Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.


squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Não te esqueças que quando a frente entrar as cotas vão estar muito mais altas... É esse o grande problema de Domingo para quem espera neve a cotas baixas... Serão muito difíceis de acontecer.

mas em relação as RUN's anteriores, penso que melhorou um pouco, penso eu...ou não?:huh:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A run das 12z do gfs aniquila totalmente qualquer eventual precipitação antes da frente de Domingo. De qualquer forma há sempre uma ínfima possibilidade neste cenário de um aguaceiro perdido poder trazer algumas surpresa... mas é difícil.

Neste momento há vários aguaceiros perdidos entre Portalegre e Évora, algo que nenhum modelo dava, nem mesmo a muito recente run das 12z do GFS, que punha uma mancha azul na zona de Vendas Novas e nada mais.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Neste momento há vários aguaceiros perdidos entre Portalegre e Évora, algo que nenhum modelo dava, nem mesmo a muito recente run das 12z do GFS, que punha uma mancha azul na zona de Vendas Novas e nada mais.

Sim David daí eu não usar a palavras impossível :) Mas certamente não é bom sinal ver um modelo dar uma possibilidade que depois retira. O cenário não é favorável mas pode acontecer. Mas olha que a run 6z do GFS tinha esses aguaceiros no alentejo e precisamente à tarde!

squidward: Penso não ser muito diferente do que estava antes, mas espera pelas cotas previstas no output meteoPT quando a run acabar de sair. Acrescentar ainda que outra boa hipótese estava na run das 6z para 2ª feira com nova descida de cotas com nova intrusão de ar frio "puxada" por uma depressão em altura. A run das 12z também destrói essa possibilidade, sendo o ar frio completamente varrido.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Meus caros, não esperem neve o pessoal que vai tendo máxima de 10º, junto ao litoral. São temperaturas demasiado elevadas para permitir neve.
Neve é nos locais onde a temperatura máxima anda nos 5º ou menos.

A não ser que a temperatura desça consideralvelmente (ou haja um aguaceiro ao final da madrugada) não esperem neve às cotas baixas, do litoral. Ao que vejo, Porto, Lisboa, Coimbra anda tudo com máximas a rondar os 10º: para nevar, é mesmo pouco frio.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
ok, obrigado pelos esclarecimentos....pronto fica para a próxima:sad:
a coisa boa que vejo nisto, é que vão voltar as depressões a afectar o nosso país :D
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Não te esqueças que quando a frente entrar as cotas vão estar muito mais altas... É esse o grande problema de Domingo para quem espera neve a cotas baixas... Serão muito difíceis de acontecer.

Vai depender do pré-frontal e da hora a que chega. A última run foi boa para Portel, na madrugada de Domingo, há 1 mm com temperatura de 2,9 graus à superfície e iso 0 a 850 hpa, portanto não é nada do outro mundo uns aguaceiros de neve.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Gente.

O freemeteo é credivel?? Ate chega a dizer que vai nevar no Porto.. :huh: :huh: não entendo nda. este mundo e este tempo anda mesmo mudado:shocking:
Tbm fala para Fornelos, Viseu, neve com alguma abundancia no domingo e fraca no sabado, sabem se me podem confirmar algo?? :huh:

Saudações..:thumbsup:

O freemeteo é alimentado pelas run's do modelo GFS. Neste momento ele ainda não actualizou com a run mais recente. Quando actualizar, por exemplo, irá retirar a neve do Porto (porque se guia pelo modelo).

Se é credível...? Os modelos são o mais próximo do credível que se pode ter (e também erram). Os sites como o freemeteo e outros são apenas indicadores, que geralmente tratam milhares de localizações sem qualquer conhecimento específico das características próprias de dado local. Ou seja, nunca são de fiar muito, mas podem ajudar numa interpretação "rudimentar" daquilo que pode eventualmente acontecer.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Nem o freemeteo, nem o wunderground são em minha opinião, credíveis. Creio que tratam-se de previsões automáticas que por vezes incluem essas raridades, que nunca se chegam a concretizar.
Eu reparo que aqui na Áustria o wunderground exagera sempre nas temperaturas.

Um pouco mais acertado costuma ser o accuweather. Aliás, lembro-me que só uma vez na minha vida colocou neve para o Porto, e foi precisamente antes do dia 10 de Janeiro de 2009 (o que efectivamente aconteceu). Desta vez, prevê mínimas de 1º e chuva, o que em si, é de chamar a atenção. Se a temperatura estiver abaixo dos 3ºC aquando da entrada da nebulosidade e início da precipitação (se for principalmente ao início da manhã), então pode mesmo nevar. Se for ao fim da tarde, já acho mais díficil.


Gente.

O freemeteo é credivel?? Ate chega a dizer que vai nevar no Porto.. :huh: :huh: não entendo nda. este mundo e este tempo anda mesmo mudado:shocking:
Tbm fala para Fornelos, Viseu, neve com alguma abundancia no domingo e fraca no sabado, sabem se me podem confirmar algo?? :huh:

Saudações..:thumbsup:
 

Du_Ga

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
351
Local
Massamá, Sintra
Nem o freemeteo, nem o wunderground são em minha opinião, credíveis. Creio que tratam-se de previsões automáticas que por vezes incluem essas raridades, que nunca se chegam a concretizar.
Eu reparo que aqui na Áustria o wunderground exagera sempre nas temperaturas.

Um pouco mais acertado costuma ser o accuweather. Aliás, lembro-me que só uma vez na minha vida colocou neve para o Porto, e foi precisamente antes do dia 10 de Janeiro de 2009 (o que efectivamente aconteceu). Desta vez, prevê mínimas de 1º e chuva, o que em si, é de chamar a atenção. Se a temperatura estiver abaixo dos 3ºC aquando da entrada da nebulosidade e início da precipitação (se for principalmente ao início da manhã), então pode mesmo nevar. Se for ao fim da tarde, já acho mais díficil.


Exacto...eu também confio muito mais no accuweather....o freemeteo por exemplo esta a prever neve para a região de sintra...ainda vai ser actualizado...mas ja não tem conta as vezes que pôs...tirou...pôs...tirou...ping pong......o accuweather desde há dias que têm uma temperatura de mínima de 3ºC para aqui...e assim continua hoje....o que não é o caso do IM que andou nos 5ºC...depois subiu...e hoje voltou a desce-la....portanto...accuweather! A acontecer esta temepratura durante a madrugada...e com um aguaceiro...não duvido de alguns flocos...a ver vamos!

Cumps
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Du_Ga, há dois relatos da serra de Sintra hoje (ver seguimento do litoral centro) que reportaram queda de neve por breves momentos!

Pelo satélite, vê mais células a entrarem a norte de Espanha, mas parecem estar a ficar retidas nos Picos da Europa e montanhas da Galiza.

Exacto...eu também confio muito mais no accuweather....o freemeteo por exemplo esta a prever neve para a região de sintra...ainda vai ser actualizado...mas ja não tem conta as vezes que pôs...tirou...pôs...tirou...ping pong......o accuweather desde há dias que têm uma temperatura de mínima de 3ºC para aqui...e assim continua hoje....o que não é o caso do IM que andou nos 5ºC...depois subiu...e hoje voltou a desce-la....portanto...accuweather! A acontecer esta temepratura durante a madrugada...e com um aguaceiro...não duvido de alguns flocos...a ver vamos!

Cumps
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
No Interior Norte e Centro, para Sábado alguém falou em neve para a região de Vila Real e Viseu, com alguma acumulação.É verdade???
 

snowstorm

Cumulus
Registo
24 Nov 2008
Mensagens
141
Local
Lisboa (VfX)
Boa noite! Frio já cá canta.
Uma dúvida, em Viseu para Domingo e de acordo com o GFS temos o seguinte:
capturarn.png

A precipitação existe;:)
A temperatura a 2M é baixa (entre 0,1 e 0,3) :)
A cota é acima dos 900 metros.:huh:

Isto é possível? Teremos Neve ou Chuva? :unsure:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.