Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2009

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Os modelos já estão a desatinar e começam a retirar o calor todo mostrado para o inicio da primeira quinzena :angry: Já vejo as férias a andar para trás :( Já não digo é nada! :disgust: :suicidio:
 


Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Há possibilidade de chuva para mim amanhã?
Era uma boa forma de acabar com Junho!!!!:rain::rain::rain::hehe::rain::rain::rain:

Alguém me pode dar gráficos de qualque site, primcipalmente do GFS?
Era bom!!!;)

OBRIGADO!:)
 
M

Membro excluído 274

Os modelos já estão a desatinar e começam a retirar o calor todo mostrado para o inicio da primeira quinzena :angry: Já vejo as férias a andar para trás :( Já não digo é nada! :disgust: :suicidio:

25rjv4k.gif


@Lameteo

Vale o que vale!;)

Cumps!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Julho até pode ser frio e chuvoso. Agosto é que tem de ser seco e quente porque vou de férias :lol:

:brucelee:

Quem sabe se o feitiço não se volta contra o feiticeiro :p

Para já esta run das 18 volta a animar o tempo principalmente para o sul mas a run das 18 normalmente coloca sempre mais calor...veremos como vai ser! mas frio não vai estar no Sul! por isso quem vai de férias como eu para o Algarve não vai ter assim tanto azar quanto isso :thumbsup: basta a partir de quarta verem os meus post no seguimento do sul :cool:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Mas nenhum modelo está a meter frio nem fresco. Nem muito calor. Os principais modelos metem uma situação típica de Verão, muito parecida à da maioria dos dias do Verão passado. Para quem está na praia no Algarve está bastante bom, com temperaturas à volta dos 30. Para quem está no litoral oeste é que não vai estar grande coisa, mas também não é algo muito anormal.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
EEEEEEE.....??? Onde estava a base cientifica para tal se afirmar de que vinha X e Y?? Ele depois respondeu, e estamos num topico de previsões não de suposições!!!

Quais os argumentos para afirmar que na proteção civil é isto e aquilo(compardio)? Abre um topico e expôe o que lá está mal, e não fala da boca para fora, tem que ter provas, porque o ai que diz, estamos todos fartos!!!

O que tem haver sargetas mal limpas com 20 mm de precipitação? Não foi posto pelo o IM, depois o pais em alerta amarelo devido a precipitação?!?!

Antes de atacar quem seja que for veja o contexto das perguntas!!

As afirmações proferidas pelo cardu não me pareceram que tivessem base cientifica nenhuma, por acaso acertou e houve algumas inundacões.

E penso que é importante referir que por mais alertas que o IM faça estes não limpam sargetas e algerozes, e muitos menos corrigem os problemas de escoamento das águas devido à impermeabilização;)

Desculpem o of topic:unsure:
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Mas a maioria vence e a grande maioria vai de férias em Agosto. Por isso Julho molhado e Agosto quente e seco :lol:

Uma bela corrente de leste em Agosto é que era... :) Com um Anti-Ciclone ali bem posicionado no Golfo da Biscaia... Isso sim, é que era... :) Mas cada vez mais os verões tendem a ser mais "instáveis" com pouco tempo de calor (e refiro-me ao litoral ocidental claro, o interior tem calor que baste).

De qualquer das formas, para esta 1ª quinzena de Julho, a tendência é nem ver essa corrente de leste... Com o AA posicionado no arquipélago dos Açores, a estender-se em crista até nós, quanto muito teremos umas nortadas típicas no litoral... nada de mais portanto... Talvez o leste esteja reservado para Agosto... :)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
As vozes sábias, e inconscientemente sobranceiras (quero crer) que se ergueram neste fórum....remeteram o Cardu (e a mim por tabela), para o limbo dos "é melhor estar calado.....para isso estamos cá nós...."

Ninguém mandou ninguém para limbo nenhum. Aquilo que me parece é que que não estão bem a ver a questão. E ainda ninguém respondeu à pergunta, porque é que bastam 20 ou 30mm para haver inundações? Quem encara factos como esse como naturalidade inevitável e se dedica a disparar contra previsões ou protecção civil está a atirar ao lado, tem que atirar é na origem desses problemas. Porque, por muito progresso que exista a nível de tecnologia e previsões, por muito que evolua e se desenvolva a articulação da protecção civil local e regional com essas previsões, é intolerável que seja qual for o local, este não possa aguentar quantidades de precipitação desse género. Previsões de instabilidade envolvem sempre um enorme grau de incerteza, e apenas quem não compreende a natureza pode julgar que tudo é simples e previsível com enorme grau de certeza e fiabilidade.

Caro olheiro, explique-me como se podem fazer alertas generalizados e constantes de modo a pode encaixar todas as incertezas que envolvem previsões ? Porque com 20 ou 30mm de precipitação passávamos a vida a deixar alertas vermelhos para inundações... Sinceramente, andam a atirar ao lado. No dia em que caírem não 30mm mas 200 ou 300mm acontecerá uma tragédia, e um dia isso vai acontecer, é inevitável, já aconteceu no passado e um dia voltará a acontecer no futuro, e não serão alertas vermelhos seja de qual entidade for, pouco ou muito atempados, que evitarão essa tragédia, porque o problema não está a maioria das vezes aí, está a montante.

Em vez de culparem o S.Pedro, as previsões menos certas ou a protecção civil, o aquecimento global e outras coisas do género, as pessoas tem é que diariamente lutar para que nos sítios onde moram não bastem 30mm de precipitação para haver problemas. Se o cardu já teve problemas sérios onde mora, ele tem é que lutar diariamente para resolver isso junto do poder local e não estar dependente de previsões ou alertas da protecção civil, pois se ele teme uma previsão que mostra 20 ou 30mm de precipitação, isso é sintoma de que algo está mal, muito mal.

Há exemplos aqui no fórum, como um forista de Queluz, verdadeiramente exemplo cívico, que 365 dias por ano se interessa e luta pelos problemas da região dele, no seu blogue, no twitter e aqui no fórum. E pouco tempo perde nisso de alertas ou previsões erradas, pois ele melhor do que ninguém, sabe que isso pouco resolve, pois isso de disparar contra previsões ou alertas é apenas uma forma de bode expiatórios para políticos e políticas locais e nacionais erradas e incompetentes.

Haver inundações com 30mm de precipitação, mesmo que em meia hora, é compreensível no Haiti, em Portugal não deveria ser. Portanto não percam tempo em acusar falsos responsáveis, isso é tempo perdido e não é assim que resolvem o problema, que é de fundo nalguns locais. Já cansa um bocado acusar as previsões certas ou erradas de tudo e mais alguma coisa, desde o fecho de uma estrada que não aguenta um pouco de neve até ao aguaceiro um pouco mais forte e perfeitamente natural. Quem tem inundações com estas quantidades de precipitação deve é preocupar-se com os porquês, porque um dia em vez de serem 30 tem 100 ou 200, e em vez de ter pequenas inundações corre é risco de vida e muito provavelmente os alertas de pouco lhe valerão. "Pequenos" eventos como estes acabam por ser avisos oportunos da natureza relativamente inocentes nas consequências, mas que a maioria acaba por esquecer.

Portugal como todosaqui sabemos e tentas vezes lamentamos tem um clima que é na maioria das vezes de uma enorme tranquilidade, muitas vezes, verdadeira seca, olhamos para o lado, basta Espanha, e vemos como as coisas são muito mais severas. Dá-me ideia que todos se acomodaram a essa tranquilidade e quando algo, mesmo fraco, foge a essa tranquilidade, cai o carmo e a trindade, com acusações disparadas para todo o lado menos para onde deviam.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Ninguém mandou ninguém para limbo nenhum. Aquilo que me parece é que que não estão bem a ver a questão. E ainda ninguém respondeu à pergunta, porque é que bastam 20 ou 30mm para haver inundações? Quem encara factos como esse como naturalidade inevitável e se dedica a disparar contra previsões ou protecção civil está a atirar ao lado, tem que atirar é na origem desses problemas. Porque, por muito progresso que exista a nível de tecnologia e previsões, por muito que evolua e se desenvolva a articulação da protecção civil local e regional com essas previsões, é intolerável que seja qual for o local, este não possa aguentar quantidades de precipitação desse género. Previsões de instabilidade envolvem sempre um enorme grau de incerteza, e apenas quem não compreende a natureza pode julgar que tudo é simples e previsível com enorme grau de certeza e fiabilidade.

Caro olheiro, explique-me como se podem fazer alertas generalizados e constantes de modo a pode encaixar todas as incertezas que envolvem previsões ? Porque com 20 ou 30mm de precipitação passávamos a vida a deixar alertas vermelhos para inundações... Sinceramente, andam a atirar ao lado. No dia em que caírem não 30mm mas 200 ou 300mm acontecerá uma tragédia, e um dia isso vai acontecer, é inevitável, já aconteceu no passado e um dia voltará a acontecer no futuro, e não serão alertas vermelhos seja de qual entidade for, pouco ou muito atempados, que evitarão essa tragédia, porque o problema não está a maioria das vezes aí, está a montante.

Em vez de culparem o S.Pedro, as previsões menos certas ou a protecção civil, o aquecimento global e outras coisas do género, as pessoas tem é que diariamente lutar para que nos sítios onde moram não bastem 30mm de precipitação para haver problemas. Se o cardu já teve problemas sérios onde mora, ele tem é que lutar diariamente para resolver isso junto do poder local e não estar dependente de previsões ou alertas da protecção civil, pois se ele teme uma previsão que mostra 20 ou 30mm de precipitação, isso é sintoma de que algo está mal, muito mal.

Há exemplos aqui no fórum, como um forista de Queluz, verdadeiramente exemplo cívico, que 365 dias por ano se interessa e luta pelos problemas da região dele, no seu blogue, no twitter e aqui no fórum. E pouco tempo perde nisso de alertas ou previsões erradas, pois ele melhor do que ninguém, sabe que isso pouco resolve, pois isso de disparar contra previsões ou alertas é apenas uma forma de bode expiatórios para políticos e políticas locais e nacionais erradas e incompetentes.

Haver inundações com 30mm de precipitação, mesmo que em meia hora, é compreensível no Haiti, em Portugal não deveria ser. Portanto não percam tempo em acusar falsos responsáveis, isso é tempo perdido e não é assim que resolvem o problema, que é de fundo nalguns locais. Já cansa um bocado acusar as previsões certas ou erradas de tudo e mais alguma coisa, desde o fecho de uma estrada que não aguenta um pouco de neve até ao aguaceiro um pouco mais forte e perfeitamente natural. Quem tem inundações com estas quantidades de precipitação deve é preocupar-se com os porquês, porque um dia em vez de serem 30 tem 100 ou 200, e em vez de ter pequenas inundações corre é risco de vida e muito provavelmente os alertas de pouco lhe valerão. "Pequenos" eventos como estes acabam por ser avisos oportunos da natureza relativamente inocentes nas consequências, mas que a maioria acaba por esquecer.

Portugal como todosaqui sabemos e tentas vezes lamentamos tem um clima que é na maioria das vezes de uma enorme tranquilidade, muitas vezes, verdadeira seca, olhamos para o lado, basta Espanha, e vemos como as coisas são muito mais severas. Dá-me ideia que todos se acomodaram a essa tranquilidade e quando algo, mesmo fraco, foge a essa tranquilidade, cai o carmo e a trindade, com acusações disparadas para todo o lado menos para onde deviam.

Completamente de acordo com as palavras do Vince:palmas:. Os culpados são sempre o IM ou a protecção civil, os alertas são lançados quando existem razões para isso, no Domingo e na 2ªfeira o que passou-se em Lisboa foi uma situação normal onde caíram cerca de 20 mm e transformaram Lisboa num autêntico "lago", o mesmo passa-se no Algarve na zona de Monte Gordo, Olhão, Faro e Albufeira, onde cai mais chuva do que aquela que está prevista fica tudo num caos. Se recuarmos a Setembro de 2008 onde ficaram desalojadas várias famílias no concelho de Olhão, o que eu posso dizer e afirmar é que passado quase um ano, nada simplesmeste nada foi feito para minimizar que ocorra no futuro outra situação idêntica, o ribeiro continua por limpar, ajudas às famílias foram prometidas e até hoje nada. Esta país é o deixa andar, mas algum dia isto estoira, e nesse dia que chover 200 mm ou 300 mm em 6 horas como ocorreu anteriormente no Algarve nessa altura eu quero ver como vai ser.Nós pensamos que só acontecem aos outros mas esquecemos que um dia pode bater à nossa porta, e nesse dia nem IM, nem protecção civil, nem ninguém verá o estado que encontra-se o país, um país onde um aguaceiro de 20 mm mete uma capital a nadar é obra:disgust::disgust:, desculpem o off-topic.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Estou a ver que isto tem estado animado .. pois nem tenho vindo aqui porque aqui pelo Algarve o tempo não engana :D

Contudo o que tenho a dizer é que jamais meros 20 mm de precipitação deveria causar inundações. Contudo tal facto resume-se a duas situações:

1) os solos estão duros que nem pedra, ou seja, a permeabilidade é zero !!
2) As sarjetas estão completamente entupidas pelas folhas de árvore aí em Lisboa pelo jeito;
3) Aqui no Algarve as inundações que tivemos em Setembro foi devido a isto que disse, mais o pessimo planeamento urbano, como o corte dos leitos de água, entupimento de valas, ribeiras, ect ...

Fiquem bem e acalmem-se, fazem-me lembrar os treinadores de bancada sempre achando que sabem mais que os verdadeiros treinadores ;)
Sinceramente, andam a atirar ao lado. No dia em que caírem não 30mm mas 200 ou 300mm acontecerá uma tragédia, e um dia isso vai acontecer, é inevitável, já aconteceu no passado e um dia voltará a acontecer no futuro
Quando e onde ????? Vince
Esta país é o deixa andar, mas algum dia isto estoira, e nesse dia que chover 200 mm ou 300 mm em 6 horas como ocorreu anteriormente no Algarve nessa altura eu quero ver como vai ser.
Quando ?? em que cidade?

O máximo que li do IM foi algures em 1983 em Tavira (183mm?) e Faro com 164 mm (1989) !!!! Mas em 24 horas
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Estou a ver que isto tem estado animado .. pois nem tenho vindo aqui porque aqui pelo Algarve o tempo não engana :D

Contudo o que tenho a dizer é que jamais meros 20 mm de precipitação deveria causar inundações. Contudo tal facto resume-se a duas situações:

1) os solos estão duros que nem pedra, ou seja, a permeabilidade é zero !!
2) As sarjetas estão completamente entupidas pelas folhas de árvore aí em Lisboa pelo jeito;
3) Aqui no Algarve as inundações que tivemos em Setembro foi devido a isto que disse, mais o pessimo planeamento urbano, como o corte dos leitos de água, entupimento de valas, ribeiras, ect ...

Fiquem bem e acalmem-se, fazem-me lembrar os treinadores de bancada sempre achando que sabem mais que os verdadeiros treinadores ;)

Quando e onde ????? Vince

Realmete, Vince, não me parece lá muito...:(