Seguimento Previsão do Tempo e Modelos - Março 2009

Deixo o Mapa dos Alertas Koka's, que vem de encontro ao que já foi dito pelo Vitamos no tópico Análise Modelos, Previsões e Alertas Oficiais, relativamente ao período que começa já na próxima madrugado até Sexta.

Aviso não oficial

O episódio frio para esta semana parece-me já bem caracterizado, a proximidade temporal não vai introduzir grandes alterações ao que nós aqui comentamos.:)

Também parece consensual a chegada breve do anticiclone. O que me está a despertar a curiosidade é que tanto o GFS como o modelo europeu prevêm a junção do anticiclone açoriano com o da gronelândia para meados do mês, abrindo portas a uma corrente de norte muito perturbada e fria.:cold: Ainda falta muito tempo, mas gostaria de ouvir opiniões:huh:

gfs-0-276_gsx2.png

ECM1-240_xbk8.GIF

Off - Topic: Tentem não meter imagens tão grandes porque a janela da aplicação aumenta na horizontal sempre que metem imagens muito grandes e depois tenho que andar com o "scroll" para a esquerda e para a direita para ler tudo !!! :angry::angry:

Off - Topic: Tentem não meter imagens tão grandes porque a janela da aplicação aumenta na horizontal sempre que metem imagens muito grandes e depois tenho que andar com o "scroll" para a esquerda e para a direita para ler tudo !!! :angry::angry:

Aconselho o uso do VSO ImageResizer:
http://www.vso-software.fr/products/image_resizer/download-image-resizer.php

Já o utilizo desde há vários anos sem problemas

Ou então o PowerToy da Microsoft
http://www.microsoft.com/windowsxp/Downloads/powertoys/Xppowertoys.mspx

A run das 12h do ECMWF é uma desgraça .. com AA por todo o lado até ás 240h (sim eu sei que temos uma depressão a dar-nos de raspão quarta e quinta mas isso aqui pro sul vai ser chuviscos ou nem isso).
A minha esperança é que o AA tome uma posição desde o Norte dos Açores até ás ilhas britanicas para provocar com que depressões cut-off surjam a sudoeste de Sagres, senão nada feito !!

Março parece que continua novamente negro !!

PS: Sim eu sei que choveu bem esta noite na serra, mas isso é o que costuma acontecer geralmente nos meses de Março/Abril/Maio e Setembro !!
Enormes contrastes entre Litoral e Interior (qualquer zona do país). Desculpem esta parte de Off_Topic !!

É altura de renovar o stock na Sanabria:)

Elaborado: martes 03 de marzo de 2009 a las 22:50
Validez: jueves 05 de marzo de 2009 a las 00:00
Nivel de riesgo
Fenómeno Acumulación de nieve: 15 cm

Ámbito Geográfico Sanabria
Hora de comienzo 00:00 del 04/03/2009 hora oficial
Hora de finalización 00:00 del 05/03/2009 hora oficial

Elaborado: martes 03 de marzo de 2009 a las 22:50
Validez: viernes 06 de marzo de 2009 a las 00:00
Nivel de riesgo
Fenómeno Acumulación de nieve: 15 cm

Ámbito Geográfico Sanabria