Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2010

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Bem Andres... consegues ver coisas onde os outros não veem... Trovoadas??

Bem trovoadas so neste evento que se segue e mais a sul... só apartir dai é que vem a vaga de frio... Vento forte tambem e gelido, precipitação muito pouca ou nula... trovoadas nem ve-las andres!!;)

Nem nas cartas mostra nenhum nucleo depressionário a NW da PI... pode ser que mude mas duvido...

Teria de se formar um CUT OFF a NW da PI para ver grandes quantidades de precipitação... assim sendo ficaremos com ar seco e gelido... nada mais!

Espero ansioso por esse modelo (cut off a NW), pois sem isso nada feito... Só para as regioes habituais... e Litoral Norte...

Infelizmente este fenómeno pelo que pareçe vai ter muito pouca precipitação...e dai não poder nevar...para todos os apaixonados como eu por neve é uma desilusão, pois se houvesse precipitação seria lindo, nevava realmente em cotas muito baixas como aqui a 500 metros, e temos de nos lembrar que já não falta tanto tempo assim, e os modelos assim o dizem....
No entanto vamos esperar por mais 2 ou 3 dias para confirmar isso, mas não acredito em surpresas....o que está garantido é que vem ai mt frio e penso que o instituto de meteorologia em conjunto com a protecção civil deveriam avisar as pessoas o mais rápido possível para poderem tomar medidas para este frio intenso e nao deixar tudo para a ultima hora.....que acham disso??:cold:

24 horas mais perto e mais umas quantas actualizações dos modelos depois e o cenário não se alterou muito.Parece consensual que frio quer à superfície, quer a nivéis altos não irá faltar.
O problema residirá na ocorrência ou não das precipitações.
Também já aqui foi dito e redito que estas entradas de norte
acabam quase sempre por resvalar para grandes desilusões.
Mas o tempo que dista desta "Entrada fria" , ainda pode albergar muitas nuances:
-Se houver um trajecto mais de noroeste,ainda que ligeiro , será mais favorável a precipitações (ainda que, com menos frio).
Mas também pode acabar por acontecer que este trajecto tenha uma componente mais de nordeste ( quantas entradas com este perfil , descambam para aí?) e adeus precipitações e ficaríamos só com o frio intenso.
Seja como for,só esta realidade de estarmos nesta antecâmara ,
nesta prespectiva, neste rebuliço , já ficamos com os corações meteorológicos a bater forte.
O que vier, que venha. Cá estaremos .
Até lá, e para os que mais sofrem de taquicardia, recomenda-se 24 horas sem o visionamento de nenhum modelo e absterem-se de visitar este tópico...

Eu sei que aínda falta muito, mas acredito que este evento poderá terminar com neve nos locais habituais quando o frio se despedir e entrar algo mais húmido de sudoeste por exemplo...é típico destes eventos depois do frio instalado, na entrada de uma nova frente costuma haver precipitação no pré-frontal em forma de neve.

No entanto vamos esperar por mais 2 ou 3 dias para confirmar isso, mas não acredito em surpresas....o que está garantido é que vem ai mt frio e penso que o instituto de meteorologia em conjunto com a protecção civil deveriam avisar as pessoas o mais rápido possível para poderem tomar medidas para este frio intenso e nao deixar tudo para a ultima hora.

Acredita-se que não seja fácil a essa distância, apesar de não muito longa, obter certezas acima dos 95% da ocorrência dessas condições; aparentemente a margem de erro será mínima mas talvez a suficiente para impedir que se avance para já com esse tipo de medidas, também para evitar a possibilidade de uma chuva de críticas caso a realidade se distancie das previsões.

Acredita-se que não seja fácil a essa distância, apesar de não muito longa, obter certezas acima dos 95% da ocorrência dessas condições; aparentemente a margem de erro será mínima mas talvez a suficiente para impedir que se avance para já com esse tipo de medidas, também para evitar a possibilidade de uma chuva de críticas caso a realidade se distancie das previsões.

Ok compreendo e obrigado pelo reparo, no entanto como dizes 95% é uma percentagem muito forte não achas, ainda para mais quando todos os modelos estão em sintinia...eu não acho que devam alarmar as pessoas, mas pelo menos avisar com 3 dias antecedencia e não com 1...só isso, nao sei se concordas...embora concorde que seja dificil fazer prognosticos com 98% certeza os 95% bastaria e muito:thumbsup:

é frustrante olhar para os modelos e ver tanta precipitação a ficar retida no Norte de Espanha...que fezada para os espanhois...!
Continuo a achar que o litoral norte vai ter uma surpresa agradável ao longo desta semana!

é frustrante olhar para os modelos e ver tanta precipitação a ficar retida no Norte de Espanha...que fezada para os espanhois...!
Continuo a achar que o litoral norte vai ter uma surpresa agradável ao longo desta semana!

Esta run tirou grande parte da precipitação..e algum frio a 850hpa

as coisas estão a complicar :(

Como eu já referi atrás continuo a depositar as minhas esperanças aqui:

É sem dúvida a situação mais favorável para ver neve, é claro em cotas mais habituais...
Esta é uma situação que já não é inédita este ano!

Tal como referi vento norte a neve fica toda retida na Galiza, e se houver precipitação é aqui na zona oeste em forma de aguaceiros(quantas vezes já aconteceu).

Sim Ferreira5 essa é a hipotese mais plausivel de ocorrer neve;)ai para Bragança, ou melhor para o Ne de Portugal.

ao que parece 2010 vai começar "gélido" (tal como aconteceu há 1 ano atrás), mas ainda não é desta que se repete um "29-1-2006" :(

Tal como referi vento norte a neve fica toda retida na Galiza, e se houver precipitação é aqui na zona oeste em forma de aguaceiros(quantas vezes já aconteceu).

Sim Ferreira5 essa é a hipotese mais plausivel de ocorrer neve;)ai para Bragança, ou melhor para o Ne de Portugal.

Nessa ocasião poderá não ser só o NE de Portugal. Fazendo o paralelismo com o que ocorreu em Dezembro, e quando o IM previu neve a cota 400, aquando da chegada da frente quente a T2m será semelhante, mas ao contrário daquela ocasião em que quando começou a chover tínhamos uma +8 a 850 hpa, agora, segundo as últimas saídas do GFS, teríamos isos ainda ligeiramente abaixo de zero.

A possibilidade de precipitação antes da frente quente existe, tal como a possibilidade de ocorrência de uma ciclogénese secundária na nossa costa ou no golfo de Cadiz. Isso só estará definido muito em cima do acontecimento. E não esquecer que há um ano o GFS nunca previu a precipitação que originou neve no Alentejo, nem o maior nevão dos últimos 20 anos em Madrid. O que não me parece que dê neve é a precipitação prevista para o litoral, entra ar marítimo, e para fazer baixar a temperatura à superfície seria necessária a existência de fenómenos convectivos que não deverão ocorrer, a não ser que entre mais frio a 500 hpa que aquele que está a ser modelado.

O que não me parece que dê neve é a precipitação prevista para o litoral, entra ar marítimo, e para fazer baixar a temperatura à superfície seria necessária a existência de fenómenos convectivos que não deverão ocorrer, a não ser que entre mais frio a 500 hpa que aquele que está a ser modelado.

Nem era essa a intenção do que escrevi:), o que, se ocorrer é aguaceiros de água e algum granizo, e o que já aconteceu inumeras vezes na minha existencia.

Estado
Fechado para novas mensagens.