Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

Estado
Fechado para novas mensagens.

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
acabei de ouvir o boletim do IM na rtp1

domingo pode nevar no ribatejo e estremadura a cotas muito baixas....

locais onde raramente neva!!!!

foi o que disse a sra da IM
 


Du_Ga

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
351
Local
Massamá, Sintra
Pode repetir-se mesmo 2006...existem agora mais probabilidades...

Deixo aqui uma noticia:

"Todas las comunidades autónomas, excepto Canarias y la ciudad autónoma de Ceuta, se encuentran en alerta por riesgo debido a la nieve, lluvia, viento y fenómenos costeros como consecuencia de la ola de frío polar. Mallorca es la única región con alerta de riesgo como consecuencia de las lluvias.
Las comunidades que presentan un riesgo importante (alerta naranja) por nevadas son Cantabria, País Vasco, Aragón, Cataluña y la Comunidad Valenciana, así como las provincias andaluzas de Almería Granada y Jaén y la provincia gallega de Lugo. Con alerta amarilla (riesgo), también por nieve, se encuentra también Mallorca, además de Castilla y León, Castilla-La Mancha, Madrid, Navarra, Extremadura, La Rioja, Murcia; las provincias andaluzas de Málaga y Córdoba, La Coruña y Álava."

Fonte: http://www.diariodemallorca.es/

Para além deste site...existem já vários com previsões de queda de neve em grande parte de Espanha...

Aguardemos...

Cumps
 

blood4

Cumulus
Registo
27 Nov 2009
Mensagens
156
Local
Ponte de Lima
A partir do final do dia 9 a aproximação de um sistema depressionário com um sistema frontal associado deverá dar origem à ocorrência de períodos de chuva,passando a regime de aguaceiros, que afectarão o território do Continente até à madrugada de dia 11, Segunda-Feira, que serão de neve acima dos 400 m, admitindo-se a possibilidade de ocorrência de queda de neve em cotas mais baixas, pouco usuais, incluindo junto ao litoral.



agora é esperar para ver
a ver se neva aqui..
nunca vi neve a cair ca
cota 0
 

JoãoDias

Nimbostratus
Registo
6 Jun 2008
Mensagens
663
Local
Avintes, Portogal
Acho que o IM está a criar expectativas algo exageradas mas logo se verá na manhã de Domingo. Esperemos que o frio à superfície faça a diferença, mas estou mesmo a ver o que vai acontecer junto ao litoral: temperaturas a rondar os 2, 3ºC durante grande parte da manhã e toda a precipitação a cair em forma líquida.
 

jPdF

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2007
Mensagens
534
Local
3560- 129 @ 500 msnm
Acho que o IM está a criar expectativas algo exageradas mas logo se verá na manhã de Domingo. Esperemos que o frio à superfície faça a diferença, mas estou mesmo a ver o que vai acontecer junto ao litoral: temperaturas a rondar os 2, 3ºC durante grande parte da manhã e toda a precipitação a cair em forma líquida.

O IM nunca referiu litoral, referiu cotas um pouco inferiores a 400 metros no Ribatejo e Estremadura, essas regiões também zonas interiores, por exemplo Ferreira do Zêzere é Ribatejo e está a cota de 350 metros, da mesma forma que na Estremadura, no Concelho de Porto de Mós existe a serra de Aire e Candeeiros que devido à capacidade de possível manutenção do frio em locais mais abrigados pode dar origem a cotas um pouco mais baixas que os 400 metros.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
O IM nunca referiu litoral, referiu cotas um pouco inferiores a 400 metros no Ribatejo e Estremadura, essas regiões também zonas interiores, por exemplo Ferreira do Zêzere é Ribatejo e está a cota de 350 metros, da mesma forma que na Estremadura, no Concelho de Porto de Mós existe a serra de Aire e Candeeiros que devido à capacidade de possível manutenção do frio em locais mais abrigados pode dar origem a cotas um pouco mais baixas que os 400 metros.

Há dois tipos de arrefecimento distintos. Um deles é por acção pura das massas de ar que chegam, cada uma com mais ou menos frio, conforme a sua origem, regiões onde se desenvolveu e que atravessou, continentais, oceânicas, entre outros aspectos; outro é o arrefecimento localizado, com fenómenos específicos de inversões térmicas, em depressões do terreno ou todo o tipo de vales.

Nesta última hipótese, o que existe é uma concentração do ar frio à superfície, que é escoado das regiões a altitudes superiores e se vai acumulando no fundo dos vales. Não existe um arrefecimento muito significativo em altitude, pelo contrário, em algumas centenas de metros após a camada de inversão a temperatura está mais alta do que à superfície, o que invalida ou, pelo menos, dificulta muito a chegada à superfície de precipitação em forma de neve. Nalguns casos ela voltará a gelar junto ao solo, sendo já freezing rain.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boa tarde,
este tópico já parece um papagaio ..... sempre a dizerem a mesma coisa e muita das vezes já ditas pelo membros 9999 vezes !!
Ás vezes antes de escreverem não custava nada ler o que já foi escrito !!
Domingo efectivamente vai nevar na maior dos locais acima dos 400 metros no Norte e Centro !!
Contudo aqueles que ainda sonham que pode nevar junto ao litoral tirem o cavalinho da chuva !!
A neve ocorrerá nos locais onde é habitual nevar todos os anos que se junta o frio com as depressões atlânticas ....
Eu diria que todo o Norte e Centro até ao alto alentejo acima dos 400 metros verá neve, devendo ser o maior nevão que o Interior deverá ver este ano !!
 

Du_Ga

Cumulus
Registo
20 Jan 2009
Mensagens
351
Local
Massamá, Sintra
O IM nunca referiu litoral, referiu cotas um pouco inferiores a 400 metros no Ribatejo e Estremadura, essas regiões também zonas interiores, por exemplo Ferreira do Zêzere é Ribatejo e está a cota de 350 metros, da mesma forma que na Estremadura, no Concelho de Porto de Mós existe a serra de Aire e Candeeiros que devido à capacidade de possível manutenção do frio em locais mais abrigados pode dar origem a cotas um pouco mais baixas que os 400 metros.

http://img9.imageshack.us/i/semttulo2sq.jpg/

O IM refere mesmo "junto ao litoral"...

Cumps
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boa tarde,
este tópico já parece um papagaio ..... sempre a dizerem a mesma coisa e muita das vezes já ditas pelo membros 9999 vezes !!

Em fóruns e listas de discussão, deixe o papel de moderador para o próprio moderador. Evite repreender as pessoas por conduta indevida se você não é o moderador do fórum, isto só irá gerar mais discussões e desentendimentos desnecessários (também conhecidos como flame war ou flaming).
Ver Netiqueta

Obrigado.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Se bem me lembro a temperatura em Lisboa em 2006 era de 7 Graus, e lembro que era 14 horas e uma senhora do IM apareceu na TV a dizer que nao iria nevar em Lisboa porque estava 7º Graus, o que aconteceu foi que no centro da depresão mais ou menos as 15 ou 16 horas, a temperatura desceu muitooooo e nevou...

São estas coisas que nos fazem sonhar ;-)

Minha previsão e com base nos modelos, é que a nevar no domingo, será por volta do fim da madrugada inicio da manha, estou a falar aqui na zona (distrito setubal) Especialmente nas zonas mais interiores como por exemplo o Poceirao, vendas novas, etc etc etc

Lisboa, setubal, almada, barreiro(onde moro) nao acredito
Mas na serra da arrabida, que tiver vontade de la estar por exmplo as 7 da manha no ponto alto, é possivel que tenha uma surpresa engraçada, mas que será pouco duradoura axo eu !!

Eu vou apostar mais num passeio domingueiro ali para as zonas de Eztremoz, Evora... etc etc, pois ai quase de certeza que ate á hora de almoço vamos ser presenteados com flocos, aproveita-se e almoça-se por um desses sitio e prontos esta o passeio domingueiro a ver neve feito

Axo que será o sitio mais perto desta zona e que quase de certeza vais aparecer qualquer coisa concistente..

Mas quem sou eu....

Abraço

Eu diria que mais para os lados da Serra de S. Mamede, possivelmente, verás alguma coisa de jeito. :thumbsup:
 

jPdF

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2007
Mensagens
534
Local
3560- 129 @ 500 msnm
http://img9.imageshack.us/i/semttulo2sq.jpg/

O IM refere mesmo "junto ao litoral"...

Cumps

Na sequência do fórum, estava a referir-me o que disseram no boletim meteorológico do programa Portugal em Directo da RTP 1, também vi e foi ai que referiram Estremadura e Ribatejo. Em relação ao comunicado ainda não o tinha lido em completo, mas se assim é, penso que será um pouco arriscado por parte do IM, mas eles se o afirmam certamente terão as suas razões, as suas análises. Não gosto de fazer juízos de valor, principalmente antes de as coisas aconteceram, e numa área tão volátil como a meteorologia...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.