Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Colega já foi aqui tantas vezes dito que essas previsões a 10 dias são saídas automáticas do modelo.
Não sei porquê batalharmos no mesmo de novo! :rolleyes:

Quando muito sugerir-lhes que nessa parte automática os símbolos sejam mais versáteis de acordo com os valores do modelo, que de facto não são..

Mas que já sabemos que aquilo são outputs directos do modelo que dizem a temperatura nos pontos e se tá de chuva ou não sim, e apenas devemos dar o valor relativo que tem.

Estamos de acordo, apenas quis realçar que nuestros hermanos, numa análise a médio prazo com as incertezas que conhecemos, não se limitam a carregar num botão e apresentam algo com o mínimo de credibilidade.

Ou seja, fazem serviço público...;)
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
A distancia já não assim tanta, estamos a falar de previsões
a pouco mais de 100h. O frio é já um dado adquirido, falta saber
como se vai portar a precipitação..

Não estamos a falar no segundo painel e não é apenas o GFS a fazer esta previsão já 100% certa de uma entrada polar a partir do dia 5. Resta apenas saber se vem com a intensidade mostrada agora e se vai ter chuvas a acompanhar, eu pessoalmente acredito que vai ser muito frio com instabilidade (aguaceiros) e de neve a cotas muito baixas 200m para cima não descartando ser em cotas inferiores ;) veremos agora se não lhe dá para tirar ar frio com o aproximar dos dias.

Para já chuvas no final do dia de amanha dia que se vão estender de norte a sul na madrugada e manha do dia 3, depois chuvas em especial no Sul no dia 4 com a chegada de uma depressão de 995hpa a entrar pelo Sul e que se vai deslocar para Leste e fazer a tal entrada polar com possíveis depressões a nascer no golfo da biscais com deslocamento para S e SE que podem depois dar origem a surpresas de neve e granizo para dias 6 e 7 ;)



A pouco mais de 100 horas ainda é um tempo bastante significativo.
Mas eu sei que vem aí mais frio, não é isso que está em causa, apenas me referia ao que já tem sido hábito acontecer nos últimos tempos.
Eu normalmente não gosto de me debruçar sobre previsões ( embora as acompanhe), mas sobre registos e a tendência tem sido essa.
Acho que é uma situação interessante, mas que deve ser seguida com alguma cautela. :)
 

godzila

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2008
Mensagens
540
Local
Barragem de santa luzia -600m
Querem rir-se, eu andei aqui a pesquisar ovos modelos meteorológicos e encontrei este que nunca tinha isto antes mas lá que é estranho é, não só pelo facto de dar precipitação para tudo quanto é dia e nem sequer dar neve é mesmo bom
imagemlx.jpg
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Boas caríssimos!

Aproveito antes de mais, para desejar um Bom Ano de 2010 a todos!

A previsão em Snow-Forecast é a loucura em algumas terras em que a neve não tem por habito fazer visita (como é o caso da póvoa de Lanhoso):
Snowforecast1.png

Snowforecast.png


:D

Esperemos que se confirme!
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Querem rir-se, eu andei aqui a pesquisar ovos modelos meteorológicos e encontrei este que nunca tinha isto antes mas lá que é estranho é, não só pelo facto de dar precipitação para tudo quanto é dia e nem sequer dar neve é mesmo bom
imagemlx.jpg

Não é de todo mau...Tens de ter em conta que a previsão mostrada nesse meteograma é uma "média dos acontecimentos do dia, para uma previsão mais detalhada vai a previsão para 1 - 5 dias!;)

Já que falamos em novos modelos, tens estes:

http://www.weather-meteo.com
http://www.timeanddate.com
http://www.foreca.com
http://www.windfinder.com
http://www.yr.no

E mais uns quantos que encontro quase que diariamente...:D
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Boas caríssimos!

Aproveito antes de mais, para desejar um Bom Ano de 2010 a todos!

A previsão em Snow-Forecast é a loucura em algumas terras em que a neve não tem por habito fazer visita (como é o caso da póvoa de Lanhoso):
Snowforecast1.png

Snowforecast.png


:D

Esperemos que se confirme!

De realçar o facto dessa previsão colocar neve no Alto Alentejo e Alentejo Central fora da zona de São Mamede, parece mesmo chegar até Évora.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Penso que estamos a querer andar depressa demais:(.

Está praticamente confirmada a chegada de uma onda de frio, a partir do dia 5 de Janeiro:cold:.

Onde existir precipitação nesses dias, as cotas de neve andarão baixas.

A grande dúvida é saber se iremos ter precipitação significativa para essas datas, senão não fará sentido falar de cotas:(.

E para isso ainda é cedo...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Está mesmo com muito bom aspecto no mix de modelos, embora a nível de precipitação ainda seja cedo para euforias

mods.gif
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Está mesmo com muito bom aspecto no mix de modelos, embora a nível de precipitação ainda seja cedo para euforias

Penso ser este o principal problema das entradas frias: conciliar o frio necessário para nevar, com a humidade. E isto porque as entradas frias normalmente provém de leste/nordeste/norte e até chegar à PI vão secando pelo caminho:(.

Mas vamos acompanhando, o ano passado por essas datas foi espectacular, foi pena não ter chegado sequer a Coimbra:mad:.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Antes de mais Feliz Ano!
Bem , parece que começa a ficar cada vez mais definido que na próxima semana a partir de terça-quarta feira iremos ter uma entrada bastante fria...em relação à precipitação continua e continuará a ser uma incógnita até bem próxima do evento...na minha opinião se não houver formação de instabilidade na península e a aprecipitação vier exclusivamente de norte, não há nada para ninguém a não ser o frio, uma vez que a precipitação ficará retida nas montanhas espanholas( na minha opinião será o mais provável). No entanto a animação continua garantida e parece que o ano passado foi apenas o começo de grandes e belos Invernos que espero passem a ser hábito neste cantinho da Europa!
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Quanto às previsões de frio elas quase que estão garantidas para os dias aqui já mencionados, quanto à neve a cotas baixas ou médias vai depender muito da direção do vento se for de Norte é para esquecer se for de NO, ai talvez quem sabe, venha a cotas baixas;)!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.