Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2010

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Tópico para o seguimento e previsão.
 
Editado por um moderador:


David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
E aí vem uma grande mudança de padrão. Sinóptica que no Inverno traria uma excelente entrada fria, de qualquer modo é suficiente para meter uma iso 0 em Maio no norte do país.

ecm072.gif


E uma ventania que aumentará a sensação de frio:

ecm172e.gif


Temperaturas bem abaixo da média pelo menos entre Segunda e Quarta, dias bonitos, limpos e ventosos.
Depois, e apesar de ainda faltar muito tempo, tanto GFS como ECM restabelecem o fluxo perturbado de oeste/sudoeste. Calor não se vislumbra.

ecm1240.gif


gfs0252.png
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Vamos sofrer um bom arrefecimento, e com o vento que se irá fazer sentir ainda irá agravar mais a sensação de frio.

Iso de 0ºC :D e ao que parece a partir de dia 8 teremos uma mudança de padrão :rolleyes:

queda.png
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Como já alguns membros do fórum o disseram, parece que o tempo fresco vem aí de novo, lembrar-nos que é na Primavera que estamos e não no verão.

Assim, e já hoje, o vento deverá aumentar de intensidade, soprando moderado a forte de norte, em especial no litoral oeste e terras altas.

gfseug500033.png
gfseuv10m033.png


Com ele, espera-se uma gradual descida da temperatura, mais significativa no nordeste do continente.
Este padrão deverá manter-se pelo menos até quarta-feira.
Há ainda a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas regiões do interior norte e centro que poderão ser de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Temperaturas previstas para as 6h UTC de amanhã, segundo o modelo ALADIN do IM :

410032010050200030.gif

Devido ao vento que se fará sentir, a sensação de frio deverá ser maior.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Há ainda a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas regiões do interior norte e centro que poderão ser de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

Se existirem condições para pluviosidade, estou convencido que a neve poderá também pintar de branco os pontos mais altos de Trás-Os-Montes e Alto Minho:).
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Se existirem condições para pluviosidade, estou convencido que a neve poderá também pintar de branco os pontos mais altos de Trás-Os-Montes e Alto Minho:).

No passado chegou a haver registos de neve no início de Junho, nos pontos mais altos da Serra da Estrela :thumbsup:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
boas noites:)
até dia 12 ou, de um modo mais geral, até meados deste mês, a tendencia aponta para tempo fresco com vento de N/W.
é tambem plausivel a ocorrencia de precipitação no proximo fim de semana.

em termos de sinóptica geral estaremos, até 6f proxima, no bordo oeste de um cavado que se estende desde a escandinavia até ao mediterraneo ocidental, para oeste do continente temos uma poderosa crista entre o SE dos açores e a islandia.
neste periodo espera-se a entrada de isos 0 no norte e a permanencia dos ventos moderados de norte, dias frescos e noites frias com céu limpo seguir-se-hão.
finalmente, no fim de semana, o anticiclone em omega isola-se no extremo norte do atlantico, levando á formação de um cavado com ciclogenese associada a W/NW, a depressão recem formada desloca-se para leste e causa tempo instavel, quiça convectivo, na peninsula, talvez a coisa mais interessante nos prox 10 dias...:unsure:.
depois disto a depressão funde-se com o cavado a leste, que se mantem forte sobre a europa central e de leste, restituindo-se a crista anticiclonica a oeste.
a partir de dia 11/12, essa crista, depois de absorver o omega que estava a norte, estender-se-há para leste, levando á melhoria do estado do tempo na PI.
por agora nota-se uma tendencia estatisticamente significativa de tempo quente, com belos dias de sol, na 2a metade do mês, isto deve-se ao fortalecimento do AA que se estende em crista para leste.

a nivel sasonal...já se nota que o jet tem estado a subir em latitude, desde abril, o que é normal para esta altura, e parece-me que em breve a sinoptica de verão deverá ficar mais sólida....pelo que o verão chegará a horas e possivelmente em força:p
 

white_wolf

Cumulus
Registo
5 Jan 2010
Mensagens
133
Local
Vila Nova de Gaia / Fornelos Cinfães (600mt)
:cool:
Ola amigos do forum.

pelo que tenho visto para os proximos dias teremos uma ligeira descida das temperaturas, um arefecimento forte a noite o que com o vento essa sensação será forte. Para os proximos dias, para a outra metade do mes de maio, nao se sabe nada ainda. Em Maio come-se as cerejas ao borralho... Ja diz o ditado. Alguem me pode ajudar para alguma previsão para dias 22, 23 e 24 de MAio?? Tenho um grande evento para esse dias, a tendencia é de tempo quente... mas gostaria de obter outras opiniões.


Saudações.
:thumbsup:
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
:cool:
Ola amigos do forum.

pelo que tenho visto para os proximos dias teremos uma ligeira descida das temperaturas, um arefecimento forte a noite o que com o vento essa sensação será forte. Para os proximos dias, para a outra metade do mes de maio, nao se sabe nada ainda. Em Maio come-se as cerejas ao borralho... Ja diz o ditado. Alguem me pode ajudar para alguma previsão para dias 22, 23 e 24 de MAio?? Tenho um grande evento para esse dias, a tendencia é de tempo quente... mas gostaria de obter outras opiniões.


Saudações.
:thumbsup:

white_wolf, olá antes de mais ;).
Iremos acompanhando a situação e notificando quando surgir algo de interessante.
;)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
boas tardes:)
.
.............GFS12z/ECMWF12z....................

desde ontem que pouco se mexeram os modelos....este padrão actual anda muito estavel.
até esta 6f, continua o frio, e a corrente de norte, depois, a crista anticiclonica a W isola-se no atlantico norte, dando lugar á formação de um cavado perto dos açores, esse cavado, originado por uma depressão na costa leste do canadá, sofrerá processos de ciclogenese, cada um dos pequenos nucleos depressionarios formados acabarão por se mover para leste afectando a peninsula.
finalmente, a partir de domingo, dia 9, a crista anticiclonica funde-se com a alta em omega, isolada no atlantico norte, e o cavado a W é absorvido pelo outro, maior, que se mantem estacionado na europa.
algures no meio/final da proxima semana, o vasto cavado com baixa associada, movendo-se lentamente, acaba por cruzar a peninsula, de SW para NE.
Media da SLP/GPD prevista pelas perturbações do GFS:



Uploaded with ImageShack.us

dado isto, posso afirmar que, entre 6f/sab e meados da proxima semana, o tempo estará instavel devido á aproximação e passagem do cavado acima descrito e das baixas associadas, a nivel de convecção, ainda é muito cedo para fazer previsões, mas em principio haverá condições propicias.

mais para a frente, denota-se um padrão ( até bastante razoavel..) de estabilização das condições atmosfericas após a passagem do cavado, no fim de semana de 15/16 Maio, com a possibilidade de tempo anticiclonico e quente, já que o AA parece querer voltar a abraçar as latitudes subtropicais do atlantico.
Ensemble GFS12z para lisboa:


Uploaded with ImageShack.us
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Também me parece, vendo o GFS parece-me que a Queima das Fitas de Coimbra ( 7 a 14) será com chuva praticamente todos os dias!
A tendência parece-me que está lá...
mais alguma nota?
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Tudo já foi dito pelo Stormy, a partir do fim de semana deverá regressar a precipitação ao território continental. E pelos menos até dia 15 é muito provável que as temperaturas se mantenham abaixo da normal para a época. A convergência dos modelos, mesmo às 192h é enorme:

gfs0192.png


ecm1192v.gif


gem0192.png


Anticiclone atlântico muito a oeste, dorsal na Europa oriental e um cavado no nosso meridiano.

Na segunda quinzena as temperaturas deverão subir, com maior estabilidade, mas ainda falta muito para prever o que se poderá passar. O melhor que se pode arranjar, são as previsões semanais da CFS, aqui apresentadas:

http://www.meteorologic.net/cfs.php

Aqui ficam as previsões para a semana de 22, conforme foi pedido pelo White_wolf:

1cfshns4.png


Como se vê, circulação dominante de noroeste, tempo fresco e possivelmente húmido. Mas isto falha muito, portanto não te fies muito. E seria um padrão para durar, segundo este modelo, até meados de Junho.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Tal como já foi referido em cima a precipitação parece que irá regressar. embora os modelos tenham retirado alguma até agora, não significa que não voltem a meter. Ao que parece também já na sexta, poderemos ter alguns chuviscos mais tímidos. A longo prazo, arrisco-me a dizer que a próxima semana será chuvosa.

A queda de neve irá sem dúvida regressar aos pontos mais altos da Serra da Estrela.

fdsfs.png