que segundo o GFS as temperastuas a 850 hpa andaram entre 0 e 2 graus e não ocorreu garanizo mas as temperaturas aos 42m de altitude eram na ordem dos 10 a 12 graus contudo apenas caiu chuva nada de granizo.
desde já agradeço resposta e desculpem este post fora do sitio
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Acho que a cota dos 800m do IM é mais "alarmista" do que "optimista" uma vez que depois do que se passou há que pôr todos os serviços de Protecção Civil de atalaia para que algumas situações mais desagradáveis não aconteçam!Sinceramente, acho que desta forma estamos todos de acordo que é uma cota muito mais realista, uma vez que não só é mais acertiva como preventiva!
Espero para além de tudo isso, uma chuvada a sério e bem batidinha!:rain::w00t:
Looking forward para dia 19...!!:D:rolleyes:
 

DMartins

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
834
Local
Guimarães - 199mts Altitude
Acho que a cota dos 800m do IM é mais "alarmista" do que "optimista" uma vez que depois do que se passou há que pôr todos os serviços de Protecção Civil de atalaia para que algumas situações mais desagradáveis não aconteçam!Sinceramente, acho que desta forma estamos todos de acordo que é uma cota muito mais realista, uma vez que não só é mais acertiva como preventiva!
Espero para além de tudo isso, uma chuvada a sério e bem batidinha!:rain::w00t:
Looking forward para dia 19...!!:D:rolleyes:
Dia 19, e 25, e 26 e 28, e 29... :lol:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Só gostava de saber onde é que o INM foi buscar a cota de 800m para o dia de amanhâ.
A mim parace-me que a cota de neve nunca será inferior a 1000m e sim estará em torno dos 1000-1200m.
Quando as previsões de neve são para cotas baixas têm medo de arriscar como aconteceu na semana passada em que davam uma cota de 700m e foi o que se viu (nevou á beira mar),quando as previsões são para cotas altas eis que confundem tudo e todos...
Nem copiar sabem...?

Acho que o problema tem a ver com a localização espacial.
Ainda de domingo para segunda-feira, a cota de neve prevista pelo IM era de 800m, e Lince a 1000m de altitude, não a teve. Como foi dito por si no seguimento, a neve aí ficou-se pelos 1200m. Acontece que no interior estava bastante mais frio e nevou em Bragança, em Trancoso, na Covilhã... Tudo localidades abaixo dos tais 800m.

Agora poderá acontecer o mesmo.
No litoral a cota deverá ser bem mais alta que no interior.
Por exemplo, Lamas de Mouro estava às 23h com 4,2ºC ao passo que Montalegre, estava com -0,2ºC. E Bragança com 0ºC, Trancoso 0,8ºC, Guarda -0,3ºC.

Penso que seja esse o motivo da cota de neve prevista pelo IM.
Embora também o mais indicado fosse dizer: "Acima dos 1200m no litoral e dos 800m no interior". Qualquer coisa do género. ;)
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Acho que o problema tem a ver com a localização espacial.
Ainda de domingo para segunda-feira, a cota de neve prevista pelo IM era de 800m, e Lince a 1000m de altitude, não a teve. Como foi dito por si no seguimento, a neve aí ficou-se pelos 1200m. Acontece que no interior estava bastante mais frio e nevou em Bragança, em Trancoso, na Covilhã... Tudo localidades abaixo dos tais 800m.

Agora poderá acontecer o mesmo.
No litoral a cota deverá ser bem mais alta que no interior.
Por exemplo, Lamas de Mouro estava às 23h com 4,2ºC ao passo que Montalegre, estava com -0,2ºC. E Bragança com 0ºC, Trancoso 0,8ºC, Guarda -0,3ºC.

Penso que seja esse o motivo da cota de neve prevista pelo IM.
Embora também o mais indicado fosse dizer: "Acima dos 1200m no litoral e dos 800m no interior". Qualquer coisa do género. ;)






acho que tens toda a razao amanha aqui na zona ate a tarde kuase que aposto que nao vai subir dos 900 metros





e em braganca acho muito provavel voltar se a cobrir de neve por umas horas
 

DMartins

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2008
Mensagens
834
Local
Guimarães - 199mts Altitude
Interessante verificar que a hipotética situação de 25 a 31 de Janeiro no GSF vai-se mantendo.

Como já todos sabemos, situações a longo prazo podem alterar-se de um momento para o outro, mas só volto a falar porque a cada RUN a situação mantém-se.

Tendo as previsões, aquelas temperaturas a 850hPa, não será de esperar algo, não digo igual, mas semelhante ao sucedido muito recentemente? :cold:

Repito, se o GSF estiver certo nas previsões.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Como disse o André é óbvio que um valor único da cota de neve é demasiado generalista, pois ela varia muito de local, em especial do interior para o litoral.. É óbvio..
Mas também me parece supérfluo dizer cota de 1200m no litoral, se não há elevações de 1200m no litoral :D
Penso que o correcto é de facto restringir a previsão às situações que podem ocorrer na realidade..
De qualquer forma sim, deveria ser um pouco mais cuidada, explicada ou particularizada a situação da previsão das cotas, especialmente agora que o IM sabe que há tanta gente a acompanhar as situações sem ser puramente leigos, mas sim aficionados da Meteorologia, com base de conhecimento razoável..
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pois aí no Norte sim, será uma semana muito interessante para voces, com muita chuva e neve na Serra da Estrela, mas nós aqui no sul é ver passar o que temos visto nos ultimos meses, ou seja, chuviscos !!!
E assim deve ser nos próximos 15 dias !!
 

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
É ja na próxima madrugada que passa sobre a Madeira a superfície frontal que trará alguma "animação" meteorológica.

Nesta quinta-feira na Madeira, o vento será "forte a muito forte com rajadas até 110 km/h" (IM)
50192825oq7.gif


Na passagem da frente, com um CAPE razoável, existe condições favoráveis para ocorrer trovoadas,

gfspicape024vf8.png


No dia de amanhã espero registar uma acumulação total de precipitação entre os 20mm a 40mm, podendo até ocorrer granizo

gfspiprec018ys9.png


Com a passagem da superfície frontal fria, a temperatura irá descer, aos 850hpa poderá mesmo chegar aos 0ºC. Segundo o GFS a cota de neve poderá ser de 1000 a 1200 metros, (o IM sugere cota de 1500m)

gfspit2mv027xx6.png


gfspit850033ja8.png


Temperatura, pressão ao nível do mar e Geopotencial

gfspig500024hp2.png

estes modelos, é estes que eu gostava de ter os link's:)