Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Continua a existir incerteza sobre a intensidade da entrada de noroeste/norte, prevista para 3ª/4ª feira. É um facto que a temperatura vai baixar de forma significativa em todo o país, que o vento vai soprar forte de noroeste, passando em seguida para norte, mas quanto a precipitação de relevo, principalmente para o norte/centro do país, é uma incógnita.:huh:

Acredito que se o anticiclone se afaster o suficiente para oeste, possamos inclusive ter neve a cotas médias (400-500 metros).:thumbsup:
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Re: Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2009

Estamos perante uma previsão ainda distante, que vai de encontro ao que os modelos apontam neste momento (formação de um núcleo de ar frio em altitude a sudoeste de Portugal Continental)

Estás a dizer que neste momento os modelos apontam para a formação de aquilo a que se pode chamar de "Gota Fria" ou sou eu que estou a fazer confusão com os nomes? :)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
bem..o que vai acontecer é que esta depressaozinha que esta em cima de nos vai ser empurrada para NE e uma frente fria vai conduzir ar frio para o continente, ao mesmo tempo o jet vai dobrar e causar a formação de pequenos núcleos depressionários a W do continente o que causará aguaceiros quiçá moderados e acompanhados por trovoadas e queda de neve a cotas altas / medias isto até t+100h.
depois outra depressão situada nas ilhas britânicas e com movimento para ESE vai introduzir mais ar frio em altura ( outra frente de intensidade moderada) não só na península mas também na zona da madeira e açores e o jet curvará de novo e os pequenos núcleos depressionários que se tinham formado antes serão absorvidos estabelecendo-se uma situação de nortada ou noroestada forte no continente, na ponta SW do jet e a SE dos açores, devido ao jet favorável e ao ar frio em altura formar-se há uma depressão em altura com movimento para EsE esta situação prolongar-se-á desde t+100h até t+144h.
depois desde T+144 até T+180 o AA movimentar-se-á para E e ficará a N da península e a depressão que se formou a SE dos açores passará pela madeira e aproximar-se-á do sul do pais ficando estacionada entre o Algarve a madeira e as Canárias e introduzindo ar muito quente de sul esta depressão merece acompanhamento pois se se aproximar do continente poderá causar instabilidade e trovoadas, trovoadas essas que se alimentarão do calor que está na circulação da depressão e que podem ser interessantes(:w00t:)
por agora o ensemble para o litoral centro está muito enfadonho ( mas já lá está um ingrediente o calor transportado pela tal depressão...)...a ver vamos...esperança

 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Pois a run acabada de sair das 12z do GFS afastou um pouco o anticiclone para oeste, permitindo uma entrada mais intensa de noroeste sobre o nosso país, com mais vento, chuva e neve. :thumbsup:Isto está a ficar mais interessante que o Porto-Sporting de logo à noite:lo

gfs-0-102_ocd0.png


gfs-2-102_xeo8.png
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Afinal os próximos dias não vão ser nada enfadonhos, alguma chuva, quiçá trovoada e queda de neve nas terras altas. Apenas para lembrar que a poucos dias alguns membros futuristas só falavam de AA...AA...AA.
Mas afinal o AA já foi e não ficou eternamente por cima de nós como alguns disseram.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos

Se existirem condições para precipitação nesses dias em Montalegre e região limítrofe, já restam poucas dúvidas que serão de neve:thumbsup:

A questão continua a ser se a entrada fria (com precipitação) não se fará um pouco mais a leste:huh:Mas já estamos próximos, o dia de amanhã vai ser decisivo;)
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Neste momento o GFS já mete a depressão durante perto de 48 horas, entre a tarde de Quarta e a de Sexta. Esperemos pelas runs da madrugada dos mais diversos modelos, mas já será improvável uma mudança muito grande. Pena já estarmos em Março, pois com menos 2 ou 3 graus e havia festa grossa em todo o país.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

Bem, por muitas depressões que já vi, esta é provavelmente a mais anedótica de sempre se se verificar :lmao: acho muito pouco provável, até quinta é sempre a cortar vamos lá ver o que nos vai restar, a não ser nuvens e alguma nortada.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Bem, por muitas depressões que já vi, esta é provavelmente a mais anedótica de sempre se se verificar :lmao: acho muito pouco provável, até quinta é sempre a cortar vamos lá ver o que nos vai restar, a não ser nuvens e alguma nortada.

Bem, eu não queria entrar neste campo e provavelmente será a última vez que farei um comentário sobre aquilo que tens dito. Parece-me que a única anedota que vejo nisto tudo são os teu comentários...porque que te incomoda tanto que realmente exista a possibilidade de se verificar esta depressão? em que te baseias para dizer que esta situação é anedótica...e se se confirmar, serás tu a anedota? Srs. moderadores acho que está na altura de tomarem uma atitude, estamos a falar de um evento que aparece nos modelos a cerca de 80 h de distância e sem o minimo fundamento o Sr. Mario Barros diz que é uma anedota? Existem pessoas que visitam este fórum e depois de lerem diversas análises que têm sido feitas nos últimos dias, baseando-se em Modelos, pelos diversos membros do Fórum que contribuem com dedicação e seriedade aparece um comentário a dizer que não vai acontecer nada e que é uma anedota...mas o que é isto???
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Bem, eu não queria entrar neste campo e provavelmente será a última vez que farei um comentário sobre aquilo que tens dito. Parece-me que a única anedota que vejo nisto tudo são os teu comentários...porque que te incomoda tanto que realmente exista a possibilidade de se verificar esta depressão? em que te baseias para dizer que esta situação é anedótica...e se se confirmar, serás tu a anedota? Srs. moderadores acho que está na altura de tomarem uma atitude, estamos a falar de um evento que aparece nos modelos a cerca de 80 h de distância e sem o minimo fundamento o Sr. Mario Barros diz que é uma anedota? Existem pessoas que visitam este fórum e depois de lerem diversas análises que têm sido feitas nos últimos dias, baseando-se em Modelos, pelos diversos membros do Fórum que contribuem com dedicação e seriedade aparece um comentário a dizer que não vai acontecer nada e que é uma anedota...mas o que é isto???

O que é que eu disse de mal ?? não posso dar a minha opnião ?? não me digam que é normal Portugal ficar "incluido" em grande vales depressionários que afectam a Europa, não me parece.

Mas pronto, como só se pode falar em neve e chuva tudo bem, acompanhemos a dinâmica dos modelos, e não a dinâmica da atmosfera ;)
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
O que é que eu disse de mal ?? não posso dar a minha opnião ?? não me digam que é normal Portugal ficar "incluido" em grande vales depressionários que afectam a Europa, não me parece.

Mas pronto, como só se pode falar em neve e chuva tudo bem, acompanhemos a dinâmica dos modelos, e não a dinâmica da atmosfera ;)

Mário não disseste nada de mal...mas este tópico não é um tópico nem de desejos nem de opiniões, é "Seguimento Previsão do Tempo e Modelos" e se tu dizes que é uma anedota os modelos que têm vindo a ser actualizados, não estás a ser coerente com o tema do tópico. ou então apresenta algo de concreto que fundamente a tua análise verdadeiramente anedótica.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Mário não disseste nada de mal...mas este tópico não é um tópico nem de desejos nem de opiniões, é "Seguimento Previsão do Tempo e Modelos" e se tu dizes que é uma anedota os modelos que têm vindo a ser actualizados, não estás a ser coerente com o tema do tópico. ou então apresenta algo de concreto que fundamente a tua análise verdadeiramente anedótica.

Mas o meu argumento é aquele que eu dei em cima, é o facto de Portugal ficar incluído no grande vale depressionário que vai do Reino Unido há Itália, quando o mais "normal" é ele ficar bem de fora em tais situações ;)

Aquilo que provavelmente irá acontecer é que a isóbara de 1000 hpa vá até Andorra, e não passe daí.