Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2009

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Tenho estado calado .. mas tenho reparado que o padrão atmosférico ou o comportamento atmosférico parece estar a querer mudar colocando depressões em altitude ou não ... proximo da costa provocando uma corrente de Oeste e consequente diminuição das temperaturas.
Em termos de precipitação dependerá de que forma estará proximo da nossa costa e se a sua expressão em terra será á superficie ou em altitude.

Tal comportamento está exactamente de acordo com as previsões sazonais de todos os modelos que tenho consultado que apontam Julho e Agosto mais fresco e mais chuvoso do que é normal !!
 


nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
... provocando uma corrente de Oeste e consequente diminuição das temperaturas...

Tal comportamento está exactamente de acordo com as previsões sazonais de todos os modelos que tenho consultado que apontam Julho e Agosto mais fresco e mais chuvoso do que é normal !!

Ao olhar para os vários modelos de previsão para a Europa
para os próximos dias ,
há uma coisa que salta desde logo à vista desarmada:
-Um super A em toda a Escandinávia ( centrado a norte desta)
que provocará um imenso e consistente Leste , de Moscovo a Londres.
Tanto Leste naquelas regiões tão sententrionais ,
tem que ser compensado , reposto .
Ou seja : tem que haver Oestes em latitudes mais a sul .
Será concerteza mais fácil modelar o A escandinavo do que as consequências deste anormal comportamento atmosférico em latitudes tão elevadas , nesta altura do ano para as regiões mais a sul.

Daí as discrepâncias para tão poucas horas entre o ECMWF


ecmc.png
[/URL][/IMG]

e o

gfs.png
[/URL][/IMG]


O próximo fim de semana continua a ser uma incógnita...
O GFS carrega-nos com precipitações quase generalizadas.
O Europeu indica de novo algum Verão consistente.
Amanhã , já amanhã tudo pode mudar...

E oh Aurélio, precisamente por que amanhã tudo já pode ser algo diferente,
é que acredito pouco nessa coisa do sazonal.
São feitios...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
As discrepâncias existem,


55405430.gif


mas partindo do actual bloqueio em Ómega os modelos convergem para a formação de uma depressão nos Açores daqui a uns dias, que é cavada com alguma intensidade algures a oeste/noroeste de Portugal.


GFS

20803936.gif



Comparativo Modelos (72-144 horas)


Em termos gerais a coisa é mais ou menos esta e há semelhanças entre todos, depois o diabo está nos pormenores, intensidade e de quanto próxima vai estar de nós, com o GFS a trazer-nos uma frente no Domingo, nos outros parece tudo demasiado afastado, demasiado a noroeste.

72.gif

96-1.gif

120.gif

144.gif
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
As discrepâncias existem,


55405430.gif


mas partindo do actual bloqueio em Ómega os modelos convergem para a formação de uma depressão nos Açores daqui a uns dias, que é cavada com alguma intensidade algures a oeste/noroeste de Portugal.


GFS

20803936.gif



Comparativo Modelos (72-144 horas)


Em termos gerais a coisa é mais ou menos esta e há semelhanças entre todos, depois o diabo está nos pormenores, intensidade e de quanto próxima vai estar de nós, com o GFS a trazer-nos uma frente no Domingo, nos outros parece tudo demasiado afastado, demasiado a noroeste.

72.gif

96-1.gif

120.gif

144.gif

A persistência de um Anticiclone na Região Gronelândia/ Islândia, é uma indicação que, apesar de estarmos em finais de Junho, princípio de Julho e em pleno Verão, possamos ter superfícies frontais a afectar Portugal Continental...embora, dum modo geral, com fraca actividade, devido à época do ano.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Pronto o resto dos dias de Junho vão ser amenos com alguma precipitação nos últimos dias...depois o inicio de Julho está com uma tendência para ser muito quente a partir do dia 4 mas veremos porque falta muito tempo ainda.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Precisamente ... mas a mim e de acordo com aquilo que costuma acontecer nesta altura do ano ... essas depressões geralmente ficam a Noroeste, afectando o Norte e Centro com precipitações fracas no litoral !!

Este facto é perfeitamente natural, mais do que se pensa nesta altura do ano !! ;)
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Pronto o resto dos dias de Junho vão amenos com alguma precipitação nos últimos dias...depois o inicio de Julho está com uma tendência para ser muito quente a partir do dia 4 mas veremos porque falta muito tempo ainda.

Pois Miguel:), mas com estas ultimas saidas das 12, o fresco no litoral oeste se vai manter:D:D:p.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
... essas depressões geralmente ficam a Noroeste, afectando o Norte e Centro com precipitações fracas no litoral !!


Concordo. Ou temos uma depressão bem isolada mais a sul capaz de fazer grande estardalhaço com os contrastes térmicos, ou temos estas demasiado a noroeste que acabam por ser insossas. Mas aguardemos pelas saídas dos próximos dias, embora a coisa pareça não querer fugir muito disto.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Concordo. Ou temos uma depressão bem isolada mais a sul capaz de fazer grande estardalhaço com os contrastes térmicos, ou temos estas demasiado a noroeste que acabam por ser insossas. Mas aguardemos pelas saídas dos próximos dias, embora a coisa pareça não querer fugir muito disto.

Insossas - tenho que juntar essa palavra ao meu dicionário !!!:lmao::lmao::huh:

PS: Desculpem o Off-Topic
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Os modelos do GFS para amanhã às 8:00h, referentes à precipitação e temperatura:
_precipitação:
gfs218.png

Precipitação apenas a afectar a zona de Chaves, que nem sequer chega a Vila Real.
A chuva não quer nada comigo:disgust:, o que me vale é que para Quinta a chuvita já cá canta!;)

_temperatura:
gfs118.png

Temperaturas em geral amenas no Sul:hehe:, mas mais fresquitas no Minho, Litoral e Interior Norte e Centro.
 
M

Membro excluído 274

11i0d48.jpg


A previsão do IM parece-me demasiado optimista em relação à precipitação para amanhã! Conhecendo Trás os Montes como conheço e sabendo do bloqueio do sistema Galaico-Duriense, mais me parece que não caírá uma única pinga! :)
O costume!:lmao: