JoãoDias
Nimbostratus
Eu ainda tenho as minhas dúvidas sobre este cenário (em termos de frio) montado pelo GFS. Mas se se concretizar efectivamente como o previsto as coisas podem ficar feias na Terça-Feira.
-4ºC a 850hPa e -36ºC ou -37ºC a 500hPa dá uma cota teórica abaixo dos 300m. Seria o caos novamente no Norte e Centro, mas infelizmente acho que o GFS irá recuar um pouco nas próximas saídas, já que parece-me estar um pouco mais friorento que os restantes modelos (UKMO, ECMWF).
Oxalá me engane
-4ºC a 850hPa e -36ºC ou -37ºC a 500hPa dá uma cota teórica abaixo dos 300m. Seria o caos novamente no Norte e Centro, mas infelizmente acho que o GFS irá recuar um pouco nas próximas saídas, já que parece-me estar um pouco mais friorento que os restantes modelos (UKMO, ECMWF).
Oxalá me engane

Não deixa de ser surpreendente uma vez que estamos a falar de uma situação pós circulação W-NW! Surpreendente e ao mesmo tempo interessante seria vermos pelo menos a -4 em todo o país a 850 e a -35º a 500hpa no Algarve (isso seria lindo)!!! E ainda mais surpreendente é neste momento termos a espessura 500-1000: menos de 525dam no Porto e perto de 525dam em Lisboa! A linha 528dam está bem dentro do nosso país nestas saídas e cada vez melhor...ainda assim a humidade pode ser um factor dificil de controlar e pode deitar tudo a perder. Ainda assim, eu começo a ver que vamos mesmo ter neve a cotas baixas (principalmente no Norte).
por isso agora posso dizer que localmente e num aguaceiro convectivo a cota poderá cair ao nível do mar no Norte, mas ela vai andar pelos 200 a 400m vendo esta run muito boa