Vais ter que explicar onde tu vês a run das (18) do ECMWF a toda gente?
Peço desculpa , não é das 18 mas sim das 12!
, mesmo que o ECMWF tenha de vez enquando um devaneio?Pois mas quem é que vai ao reboque, mesmo que o ECMWF tenha de vez enquando um devaneio?

Mas o certo é que este ano ja houve muitas surpresas, mais umas qual era a diferença? Nenhuma !Sinceramente não sei...mas também não há dado nenhum que me faça afirmar que tal não pode acontecer, por isso penso que não pode haver cepticismo em metereologia, a não ser que conheças algum modelo que tenha uma previsão diferente e que seja mais fiável que o GFS ou o ECMWF, caso contrário limito-me a interpretar o que os modelos dizem e não em fazer futurologia baseada em nada...![]()
o que estou a referir é que o mais fiavel é o ecmwf, e até agora tem o sido nas ultimas situações de onde só houve um episódio que foi o da neve e que se manteve a previsão de nevar no norte, que foi o nogap´s

O que estou a referir é que o mais fiavel é o ECMWF, e até agora tem o sido nas ultimas situações de onde só houve um episódio que foi o da neve e que se manteve a previsão de nevar no norte, que foi o NOGAP´S
mesmo olhando para as surpresas deste Inverno nevar no pais todo,inclusive no Atlantico, já me parece de mais...



