ajrebelo
Nimbostratus
Enquanto aguardamos, e no seguimento do que prevê o modelo europeu a médio/longo prazo, vejam este cenário (utópico, dirão alguns) criado pelo GFS:
![]()
![]()
boas
era em cheio no meu dia de anos
abraços
Enquanto aguardamos, e no seguimento do que prevê o modelo europeu a médio/longo prazo, vejam este cenário (utópico, dirão alguns) criado pelo GFS:
![]()
![]()
Já agora e por curiosidade, nevou no dia 1 de maio na senhora da Peneda que fica a sensivelmente 700m de altitude. Só não sei precisar o ano.
Esta última Run do ECMWF continua muito afastada do GFS, principalmente no frio...Quem terá razão, quando haverá convergência?![]()
Nesta run das 0z do ECMWF, já aparece mais frio, os modelos estão a aproximar-se![]()
Estão, é certo. O que me parece mais consensual será a precipitação que me parece ser significativa 4ª e 5ª feira. O vento nestes dias também se irá fazer sentir.
Uma nota quanto aos fenómenos mais falados por aqui, e pela interpretação que faço dos diferentes modelos.
Neve - O GFS é aquele que apresenta menores valores de temperatura a 850hPa. No entanto a temperatura a 500hPa é relativamente alta. Não espero cotas muito baixas, ou eventuais surpresas. Mas é possível sobretudo no interior, e pela forma como a frente entra com as iso's mais baixas para o interior de Espanha, que ainda possa se avistar algo a cotas médias. Não mais que isso.
Trovoada - Muitas saudades de uma, mas o que é certo é que tanto o CAPE como o LI mais uma vez não estão nada favoráveis.
Veremos...
O vento ainda não é consensual, o europeu põe bastante menos. Quanto à neve e à trovoada, sendo que a -35 a 500 hpa anda pelo norte de Espanha, pode haver surpresas no interior norte. O IM está a pôr para Quinta a cota de neve a 1300 m, acho que é um valor muito alto, vai ficar perto dos 1000, até um pouco abaixo.
Depois, para o fim de semana, regressa o maldito, sendo que para o Europeu não vai durar muito, pondo uma situação interessante às 216 horas, ainda falta muito. Quase certo é um fim de semana típico de Maio com temperaturas que podem aproximar-se muito dos 25 graus.
É uma hipótese termos no fim-de-semana temperaturas perto dos 25 graus?![]()
É impressão minha ou a Run do GFS das 12 não está actualizada?