Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2009

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Uma agradável futurologia...

brack42.gif
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Esta sanduíche anticiclónica está a fazer suar Portugal por todos os lados, o AA está entalado entre depressões por cima de nós, ele irá começar a desatracar a partir de amanhã afastando-se para Oeste o que vai permitir a entrada de nebulosidade a partir de quarta/quinta. Já as temperaturas parece que vão sofrer uma ligeira descida para o fim de semana, mas isso ainda está por defenir.



P.S- Se o Atlântico norte não estivesse tão activo a nivel de depressões não teriamos este calor de certeza, pelo menos no litoral, pois o AA subiria e provocaria nortada em todo o litoral oeste.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Trovoadas amanha terça não me parece! mas acredito em alguns desenvolvimentos verticais!que não devem passar disso...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Análise Modelos, Previsão e Alertas - Maio 2009

Boas :thumbsup:.
Venho aqui deixar a seguinte pergunta: Será que teremos trovoadas mais cedo do que o esperado? :w00t:

Dá ideia que se forma uma pequena depressão térmica entre Portugal e Espanha, parece difícil haver trovoada, mas quem sabe, talvez junto à fronteira para os lados da Amareleja.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Duvido muito que haja trovoada amanha....tal como diz o miguel eu acho que poder-se-hão formar uns cumulus mas nada de mais:(;)
quanto aos proximos dias o ensemble está completamente indeciso...a partir de dia 9 simplesmente nem vale a pena olhar:angry::angry::angry:
aqui o ensemble para as proximidades da amareleja:

boas
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Duvido muito que haja trovoada amanha....tal como diz o miguel eu acho que poder-se-hão formar uns cumulus mas nada de mais:(;)
quanto aos proximos dias o ensemble está completamente indeciso...a partir de dia 9 simplesmente nem vale a pena olhar:angry::angry::angry:
aqui o ensemble para as proximidades da amareleja:

boas

Viva!
Peço desculpa mas tenho dificuldade em interpretar este grafismo do ensemble...

Já fiz busca no site mas não encontrei nenhum tópico a explicar o ensemble... Alguém pode-me dar umas luzes... Até agora acho que percebi que cada linha representa um modelo de previsão?? E a parte inferior será relativa à precipitação???? Já agora de onde retiram este gráfico? O que significam as escalas laterais? Temperaturas?

Desde já agradecido!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
volta de 180º no ensemble que agora mostra uma tendencia para descida generosa das temps.......precipitação é que nada:angry::angry::angry:
resumindo, volto a dizer que nao vale a pena ver o ensemble ( e talvez todos os modelos) durante uns tempos.
é este o cenario actual:

boas:thumbsup:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Viva!
Peço desculpa mas tenho dificuldade em interpretar este grafismo do ensemble...

Já fiz busca no site mas não encontrei nenhum tópico a explicar o ensemble... Alguém pode-me dar umas luzes... Até agora acho que percebi que cada linha representa um modelo de previsão?? E a parte inferior será relativa à precipitação???? Já agora de onde retiram este gráfico? O que significam as escalas laterais? Temperaturas?

Desde já agradecido!

Olá rbsmr!

Também eu efectuei pesquisa pelo fórum sobre a tua dúvida. Tenho praticamente a certeza que existe um post muito explicativo algures, mas não consegui encontrar. Por isso, e no meu modesto conhecimento, irei partilhar contigo as noções que tenho e tentar responder, ou pelo menos dar algumas luzes, sobre as questões que colocas.

Cada linha que referes designa um membro do modelo em causa. Estes ensembles são do modelo GFS. Os modelos são feitos através de um conjunto muitíssimo complexo de cálculos e variáveis. Dentro de cada modelo existe um conjunto de membros que genericamente representam tendências. Assim no ensemble tens o conjunto dos 21 membros do GFS. Naturalmente com a distância de previsão os membros divergem. Quanto mais divergem maior a incerteza da previsão.

Existem 4 linhas destacadas na legenda (linhas grossas)

VERMELHA - Média dos valores estabelecida através das normais. Serve genericamente em termos comparativos de temperatura (acima, abaixo, dentro da média).

AZUL - Linha de controlo (a definição exacta desta não sei, se alguém conseguir esclarecer, desde já agradeço ;) )

VERDE - Representa os valores expressos na actual run do GFS, ou seja, é aquilo que o modelo apresenta em cada saída

CINZENTO - Média dos valores dos ensembles, ou seja, média dos valores de todos os membros.

A escala da esquerda representa os valores de temperatura a 850hPa. A escala da direita a precipitação em mm. Em baixo estão os dias.

Uma das hipóteses de veres estes diagramas de forma interactiva e comparativa é seguires este link:

http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsavnmgeur.html

Depois duas hipóteses:
Clicar em: GFS 0.5°: Europa
ou
Clicar em: GFS Ens: Europa (Karte)

Em ambos aparece o mapa da Europa. Se reparares ele encontra-se com varicela :p , ou seja, cheio de pontos negros. Cada um representa uma coordenada. Clica nos pontos sobre os quais desejas ver a previsão!

Na primeira hipótese: Meteograma (nebulosidade, pressão, ventos, temperaturas, humidades e precipitação)

Na segunda hipótese: A carta de ENSEMBLE que estás habituado a ver aqui!


Espero ter ajudado ;)