Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2009

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Não tenho a certeza absoluta, mas acho que é assim:

A linha verde representa a saída principal do GFS, feita com uma resolução de 1 grau. Cada linha de ensemble mostra o que aconteceria caso uma das hipóteses assumidas na saída principal não se concretizasse ou assumisse um caminho diferente. Como esta simulação é feita a uma resolução de 2 graus, a linha de controlo mostra a simulação com essa mesma resolução partindo das mesmas premissas que a saída principal. Resumindo, se há mais linhas acima da linha de controlo, mostra que é mais provável que a temperatura acabe por ser superior que a saída principal do que seja inferior. Se disse algo errado peço desculpa, mas é aquilo que eu interpreto destes gráficos.
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
amanhã entraremos num pantano barometrico......mas a partir de t+126h o GFS ( run das 6z) mete a formação de uma cut-off a ENE dos açores que, com movimento para ESE atingirá o centro e norte do pais:w00t: absorvendo posteriormente um embolsamento com origem num cavamento entre a escandinavia e as ilhas britanicas e ficando estacionaria sobre a peninsula bloqueada entre um nucleo do AA situados nas ilhas britanicas e outro na zona dos açores.
esta é uma situação a acompanhar apesar de poder ser apenas um acto de "desespero" por parte do GFS que rapidamente se esfumará...:(
resumindo teremos calor, pouco vento equiçá um ou outro cumulo mais evidente ,no interior, até t+126 e depois logo se verá....
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
amanhã entraremos num pantano barometrico......mas a partir de t+126h o GFS ( run das 6z) mete a formação de uma cut-off a ENE dos açores que, com movimento para ESE atingirá o centro e norte do pais:w00t: absorvendo posteriormente um embolsamento com origem num cavamento entre a escandinavia e as ilhas britanicas e ficando estacionaria sobre a peninsula bloqueada entre um nucleo do AA situados nas ilhas britanicas e outro na zona dos açores.
esta é uma situação a acompanhar apesar de poder ser apenas um acto de "desespero" por parte do GFS que rapidamente se esfumará...:(
resumindo teremos calor, pouco vento equiçá um ou outro cumulo mais evidente ,no interior, até t+126 e depois logo se verá....

É num prazo minimamente aceitável a única hipótese de alguma chuva em todo o país, só nos resta aguardar, o modelo europeu não é tão optimista...:(


gfs-2-150_wdh4.png
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
o ensemble das 6z tá de acordo com o GFS:thumbsup:;)
e já há alguma consistencia apesar de achar que certezas só mesmo até dia 9....

Stormy, gostaria de fazer um pedido para complementar as boas análises que tens feito aqui aos ensembles. Seria bom colocares a localização do mesmo. Digo isto porque o ensemble que colocaste é absolutamente distinto de, por exemplo, o ensemble para um ponto do nordeste transmontano. E é de referir que as diferenças são muito significativas no curto prazo.

Já agora fica o link aqui do fórum para compreender melhor os ensembles:

-> Interpretação do diagrama de Ensemble
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Stormy, gostaria de fazer um pedido para complementar as boas análises que tens feito aqui aos ensembles. Seria bom colocares a localização do mesmo. Digo isto porque o ensemble que colocaste é absolutamente distinto de, por exemplo, o ensemble para um ponto do nordeste transmontano. E é de referir que as diferenças são muito significativas no curto prazo.

Já agora fica o link aqui do fórum para compreender melhor os ensembles:

-> Interpretação do diagrama de Ensemble

tens as informações de lat. e long. no ensemble:huh:
este que agora pus é para o litoral centro ( 39º, 9W)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
tens as informações de lat. e long. no ensemble:huh:
este que agora pus é para o litoral centro ( 39º, 9W)

Yep, eu sei :) , Simplesmente tanto eu, como provavelmente muitas pessoas, não saberei tanto de geografia que me permita visualizar logo (sem um mapa) as localizações correspondentes aos dados. Disse apenas para mencionar a referência como auxiliar :)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Yep, eu sei :) , Simplesmente tanto eu, como provavelmente muitas pessoas, não saberei tanto de geografia que me permita visualizar logo (sem um mapa) as localizações correspondentes aos dados. Disse apenas para mencionar a referência como auxiliar :)

OK:thumbsup:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
novo ensemble nova decepção........a inconsistencia é notada logo no dia 9 e, por isso tudo o que esteja á frente dessa data está seriamente comprometido:sad:ao menos que viesse uma onda de calor com 40º ou uma cut-off ou trovoadas com LI -8 e CAPE 2500..mas nem isso..é só nortada e tempo ameno, entediante:disgust:
 

YuRiSsS

Cirrus
Registo
1 Fev 2009
Mensagens
95
Local
Alentejo
Sou uma pessoa que comenta pouco, por ser um "newbie" nestas andaças, mas porra, estas dos modelos da parte da manhã darem possivel festa para um dia especifico, e no modelo seguinte dar uma coisa quase totalmente diferente... dá uns certos nervos...

Cumps,
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O IM já prevê chuva para domingo :

Previsão para Domingo, 10 de Maio de 2009
Períodos de céu muito nublado.
Vento de sudoeste fraco a moderado (10 a 25 km/h), soprando
moderado a forte (25 a 40 km/h) nas terras altas.
Períodos de chuva ou aguaceiros a partir da tarde.
Neblina ou nevoeiro matinal.

METEOROLOGISTAS: Pedro Reis Vieira/ Madalena Rodrigues


Pelo satélite aquela mancha nebulosa a Oeste parece interessante e estar a evoluir nas nossa direcção....


Ou será tudo nuvens altas?:huh:

satelite.jpg



Muita parra e pouca uva?:rolleyes: