Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
de facto e como disse no meu post anterior, esta RUN está muito boa:thumbsup:
continuo a dizer, tenho um "feeling" que vai nevar este ano, só não sei é quando:D...talvez seja já ali no Domingo;)
e apesar de há dias atrás as coisas terem ficado feias, eu nunca atirei a toalha ao chão, sempre acreditei que os modelos ainda melhorassem o cenário e de facto melhorou e bem. Penso que a partir daqui os modelos já não devem alterar muita coisa, só acontecesse algo "catastrófico" e retirasse tudo o que está lá agora....o que não acredito muito, pois o "acontecimento" é já "depois de amanhã", mas também não quer dizer que isso não aconteça:thumbsup:

Eu entendo o teu entusiasmo, mas sinceramente o que esperas?
Eu não estou aqui para ser desmancha prazeres, mas objectivamente por aquilo que os modelos mostram será muito difícil nevar aí. A cota nesta run baixou ligeiramente... Este ligeiramente significa que por exemplo no cartaxo nesta altura a cota está em 950m sensivelmente. Com frio acumulado à superfície acredito que esta cota possa descer, vá lá, aos 500/600m. Não digo que seja impossível... Até poderão cair uns flocos por uns segundos mas o que cair a seguir e com a entrada em força da precipitação, será chuva. Neste evento os cenários mais favoráveis para cotas baixas seria ontem, hoje e ainda, de certa forma, amanhã. Aí cotas de 200 e 300m seriam atingidas facilmente e até poderia ser possível nevar a cota 0. Agora Domingo sinceramente só nos locais habituais e outros de, pelo menos, cota média.
Por natureza sou sonhador... mas sinceramente acho que Domingo não será dia de grandes surpresas. Oxalá me engane.
 


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Além das saídas voláteis e variáveis do GFS..
O ECMWF na das 00h, e já estamos muito perto, recuou um pouco, e meteu um cenário que nada esperava!
:eek:

Reparem que p.ex Lisboa fica entre os 2-4º, durante todo o dia com chuva..
Reparem que a chuva começa a parecer entrar em força a varrer o frio.. Mas.. Não, a depressão põe-se um pouco a jeito e a chuva recua chegando a vir de NE..

Está tudo no limite e muito pode mudar.. Mas começo a desconfiar que poderão localmente haver surpresas. Localmente pois situações destas dificilmente são generalizadas.. Uns podem ter sorte e outros não..
Mas começo também a ver chances de bastante neve a cotas médias não tão vulgares quanto isso..

Mas vamos aguardar e não entrar em euforias! Mas lá que ver esta saída foi uma agradável surpresa isso foi!

É isso mesmo. Já ontem havia dito que isto estava a começar a ficar parecido com o que o GFS previa há 48h atrás. Em Portel o ECM põe cerca de 2ºC o dia todo de domingo. As isos a 850 hpa estarão negativas até ao meio dia e nunca passam muito dos zero graus o dia todo. Portalegre, por exemplo, com isos sempre negativas a 850 hpa e com temperaturas entre 0 e 1ºC, teria neve o dia todo, poderia até acumular mais de 10cm.

Claro que isto está volátil, ainda pode mudar, pois uma pequena alteração pode fazer vir tudo por água abaixo, mas também pode melhorar ainda.

Já agora, alguém sabe onde se podem encontrar previsões de perfis verticais para o interior? É que o IM só os tem para o litoral e ilhas.

Deixo o snow forecast, baseado no GFS. É de sonho para quase todos, Ribatejo e serras alentejanas (Portel, Ossa, São Mamede) incluidos.

semttuloo.jpg
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Eu entendo o teu entusiasmo, mas sinceramente o que esperas?
Eu não estou aqui para ser desmancha prazeres, mas objectivamente por aquilo que os modelos mostram será muito difícil nevar aí. A cota nesta run baixou ligeiramente... Este ligeiramente significa que por exemplo no cartaxo nesta altura a cota está em 950m sensivelmente. Com frio acumulado à superfície acredito que esta cota possa descer, vá lá, aos 500/600m. Não digo que seja impossível... Até poderão cair uns flocos por uns segundos mas o que cair a seguir e com a entrada em força da precipitação, será chuva. Neste evento os cenários mais favoráveis para cotas baixas seria ontem, hoje e ainda, de certa forma, amanhã. Aí cotas de 200 e 300m seriam atingidas facilmente e até poderia ser possível nevar a cota 0. Agora Domingo sinceramente só nos locais habituais e outros de, pelo menos, cota média.
Por natureza sou sonhador... mas sinceramente acho que Domingo não será dia de grandes surpresas. Oxalá me engane.

concordo perfeitamente;)
mas penso que será uma daquelas situações "ver para querer" e Domingo veremos;)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Sim, mas apesar da "esperança" dada pelo ECWMF de surpresa.. Calma!

Como disse o Vitamos e bem, continua a ser altamente improvável neve consistente abaixo dos 500m.

O IM aliás, baseado no ECMWF certamente prevê 400/600m, o que me parece razoavelmente realista!

Lembrem-se daquelas situações antes do Natal (que o IM exagerou em cotas baixas), em que realmente havia muito frio a níveis baixos, mas a médios e altos nenhuns, ou seja inversões, e chuva com muito frio.. Mas neve? Nem vê-la..

Esta situação poderá ser parecida! Mas sim, estará à partida mais frio nos vários níveis que nessa situação.. Espera-se..

Agora.. Quanto, e suficiente para que mais?

Eu penso que não para muito mais para já.. Mas talvez para neve razoável a cotas médias, e no limite médias/baixas mas aí já é a esperança a falar alto!
:p

A cotas realmente baixas? Esperança muito reduzida, há que ser perfeitamente realista!

Impossível? Não.. Não vou dizer isso porque de facto com muita sorte e pontaria e "peças bem colocadas", um ou outro local baixo pode ter surpresas..

Vamos ver se às 12h ou amanhã, o ECMWF não se desmente e dá um desgosto a muita gente!
:D
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
rozzo e David sf estive a ver os detalhes que mencionaram. Embora continue a achar difícil acho as variáveis que mencionaram de ter em conta. De facto frio acumulado é uma realidade. Tanto para mais que a entrada de precipitação se dará em principio a horas favoráveis. É daqueles casos em que fico por demais feliz de dar o braço a torcer caso aconteçam surpresas :)
E obrigado pelas vossas análises sempre objectivas. Considero a par de outras uma mais valia para este fórum.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Lembrem-se daquelas situações antes do Natal (que o IM exagerou em cotas baixas), em que realmente havia muito frio a níveis baixos, mas a médios e altos nenhuns, ou seja inversões, e chuva com muito frio.. Mas neve? Nem vê-la..

Esta situação poderá ser parecida! Mas sim, estará à partida mais frio nos vários níveis que nessa situação.. Espera-se..
:D

Não é parecida. Nessas ocasiões, no centro e sul, havia isos entre +4 e +8ºC a 850 hpa. Agora deverão ser até negativas e manter-se-ão próximas de 0. Não será uma noite de grandes inversões térmicas, até porque está prevista nebulosidade a partir das 21h de sábado, isto para o sul. O IM na altura exagerou muito, e agora está a prever uma cota de 400m, o que me parece prudente, se bem que ela pode ser de 200m, mas também de 600m, só mais próximo do acontecimento se saberá. Dá ideia, que conforme o meteorologista de serviço, a previsão é diferente para situações semelhantes.
 

Dourado

Cirrus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
48
Local
S.Brás de Alportel - Entre a serra de Monte Figo e
Boas

Para a minha zona o freemeteo prevê saraiva ou neve forte:lmao:. Nunca tinha visto uma previsão daquelas por parte deles e nem acredito muito que tal possa acontecer. Talvez nos pontos mais altos da Serra do Caldeirão que tem muitas zonas acima dos 500m, mas dificilmente aqui na minha zona (estou a 230m altitude). Em todo caso já me faz sonhar que tal possa acontecer aqui muito perto.
 

white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
133
Local
Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
Bons Dias...

Poderiam-me tirar algumas duvidas, vou hoje para o distrito de Viseu, mais propriamente para Cinfães do Douro, numa aldeia pertencente a esta. Fornelos, 600 mts, havera possibilidade de nevar por la. :huh: Pelo que tenho visto nos runs so se ve ou verifica percipitação para centro e sul, mas o IM preve neve forte para o norte do pais para domingo!! A percipitação que possa cair sera de sabado para domingo ou so mesmo domingo?? O frio é certo agora a neve ou a chuva nao se sabe ao certo. No ano pasado pela aquela zona foi muito afectada por nevões, bem fortes, este ano ainda nada!! :sad: Se fosse possivel aguradava por algo. :thumbsup:

Saudações. :D
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Não é parecida. Nessas ocasiões, no centro e sul, havia isos entre +4 e +8ºC a 850 hpa. Agora deverão ser até negativas e manter-se-ão próximas de 0.

Esperemos que tenhas razão, mas quanto a essa parte ainda tenho dúvidas!
Eu pessoalmente acho mesmo parecida, mas com os valores da temperatura desfasados para baixo, o que claro nos dá a tal esperança.

Repare-se nas cartas de vários modelos p.ex no dia de Domingo, alguns logo bem cedo..
Vários deles já têm iso's positivas a 850hPa.. Portanto de facto, embora haja mais frio.. Este pode mesmo ser um pouco varrido nos níveis médios...

GFS



UKMO



COAMPS





Não quero com isto ser pessimista, mas sim cauteloso, porque está ainda um pouco na "corda bamba" o quanto calor entra ou não a níveis médios, e vendo estes modelos, que podem muito bem falhar, a verdade é que pode isso acontecer perfeitamente.. Aliás, ainda há 24h, era o que parecia óbvio, apenas agora temos uma alteração, e esperança, de facto mais perto do evento.. Mas..
;)
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
A mim parece-me que do nada surge a possibilidade de algo grande, desta vez existe um bom consenço entre modelos. Estive a ver o ECM (na página do IM) e está muito bom para o domingo, assim como o GFS. Provavelmente a chave poderá estar no vento. por exemplo, o vento a 10m durante a tarde de domingo (até à noite) está de Nordeste-Este, o que ajudaria a injectar ar frio (ou no mínimo manter). Ambos os modelos parecem atrasar a saída do frio a 850hpa. A grande incógnita será o frio nos níveis mais altos a 500Z.

Para hoje esperava para o final da tarde algumas surpresas aqui para o norte, mas está tudo bem mais difícil, o que não quer dizer que não possa acontecer. É acompanhar as imagens de satelite...
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Bom dia,
Tenho andado nos últimos dias a ler os vossos posts sobre a possibilidade de nevar nos mais diversos locais do país. Tem sido engraçado ver a euforia, depois o desânimo, novamente a euforia, depois uns a "porem água na fervura", outros a "porem lenha na fogueira".
Como não tenho tido tempo nem tenho "andamento" para grandes análises, vou aqui vendo o Freemeteo, o Weather Online só para ter uma ideia de como isto vai evoluindo. Já teve várias evoluções, umas para um lado, outras para outro como é costume. Sem mais delongas deixo aqui uma aposta: Na manhã de Domingo vai nevar em locais pouco habituais, incluindo os arredores de Lisboa, incluindo Sintra, local onde resido. Pode não nevar muito mas alguma neve se verá:)
Porque faço esta aposta? Porque no "special day" 29 de Janeiro de 2006 também ninguém esperava neve e depois foi o que se viu;)
Podem argumentar com "runs", modelos, etc, etc. Para mim existe grande imprevisibilidade na Meteorologia e se as condições forem próximas das ideais, podem suceder pequenos desvios suficientes para que o imprevisível aconteça.
Agora não se zanguem comigo, nem me chamem "nomes" (entre aspas que isto aqui é tudo gente educada, ao contrário de outros fóruns da internet). Afinal tudo isto é apenas um "feeling" meu que mesmo assim penso não ser despropositado de todo:)

Já agora fica aqui um link para uma página do nosso MeteoPt com umas belas imagens de Sintra em 1945:

http://www.meteopt.com/galeria/showgallery.php/cat/521

E outro de um Blog da zona de Sintra:

http://riodasmacas.blogspot.com/2009/01/neve-em-sintra-em-1945.html
 

VILA REAL

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2009
Mensagens
545
Local
Vila Real (Alt. 470m)
Bem, o accuweather dá 10 cm de acumulação para Vila Real (domingo) e acho que vai cair mesmo algo. Ontem, na cidade o céu esteve pouco nublado e numa aldeia a 15 km nevou um pouco durante a tarde. Estão a ser fenómenos muito localizados mas acho que domingo/segunda muita gente vai estar feliz. Só não quero nada é para a noite de sab/dom (vou a Vila do Conde :) e quero chegar a casa sem ter que passar umas boas horas no Marão).
 

Sissi

Cirrus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
64
Local
Corroios
Bom dia a todos!
Apesar de estar registada há imenso tempo, e de vos seguir diáriamente, não tenho colocado post's nenhuns, mas desta vez, tenho que chamar a atenção para uma coisa.
Já alguém reparou que tanto o IM, como O weather undurground (no site do Leme) e o freemeteo, prevêm neve no domingo para Portalegre?!!:eek:

O que acham disto?

Jaá agora, um bom ano de 2010 para todos os membros!
 

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,103
Local
Covilhã - 775m
Perante os modelos actuais, começo a acreditar na queda de neve no domingo em cotas próximas dos 500 msnm, o que para mim só tem uma contrariedade, é que talvez não possa sair do Sarzedo para vir ver o Covilhã - Varzim, mas quem sabe se a neve não visitará o próprio Complexo Desportivo, que está a 500msnm...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.