Para hoje e próximos dias a previsão já foi mais animadora. A depressão está demasiada afastada da costa continental e nenhum modelo fiável põe precipitação a sul do Tejo, se bem que possam ocorrer surpresas, principalmente hoje, quando há mais calor instalado. Depois, até Quarta/Quinta teremos temperaturas normais, rondando os 20/25 de máxima (não frio como ouvi em pelo menos dois emissores de rádio hoje de manhã), para depois entrarmos num pântano de previsões, em que para já há de tudo: calor para uns, trovoadas para outros, tempo ameno e bonançoso para alguns. Pegando na analogia do Nimboestrato, o tribunal resolveu gastar uma fortuna com relatórios periciais para julgar a providência cautelar, e como sempre, dependendo do perito o veredicto é variável: O ECMWF desta manhã diz que se instalará um poderoso anticiclone no Atlântico, com um cavado nas ilhas britânicas e França que induziria um fluxo de norte ameno na península: A iso 0 poderia até rondar o norte da península, com o restante território a ter temperaturas agradáveis, mas desinteressantes do ponto de vista meteorológico: Depois manter-se-ia o padrão, com o anticiclone a deslocar-se um pouco para leste, com a possibilidade da formação de um cavado na península que beneficiaria mais o levante espanhol: Temperaturas sempre agradáveis, e note-se que a média dos ensembles do ECMWF também não metem mais que a iso 12 nos próximos 10 dias: Mas este perito, tal como os outros, não tem bem a certeza do que diz. Ontem à tarde era isto que mostrava, possibilidade de trovoadas e calor: Já o GFS mete uma outra onda de calor, já a partir de sexta, com a possibilidade da iso 20. A diferença para o europeu, é a não criação do cavado sobre a Europa central, que impeça o deslocamento da dorsal para leste por acção da depressão no Atlântico a oeste dos Açores. Depois evolui para um cenário interessante às 240h, mas com mais possibilidade de instabilização devido ao muito calor acumulado:
Peço que me vão pondo a par das previsões para o próximo Domingo, 30 de maio.Pelo que vejo nos sites que tenho gravados, vou ter um dia semelhante ao de à um ano atrás, com uma máxima de 29/31ºC e sol, com alguma convecção inocente.Mas ainda falta uma semana, que não vou ter tempo para acompanhar, devido aos testes. Por isso, peço-lhes este pequeno favor. Obrigado.
Olhando para o que os modelos nos vão dizendo por ora, salta-nos de imediato à cabeça o seguinte comentário: Em virtude de uma avaria no nosso retransmissor (anticiclone) dos Açores, pedimos desculpa pela interrupção; O Verão segue dentro de momentos. ( O "pessoal especializado" destacado para o local, adianta-nos que lá para o final de sexta-feira terá a " avaria reparada" ) . Até lá, " bons programas alternativos " para todos.
E já se pode ter como certo e garantido o calor durante a proxima semana, embora as temperaturas ( especialmente as maxs) começem a subir já nesta 5f. Tudo isto se deve á regeneração da dorsal subtropical sobre a peninsula, e á progressão do AA para NE, acompanhando a crista nos niveis altos. Espera-se que se crie uma situação estavel de bloqueio sobre a biscaia, com a intrusão de massas de ar africano, subindo as T850 para mais de 20º, durante o meio da semana. Esta sinóptica caracteristica do verão poderá dar origem a valores muito elevados de temperatura e a valores baixos de hr, no vale do douro e no interior a sul do tejo as temperaturas facilmente superarão os 35º, enquanto no litoral oeste, devido aos ventos de norte, essas não devam superar os 27/32º, as minimas serão tambem elevadas, tal como da ultima vez, excepto talvez as areas do litoral oeste, onde serão mais agradaveis. ( Atenção que, caso haja condições para lestadas mais fortes, algo somente previsivel daqui a uns dias, talvez mesmo o litoral possa ter dias muito quentes, mas, por agora, não é esse o cenario ) Dado isto há que ter um pouco mais de precauções com os grupos de risco...crianças, idosos e doentes crónicos. No longo prazo ( até ás 240h), não é visivel qualquer sinoptica significativamente favoravel á convecção...
Pela tua óptima análise, de novo, então poderei esperar céu com poucas nuvens, algum calor e vento fracos DE NOrte/Nordeste para o PRóximo Domingo.
Apesar de algumas divergencias de saida para saida o padrão futuro já está relativamente defenido: Uploaded with ImageShack.us Teremos então dias de calor com ventos fracos a moderados do quadrante norte, que poderão rodar para este a meio ou na 2a metade da prox semana. Há tambem a possibilidade de formação de um cavado a norte dos açores, tambem a meio da semana, evoluindo para norte sem se expressar nos niveis baixos e acabando por se dissipar. Após isto é provavel a regeneração da crista e o retorno com mais pujança do AA, para o atlantico E/NE. Esperam-se dias tipicos de verão...
Hummm, claramente vamos a caminho da 1º vaga de calor, canícula, do ano. Será entre 3ª feira dia 1 de junho e 2ª feira dia 7 de junho. Mais cedo do que no ano passado... vai disparar o consumo de electricidade...
Foi hoje chumbada na Assembleia da República dos Meteoros Portugueses , a proposta de lei ali apresentada, que pretendia adiar o TGV ( Tempo Geralmente de Verão). Ele aí vem . De Caia a Madrid , do Poceirão a Lisboa. E também de Lisboa ao Porto e a Vigo . Instabilidade? só nos "mercados financeiros" . Por tão vasto território reina a estabilidade e nos próximos dias, não faltará financiamento ao Verão nas "instituições bancárias ". Com esta circulação ,com este posicionamento do anticiclone a norte da P.I. , todas as linhas , todos os trajectos já projectados para o TGV em terras ibéricas vão ser concretizados... Não haverá FMI ( Fundação Mais Inverno ) que importune ...
Para amanhã, subida da temperatura máxima. Comparação entre a temperatura prevista, pelo modelo ALADIN do IM, para hoje às 15h UTC e amanhã às 15h UTC.
Vêm aí uns dias quentes. A partir de Segunda a temperatura rondará os 35 graus no interior e Algarve. O litoral oeste deverá ser poupado a grandes rigores, uma vez que está prevista nortada para todos os dias. Mas não creio que venha canícula, nem uma onda de calor. Deveremos ter 4/5 dias quentes, normal para a época, depois é quase ponto assente que lá para Quinta ou Sexta as temperaturas deverão voltar a baixar para valores na ordem dos 25 graus, com o regresso da circulação de norte, associada ao afastamento para oeste do anticiclone. Ensemble para o Alentejo central, onde se nota uma ligeira diminuição de temperatura a partir de dia 4, que será mais marcada à superfície devido à variação da direcção do vento, e uma descida acentuada a partir de dia 7, colocando-se praticamente todos os membros abaixo da iso 10 durante cerca de uma semana: Então, para os próximos 4 dias, o anticiclone atlântico estender-se-á até às ilhas britânicas, o que originará um aumento das temperaturas no continente, devido ao fluxo continental de nordeste. Como já referi é provável a nortada no litoral oeste, portanto situação bem diferente à de há duas semanas atrás. E aqui as cartas do GFS para dia 4, com o anticiclone atlântico bastante a oeste a induzir um fluxo de norte no continente português, e de dia 8, com um vale depressionário desde a Islândia até ao Cantábrico, com bloqueio na Escandinávia originado pela subida da dorsal no início desta semana, a fazer baixar ainda mais as temperaturas. O ECMWF dá mais força à dorsal sobre nós, embora também mostre fluxo de norte a partir de dia 4. A partir de dia 8, as divergências são maiores, com o modelo europeu a colocar uma cut-off que se isolaria da depressão sobre o Atlântico norte, que ambos vêm bloqueada pelo anticiclone na Escandinávia. Portanto calor, mais no interior que no litoral até dia 3, depois restabelecimento das temperaturas normais para a época, sempre com céus limpos ou pouco nublados. A partir de dia 8 possibilidade de instabilização, apontando o GFS para uma depressão a norte da península e o europeu para uma cut-off a sul.
boas alguém me sabe explicar a disparidade dos valores da temperatura para amanha nas diversas capitais de distrito??? só para citar um exemplo, a máxima prevista para amanha para Vila Real, segundo o IM, é de 30ºC e para Viseu é de 20ºC... é no mínimo estranho dado que estas duas estações costumam apresentar valores de temperatura muito semelhantes, e ainda mais estranho dado a proximidade geográfica entre as duas.
É com certeza um erro por parte do IM. Ao inicio da manhã, quando fizerem a actualização da previsão, já devem emendar o erro.