Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2009



miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,177
Local
Setúbal
segundo as runs que teem sido tao faladas, se se concretizarem basicamente acontece o que? Chuva forte, neve a cotas baixas, ventos fortes?

Principalmente chuvas fortes e ventos muito fortes a neve apenas nas cotas normais...Penso que vamos ter duas depressões uma a cavar rapidamente que deve se deslocar dos Açores até ao norte da Galiza dia 29/30 e outra que se desloca dos Açores mas que vem já formada da América e que se desloca para o continente com uma pressão baixa ;) esta a partir do dia 1...

Veremos se continua a mostrar o que disse ;) e até que ponto podem ser fortes ou não, pessoalmente acredito que sejam.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Que Inverno, hem?
Se alguém em Novembro ousasse dizer que antes de Janeiro terminado verias o solo dos campos Sete (7) vezes nevado,
dirias que são ideias de tresloucado, não lhe davas trocado
e seguirias no teu passo apressado.
Ainda hoje ,mais uma vez neste Inverno, o "tempo" abriu telejornais.
E ainda o carla/klaus não está terminado
e já há promessa de mais.:
-Já aqui para sexta foi falado, mais importantes precipitações.
Estará quase confirmado .
Mas e para depois?
Para apenas mais 2 dias , já viram as previsões?( mas ainda não confirmado?)

fev1xd2.png
[/URL][/IMG]

e

rtavn1621tm8.png
[/URL][/IMG]

O tempo voltará a abrir os telejornais?
Neste farto Inverno , sabem que mais?
eu não...
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
vamos lá ver se este entusiasmo não dará lugar a outros sentimentos... Se eu mandasse no tempo deixaria estar como ontem as runs mostravam...

Porque nesta altura temos já pelo GFS uma depressão a cavar junto à costa a 975hPa. Pelo ECM das 0z 980hPa bem definidos (provavelmente já próximo dos tais 975hPa no núcleo...

Estamos longe é certo, mas é uma situação que se evoluir no mesmo sentido de ontem para hoje, nos próximos dias, será tudo menos agradável :unsure:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Hum ... condições para trovoadas a partir de Quinta/Sexta !!!

Interessante ......
Vitamos não te preocupes ... não creio que se descer tão baixo seja na posição que é prevista neste momento, mas sim a Noroeste da Galiza !!

Eu também gostava mais de ontem ... era mais chuva que vento, e hoje é mais ao contrário !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Se isto se confirmasse em termos de pressão, vento e ondulação teríamos grandes chatices novamente no Norte e Centro !!

Um grande devaneio do GFS só pode .... e situação de chuva durante todo este tempo, incrivel de facto esta run ... mas deve ser mais um devaneio ... provavelmente esta depressão prevista para Sábado deverá passar mais como a de Sexta-Feira !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Meu Deus que cenário, mas sabem que o AA ficar mesmo na posição prevista entre Sexta e Domingo essa depressão pode mesmo ser mais empurrada para cima de nós ... mas tenho a certeza que não será com os níveis de depressão completamente caóticos que estão sendo previstos pelo GFS !!

Talvez mais pros 990 mb !!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
avisinha-se uma situação muito grave com muito vento,chuva, neve a cotas medias, ondulação, tudo....:eek::w00t:
esta situção vai ocorrer em duas fazers correspondentes á passagem de duas depressoes bastante intensas e " na flor da vida".






depois destas depressões há duas possibilidades ou ligação AA com a escandinavia e consequente corrente fria de NE ou manutenção da corrente perturbada de W com um anticiclone na europa de leste e o AA na zona açores-madeira
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Sonho ou realidade? O que importa é que está lá... ;)

gfs0144pj3.png


Por mais que me custe dizer, é a verdade: isto são previsões a longo prazo, ainda não têm qualquer fiabilidade. Mas não deixa de ser uma situação bastante interessante, e que eu (e muitos outros) quero que aconteça... :w00t:

É preciso ter fé nestas situações, pois este iria ser um dos melhores Invernos de sempre, na minha opinião. ;) :w00t:
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
avisinha-se uma situação muito grave com muito vento,chuva, neve a cotas medias, ondulação, tudo....:eek::w00t:
esta situção vai ocorrer em duas fazers correspondentes á passagem de duas depressoes bastante intensas e " na flor da vida".




depois destas depressões há duas possibilidades ou ligação AA com a escandinavia e consequente corrente fria de NE ou manutenção da corrente perturbada de W com um anticiclone na europa de leste e o AA na zona açores-madeira


Eu aposto que... a depressão passará ao largo da costa portuguesa, enfraquecerá e passará quiças pelo estreito para o mediterrâneo onde poderá ganhar novamente força, se nao se dissipar antes.

123aj7.jpg


Os anticiclones, para mim, irão unir-se com 99% certeza, sendo que o AA Açores pode muito bem meter-se na peninsula e gerar fluxo de leste em vez de Nordeste..

Resumindo, a seguir à passagem da depressão, deve vir frio seco, situação temporaria..
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Venho fazer um apelo à situação que poderá se azivinhar para o serem comedidos, pois se esta situação para domingo vier a acontecer será muito complicada para Portugal;)