Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009



Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Raio do AA, já não consigo respirar com tanta poeira...e já tou a ver o filme todo...depois no Verão vamos ter chuvinha e tempo fresco.:disgust:são as alterações climáticas dizem alguns!!
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Segundo o GFS, para amanhã os "camelos" do Norte de África vão ficar inchados de tanta água que vão beber, enquanto que os "camelos" de Portugal só com cerveja vão conseguir limpar a poeira das gargantas.:mad:

Quem for encher o depósito de combustível a Espanha, pode aproveitar também para matar saudades de ver chuva:D

gfs-2-36_hsm6.png
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Segundo o GFS, para amanhã os "camelos" do Norte de África vão ficar inchados de tanta água que vão beber, enquanto que os "camelos" de Portugal só com cerveja vão conseguir limpar a poeira das gargantas.:mad:

Quem for encher o depósito de combustível a Espanha, pode aproveitar também para matar saudades de ver chuva :D

Só nós é que não temos sorte nenhuma... É o que eu digo... Parece que existe um escudo anti-precipitação por cima de Portugal... :lmao:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Segundo o GFS, para amanhã os "camelos" do Norte de África vão ficar inchados de tanta água que vão beber, enquanto que os "camelos" de Portugal só com cerveja vão conseguir limpar a poeira das gargantas.:mad:

Quem for encher o depósito de combustível a Espanha, pode aproveitar também para matar saudades de ver chuva:D

Realmente é estranho este modelo.... a precipitação anda aqui tão perto no Norte de Espanha e não entra em Portugal com uma corrente de Norte??.... a oeste tudo sequinho??:mad::angry:pode ser que não seja bem assim como mostra o modelo e ocorram alguns aguaceiros mais frequentes e intensos sobertudo no Norte e Centro...sendo de neve nas terras mais altas....mas já não digo nada....nunca mais chove em condições.....:angry:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O que acham das temperaturas que o IM está a prever para o fds?

Beja 9/18
Lisboa 10/18
Bragança 2/15
Porto 4/16

Não as acham um pouco altas, principalmente as mínimas no interior, na medida em que vamos levar com isos negativas a 850 hpa durante o Domingo?
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O que acham das temperaturas que o IM está a prever para o fds?

Beja 9/18
Lisboa 10/18
Bragança 2/15
Porto 4/16

Não as acham um pouco altas, principalmente as mínimas no interior, na medida em que vamos levar com isos negativas a 850 hpa durante o Domingo?

Acho que as temperaturas estão um bocado altas.... no domingo não acredito que o Porto ultrapasse os 10/11 graus de máxima devido ao vento de N e Bragança não deve passar dos 7 de máxima....para Lisboa com esta nortada não creio que passe dos 13 graus de máxima e Beja 11 graus de máxima....

Mas isto é apenas a minha opinião....:thumbsup:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Acho que as temperaturas estão um bocado altas.... no domingo não acredito que o Porto ultrapasse os 10/11 graus de máxima devido ao vento de N e Bragança não deve passar dos 7 de máxima....para Lisboa com esta nortada não creio que passe dos 13 graus de máxima e Beja 11 graus de máxima....

Mas isto é apenas a minha opinião....:thumbsup:

Concordo.
E as mínimas andarão pelos 5 graus em Beja, pelos 3 no Porto e serão negativas ou muito próximas disso em Bragança. Só deverão acertar com as mínimas em Lisboa, caso haja nebulosidade.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
hmm... acho esses palpites de máxima um cadinho "optimistas" demais! apesar das T aos 850 baixas, não se esqueçam que já estamos quase em Abril, e a radiação é muito maior, não vamos ter as mesmas temperaturas que em Janeiro com as mesmos iso de T aos 850hPa.. Se ainda estivesse de chuva tudo bem.. Agora com sol e já nesta fase do ano..
Mas não me importo nada que essa previsão "optimista" acerte! Era giro ver a reacção das pessoas na rua, depois deste "mini-Verão".. e talvez os 18º sejam realmente um pouco demais.. talvez algures no meio
:D
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Concordo.
E as mínimas andarão pelos 5 graus em Beja, pelos 3 no Porto e serão negativas ou muito próximas disso em Bragança. Só deverão acertar com as mínimas em Lisboa, caso haja nebulosidade.

Em Bragança quase de certeza as mínimas serão negativas, mas as máximas não se devem afastar das previsões do IM, apesar de tudo estamos praticamente em Abril;)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
rezemos para que as areas mais necessitadas tenham agua este fs......tanta nortada, uma descida das temps tao acentuada e tao pouca chuva:disgust::disgust:....o ensemble enda as aranhas e nao sei como analizar um ensemble que em duas saidas passou de prever calor a partir de dia 1 para prever tempo mais "normal" até dia 3.....e nada de chuva:angry:
vou ficar 2 dias sem ver o forum para quando voltar ver o que aconteceu:thumbsup:
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
rezemos para que as areas mais necessitadas tenham agua este fs......tanta nortada, uma descida das temps tao acentuada e tao pouca chuva:disgust::disgust:....o ensemble enda as aranhas e nao sei como analizar um ensemble que em duas saidas passou de prever calor a partir de dia 1 para prever tempo mais "normal" até dia 3.....e nada de chuva:angry:
vou ficar 2 dias sem ver o forum para quando voltar ver o que aconteceu:thumbsup:

O que me parece é que os modelos andam às apalpadelas, previsões a mais de 3-4 dias, depois deste fim de semana frio mas seco, não são fiáveis:(

O anticiclone parece moribundo, como afirma o Mário Barros, mas quem sabe se, como os gatos, não terá sete vidas?:p