Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009



DRC

Nimbostratus
Registo
15 Set 2008
Mensagens
1,743
Local
Póvoa de Santa Iria
Amigos na realidade não me parece que a precipitação que venha a cair seja sob a forma de neve uma vez que já estamos em Março e à latitude a que Portugal se encontra bem como a próximidade a um imenso oceano que funciona como amenizador da temperatura do ar não me parece que tal venha a ocorrer. Os modelos apresentam sim uma entrada de ar mais frio mas muito tímida, uma vez, que o ar mais quente anda muito próximo e com tendência a vencer o "duelo". Por conseguinte a precipitação sob a forma de neve a cair só mesmo na serra da estrela e a cotas mais altas. Este inverno com temperaturas baixas e neve teve um inicio de rompante mas também um fim precorce, isto é a minha opinião, aliás, os invernos em Portugal estão cada vez mais curtos: alguns dias de Dezembro e Janeiro depois esfuma-se...

Não é muito raro nevar em meses como Março ou Abril, lembro-me de no ano passado por altura da Páscoa (fim de Março) ter havido um dia de aguaceiros bastantes intensos e de no Sabugal e outros pontos do distrito da Guarda um dos aguaceiros que durou cerca 45 min. a 1 hora ter deixado grande acumulação. Logo vês que´é bastante frequente a ocorrência de neve na Primavera, existindo vários exemplos que o comprovam.

Para os próximos dias penso que iremos ter alguma precipitação, repartida de Norte a Sul do País e que possivelmente será neve nos pontos acima dos 600/700 metros da região norte, acima dos 750 / 850 metros no centro e acima dos 1000 metros no Sul. mas claro, a meteorologia está sempre a surpreender-nos, por isso logo se verá.
 

JoCa

Cirrus
Registo
25 Jan 2009
Mensagens
72
Local
Seixal. Margem Sul. 18 Km de Lisboa. 35 m
Meus amigos não pretendo desanimar ninguém em relação à possível queda de neve nesta entrada fria "mas pouco" que deverá dar entrada durante as próximas horas em portugal. Pelo que verifico e tendo em conta a experiência de anos anteriores a neve nesta altura do ano, (Março) só mesmo nos pontos mais altos de Portugal (estrela ou gerês) até porque a referida massa de ar fria tem a massa de ar quente muito próxima que em conjunto com o imenso oceano que funciona como moderador da temperatura do ar não vejo que a precipitação sob a queda de neve tenha força suficiente para vencer estas duas componentes a estas latitudes nesta época do ano. Os invernos em Portugal cada vez estão mais curtos, ou seja, começam cedo mas também terminam cedo resumindo-se a Dezembro e alguns dias (15 dias) de Janeiro, depois esfuma-se a partir de Fevereiro.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Meus amigos não pretendo desanimar ninguém em relação à possível queda de neve nesta entrada fria "mas pouco" que deverá dar entrada durante as próximas horas em portugal. Pelo que verifico e tendo em conta a experiência de anos anteriores a neve nesta altura do ano, (Março) só mesmo nos pontos mais altos de Portugal (estrela ou gerês) até porque a referida massa de ar fria tem a massa de ar quente muito próxima que em conjunto com o imenso oceano que funciona como moderador da temperatura do ar não vejo que a precipitação sob a queda de neve tenha força suficiente para vencer estas duas componentes a estas latitudes nesta época do ano. Os invernos em Portugal cada vez estão mais curtos, ou seja, começam cedo mas também terminam cedo resumindo-se a Dezembro e alguns dias (15 dias) de Janeiro, depois esfuma-se a partir de Fevereiro.

Talvez tenhas razão, o oceano tem muito peso, mas no episódio de 9 de Janeiro passado só conseguiu evitar que nevasse numa pequena faixa do litoral até às Antas, aqui no Porto.;) Seja como for, deixo aqui a previsão do GFS para a altitude da ISO 0º na próxima 5ª feira: há fundadas esperanças de neve a quotas médias para o norte do país:thumbsup:

gfs-3-96_faq0.png
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Impressionante nesta run das 12 do GFS é o vento na madrugada de quinta :surprise: seria rajadas na casa dos 100km/h no Litoral e terras altas :thumbsup:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
O que me parece já óbvio é que durante praticamente toda a semana não vamos ter AA e vamos ter períodos de chuvas/aguaceiros ,ventos fortes com tempo frio principalmente devido ao vento :cold: e neve nas terras médias e altas ;) Estas condições vão se verificar principalmente na quarta, quinta e sexta :)
 

BeiraTejo

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,396
Local
Alcochete (6m)
a confirmar-se essa vento não vai ser muito prejudicial a agricultura porque as flores de muitas arvores irão cair?

ps: por aqui na minha nespereira ja tenho algumas nesperas pequenas e muito verdes :thumbsup:
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
http://www.asturmet.com/meteorologia/cota_de_nieve/90h.php
http://www.asturmet.com/meteorologia/cota_de_nieve/96h.php
http://www.asturmet.com/meteorologia/cota_de_nieve/102h.php
http://www.asturmet.com/meteorologia/cota_de_nieve/108h.php
http://www.asturmet.com/meteorologia/cota_de_nieve/114h.php

Poderei não ver acumulações ( na cidade), mas começo a ter a certeza que verei pela...(já lhe perdi a conta), o elemento branco a cair em Bragança...e é claro com um saltinho à serra de Nogueira (15 minutos) até à parte alta, dará para regalar a vista!:D
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Realmente o GFS está um pouco isolado de todos os outros modelos...o que não deixa de ser preocupante...se realmente na próxima RUN (18) o GFS convergir, então sim terá tudo ido por água abaixo, se não mantém-se a incerteza, pelo menos até amanhã.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
esta indecisao de frio esta a comecar a preocupar me para ja o gfs a estas horas nao costuma falhar sendo na minha opiniao a curto prazo muito melhor que o europeu



se aquele anticiclone se descoloca um nadinha mais para oeste poderemos ter surpresas

penso que em braganca a neve acumulara quase sem duvida nos aqui em baixo é que dependemos da iso -3 para termos acumulacao la para 400 500 metros


a run da 00 vai ser a mais importante vamos manter a esperanca



:thumbsup::thumbsup::thumbsup::thumbsup:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
esta indecisao de frio esta a comecar a preocupar me para ja o gfs a estas horas nao costuma falhar sendo na minha opiniao a curto prazo muito melhor que o europeu



se aquele anticiclone se descoloca um nadinha mais para oeste poderemos ter surpresas

penso que em braganca a neve acumulara quase sem duvida nos aqui em baixo é que dependemos da iso -3 para termos acumulacao la para 400 500 metros


a run da 00 vai ser a mais importante vamos manter a esperanca



:thumbsup::thumbsup::thumbsup::thumbsup:




Se houver neve aos 1000 m é uma sorte!